6 versículos em Provérbios sobre o poder das palavras e da língua
O livro de Provérbios dedica diversos ensinamentos ao uso da linguagem, alertando sobre os estragos causados pela fofoca, pela mentira e pela ira, enquanto exalta os frutos da fala prudente. Meditar nestes 6 versículos sobre a língua e o poder das palavras, em Provérbios, nos desafia a exercer o domínio próprio e a usar a nossa boca como um instrumento de vida e reconciliação.
A língua como reflexo do coração
As palavras que saem da nossa boca possuem o poder de construir reputações, trazer consolo e curar relacionamentos, ou de destruir lares, semear divisões e provocar feridas profundas na alma.
A sabedoria bíblica enfatiza que o controle da fala é um dos sinais mais evidentes de maturidade espiritual e discernimento no cotidiano.
Seleção de 6 versículos de Provérbios sobre a fala
1. Provérbios 18:21 — O poder de vida e de morte
Au helekai ala e helekai ai e mee di benebene di mouli, be e daaligi di mouli. Malaa, goe e hai loo gii kae nia mee ala e gila mai i au helekai.
2. Provérbios 15:1 — A mansidão que apaga o conflito
Nia helekai haga balabala le e haga manawa lamalia, gei nia helekai haga daamaha le e hai tangada gi hagawelewele.
3. Provérbios 12:18 — Palavras que ferem e palavras que curam
Nia balu helekai e mee di haga mmaemmae kono be di hulumanu dauwa, gei nnelekai kabemee e hagahili.
4. Provérbios 10:19 — A prudência no muito falar
Au leelee logo e hai goe gii hala. Maa goe e kabemee, goe e noho dee muu.
5. Provérbios 16:24 — A doçura que traz saúde
Nnelekai dumaalia e hai be nia meegai lodo henua maangala, e maangala ma gaa momi, e humalia gi do huaidina.
6. Provérbios 21:23 — A proteção da alma pelo controle da boca
Pula i nia mee ala e helekai iei goe, maa goe hagalee hiihai gii tale gi nia haingadaa.
Práticas para alinhar a fala à sabedoria de Deus
Pense antes de responder: Faça uma pausa e avalie se o que vai dizer é verdadeiro, necessário e bondoso.
Evite participar de boatos: Recuse-se a ouvir e a repassar fofocas sobre a vida alheia.
Peça ajuda em oração: Clame diariamente como o salmista em Salmo 141:3, pedindo a Deus que guarde a porta dos seus lábios.
Perguntas frequentes sobre o uso da língua
Como lidar com pessoas que atacam com palavras duras?
A instrução de Provérbios 15:1 orienta a não responder no mesmo tom de agressividade. A mansidão desarma o agressor e preserva a sua paz interior.
Falar a verdade significa dizer tudo o que pensamos?
Não. A verdade deve ser dita com amor e discernimento. Falar tudo sem filtro pode ser um ato de insensatez e falta de consideração pelo próximo.
Este artigo te tocou? Faça uma oração!
+581 estão orando agora.
Junte-se à corrente de oração.