Pular para o conteúdo
Publicidade

A fé vem pelo ouvir

Por Bíblia Online

A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Cristo. Quando a Palavra é proclamada, a fé nasce nos corações. Ouvir a Deus é o primeiro passo para crer e seguir.

A fé vem pelo ouvir

A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Cristo. Quem ouve a Palavra crê e obtém a salvação eterna.

Assim não diferença entre judeus e não-judeus, pois ele é o Senhor de todos e os seus bens a todos os que o invocam. É como diz a Escritura: Todo o que invocar o nome do Senhor será salvoMas como poderão chamar por aquele em quem não acreditam ainda? Ou como podem acreditar se não ouviram falar dele? E como hão de ouvir se não quem lhes anuncie a boa nova do evangelho? E como irá alguém pregar-lhes se não for enviado? Como diz a Escritura: Como é belo ver chegar os que anunciam a boa nova!

Mas nem todos deram ouvidos a esta boa nova. Isaías falou assim: Senhor, quem acreditou na nossa pregação? Assim a vem daquilo que se ouve e o que se ouve é o anúncio da palavra de Cristo.

quero que me digam isto: será que receberam o Espírito de Deus por terem cumprido a lei ou por terem respondido à boa nova com ?

Foi em união com Cristo que também receberam a palavra da verdade, a boa nova da salvação. Foi também em união com Cristo que creram e foram selados com o Espírito Santo da promessa. O Espírito Santo é a garantia da herança que nos está prometida e que consiste na completa libertação dos que pertencem a Deus, para louvor da sua glória.

Fiquem certos disto: quem aceita as minhas palavras e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna. E não é julgado, porque passou da morte para a vida.

Digo-vos mais: aproxima-se a hora e é agora mesmo em que os próprios mortos hão de ouvir a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem hão de viver.

Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, o não trouxer, e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos livros dos Profetas: Todos hão de ser ensinados por Deus. Por isso, todo aquele que ouvir o Pai e compreender o seu ensinamento vem ter comigo. Isto não quer dizer que alguém tenha visto o Pai, a não ser aquele que veio de Deus; esse, sim, é que viu o Pai.

Reparem bem no que vos digo: aquele que acredita em mim tem a vida eterna.

Ouvir e obedecer

Felizes os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz.

Mas Jesus retorquiu: «Muito mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem.»

Quem tem ouvidos preste atenção!»

E em seguida mandou: «Vão por todo o mundo e preguem a boa nova do evangelho a todas as criaturas.

Deste modo se cumpre neles aquela profecia de Isaías que diz:

Ouçam e tornem a ouvir

que nada conseguirão perceber,

olhem e tornem a olhar

que nada hão de ver.

É que o entendimento desta gente está fechado.

Têm os ouvidos duros e os olhos tapados.

Doutro modo, talvez tivessem olhos para ver

e ouvidos para ouvir.

Talvez o seu entendimento se abrisse

e voltassem para mim

e eu os curaria.

Felizes os vossos olhos porque veem e os vossos ouvidos porque ouvem.

O que torna as pessoas impuras

Jesus chamou outra vez a multidão e disse: «Ouçam e vejam se compreendem!

Prestem-me atenção e venham até mim;

escutem-me e viverão!

Farei convosco a aliança para sempre

garantindo os favores que prometi firmemente a David.

Ele retomou a palavra:

«Vai dizer a este povo:

Ouçam com os vossos ouvidos, que não entendereis;

vejam com os vossos olhos, que não compreendereis.

Torna o coração deste povo insensível,

endurece-lhe os ouvidos e cega-lhe os olhos:

que os seus olhos não vejam,

que os seus ouvidos não ouçam,

que o seu coração não entenda,

para que não se voltem para mim e fiquem curados.»

Orem também por mim, para que o Senhor me uma boa oportunidade para pregar a sua mensagem e transmitir o plano que se realiza em Cristo. É por isso que eu estou preso.

Seja o primeiro