Como saber se sou pecador? A resposta de Paulo e João
A resposta direta da Bíblia
Você não precisa esperar um sinal extraordinário nem cometer uma falta grave para saber se é pecador: segundo as Escrituras, toda pessoa humana se encontra nessa condição. Como explica o apóstolo Paulo em Romanos 3:23, todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.
Pecar, no sentido bíblico original, significa errar o alvo da perfeita vontade do Criador. Isso não envolve apenas crimes ou grandes maldades visíveis, mas pensamentos, motivações egoístas, palavras impensadas e o próprio distanciamento diário em relação ao padrão de santidade divina.
O perigo do autoengano
Muitas vezes, a pessoa mede sua conduta comparando-se com quem parece cometer faltas piores. O apóstolo João alerta contra essa falsa sensação de pureza em 1 João 1:8:
If we say that we have no sin, we deceive ourselves, and the tis not in us.(1 John 1:8)
Afirmar que não temos pecado não nos torna inocentes; apenas indica que estamos enganando a nós mesmos. O primeiro passo da maturidade espiritual é a honestidade de reconhecer as próprias falhas diante da verdade de Deus.
Como identificar o pecado na prática
Para enxergar as atitudes e inclinações que a rotina costuma esconder ou justificar, a Bíblia ensina a expor o coração diante do próprio Deus em oração sincera. Davi expressou essa disposição em Salmos 139:23,24:
Search me, O God-Elōhīm (The Living Word) [The Many Powered], and know my heart: try me, and know my thoughts:
And see if [there be any] wicked way in me, and lead me in the way everlasting.(Tehillim - Psalms 139:23,24)
Quando colocamos intenções, hábitos e relacionamentos sob a luz da Palavra, a consciência é instruída sobre o que precisa de mudança e arrependimento real.
O que fazer ao se reconhecer pecador
Saber que você é pecador não tem como objetivo produzir culpa sufocante, mas apontar a necessidade de restauração. A promessa do Evangelho é que a confissão sincera é recebida com acolhimento e perdão, como garante 1 João 1:9:
If we confess our sins, he is faithful and just to forgive us [our] sins, and to cleanse us from all unrighteousness.(1 John 1:9)
Reconhecer o próprio pecado é o ponto de partida da vida com Deus: quem admite sua fragilidade deixa de fingir perfeição e passa a experimentar o perdão e a transformação que só a graça proporciona.
Este artigo te tocou? Faça uma oração!
+581 estão orando agora.
Junte-se à corrente de oração.