Coração quebrantado
Deus está perto dos que têm o coração quebrantado. A Bíblia consola os aflitos: o sacrifício que Deus aceita é o espírito quebrantado e um coração contrito — jamais desprezará.
O Senhor atende o clamor dos justos
e livra-os de todas as suas angústias.
Senhor, ajuda-me a falar,
para que eu possa anunciar as tuas grandezas.
Ele cura os que têm o coração atribulado
e liga-lhes as feridas!
Ainda que o meu ser se esteja a consumir,
Deus é quem dá força ao meu coração;
ele é a minha herança para sempre.
Isto afirma aquele que é alto e excelso,
cuja morada é eterna e cujo nome é santo:
«Habito num lugar alto e santo,
mas estou com as pessoas acabrunhadas e humilhadas,
para dar vida aos humildes,
para fortificar o coração dos acabrunhados.
Tudo quanto existe é obra das minhas mãos;
repito: tudo me pertence.
Eu olho com atenção é para o pobre
e para o que tem o coração destroçado,
pois escutam a minha palavra com todo o respeito.
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim,
porque o Senhor me consagrou
para levar a boa nova aos pobres,
para curar os desesperados,
para proclamar a libertação aos exilados
e aos prisioneiros a liberdade;
para anunciar o ano da graça do Senhor
e o dia em que o nosso Deus se vai vingar dos inimigos;
para consolar os que estão de luto;
para colocar na cabeça dos enlutados de Sião
uma coroa em vez da cinza,
um perfume de felicidade em vez da cara triste,
um vestido de festa em vez do rosto abatido.
Então serão chamados: «Terebintos do Deus Justo,
jardim plantado para a glória do Senhor».
«Felizes os que têm espírito de pobres,
porque é deles o reino dos céus!
Felizes os que choram,
porque Deus os consolará!
Felizes os humildes,
porque terão como herança a Terra!
Pois a tristeza que Deus quer leva à mudança de vida e conduz à salvação, da qual nunca nos arrependemos, ao passo que a tristeza inspirada em motivos humanos produz a morte. Reparem bem naquilo que essa tristeza, inspirada na vontade de Deus, vos veio trazer. Que fervor, que desculpas, que indignação, que respeito, que saudades, que dedicação e que coragem em castigar o culpado! Em tudo isto mostraram que não têm culpa no caso.
Mas ele respondeu-me: «Basta que tenhas a minha graça. Pois a minha força manifesta-se melhor nas fraquezas.» Por isso, acho muito melhor orgulhar-me das minhas fraquezas, para que a força de Cristo desça sobre mim.