Como a Glória de Deus se revela? 8 Versículos Bíblicos
A Bíblia mostra que a glória de Deus não é uma ideia abstrata nem uma nuvem distante: ela se revelou de forma concreta na pessoa, nos atos e no Espírito de Jesus Cristo. Quem andou com Ele viu o caráter e o poder do Criador em meio à rotina, na dor do luto e na comunhão diária.
Estes oito versículos mostram as etapas dessa revelação e como ela alcança a vida de quem crê.
Na pessoa de Jesus
A primeira e definitiva revelação da glória de Deus aconteceu quando o Verbo se fez carne. Os discípulos não precisaram subir ao Sinai para contemplar a presença divina; conviveram com ela face a face.
Et la Parole a été faite chair, elle a habité parmi nous, et nous avons contemplé sa gloire, qui a été une gloire, comme la gloire du Fils unique du Père, pleine de grâce et de vérité.(Jean 1:14)
Nos sinais do cotidiano
Em um casamento comum na Galileia, Jesus transformou água em vinho. Esse primeiro milagre não foi apenas um favor aos noivos, mas a demonstração clara de quem Ele era, levando os discípulos a depositarem nEle a sua fé.
Jésus fit ce premier miracle à Cana de Galilée, et il manifesta sa gloire, et ses Disciples crurent en lui.(Jean 2:11)
Na majestade da Transfiguração
No alto do monte, diante de Pedro, Tiago e João, o véu da humanidade de Cristo revelou por um instante o brilho de Sua divindade, confirmando que a Sua autoridade vem diretamente do Pai.
Et il fut transfiguré en leur présence et son visage resplendit comme le soleil ; et ses vêtements devinrent blancs comme la lumière.(Matthieu 17:2)
Em meio à dor e ao luto
Diante do túmulo de Lázaro e do desespero de Marta e Maria, Jesus ensinou que ver a intervenção do poder de Deus exige dar um passo de fé antes mesmo de ver a resposta.
Jésus lui dit : ne t’ai-je pas dit que si tu crois tu verras la gloire de Dieu ?(Jean 11:40)
Na unidade da comunidade
Horas antes da cruz, Jesus orou ao Pai pedindo que a glória concedida a Ele se tornasse visível no amor prático e na união entre os Seus seguidores, servindo de testemunho ao mundo.
Et je leur ai donné la gloire que tu m’as donnée, afin qu’ils soient un comme nous sommes un.(Jean 17:22)
Na luz que ilumina o coração
Paulo lembra que o mesmo Deus que disse "haja luz" na criação opera um milagre interior na conversão, abrindo os olhos do entendimento para reconhecer a santidade divina revelada na face de Cristo.
Car Dieu qui a dit que la lumière resplendît des ténèbres, est celui qui a relui dans nos coeurs, pour manifester la connaissance de la gloire de Dieu qui se trouve en Jésus-Christ.(2 Corinthiens 4:6)
Na mudança gradual do caráter
Contemplar a presença de Deus pela oração e pela Palavra produz um efeito transformador. O crente não sai o mesmo desse contato: o Espírito Santo trabalha de dentro para fora, moldando atitudes e pensamento.
Ainsi nous tous qui contemplons, comme en un miroir, la gloire du Seigneur à face découverte, nous sommes transformés en la même image de gloire en gloire, comme par l’Esprit du Seigneur.(2 Corinthiens 3:18)
Na esperança diante do sofrimento
As dores, perdas e aflições da caminhada presente não têm a palavra final. Para os apóstolos, toda dificuldade perde o peso quando comparada à realidade final e definitiva que aguarda os filhos de Deus.
Car tout bien compté, j’estime que les souffrances du temps présent ne sont point comparables à la gloire à venir qui doit être révélée en nous.(Romains 8:18)
Este artigo te tocou? Faça uma oração!
+581 estão orando agora.
Junte-se à corrente de oração.