O livro de apocalipse: uma análise resumida sobre seus ensinamentos
O Livro de Apocalipse, o último livro da Bíblia, é conhecido por suas visões e símbolos que retratam o fim dos tempos. Escrito pelo apóstolo João enquanto estava exilado na ilha de Patmos, o livro contém profecias sobre o julgamento final, a vitória de Cristo sobre as forças do mal e a criação de um novo céu e uma nova terra. Embora muitas vezes seja considerado enigmático, Apocalipse traz mensagens de esperança e vitória para os cristãos.
A introdução e as cartas às igrejas
Apocalipse começa com uma visão gloriosa de Jesus Cristo, revelando sua autoridade divina. João é instruído a escrever cartas para sete igrejas da Ásia Menor, abordando as condições espirituais de cada uma. Essas cartas contêm exortações e advertências, mas também promessas de recompensa para os que perseveram na fé.
Apocalipse 1:10-11
Ko Dive e Gospodesoro, sar injumle ano Duho, šunđum pala mande zoralo glaso, sar o zvuk e trubakoro, savo vaćerđa maje: "Pisin ano lil okova so dikheja hem bičhal ko efta khanđirja: ano Efes, Smirna, Pergam, Tijatira, Sard, Filadelfija hem Laodikeja."
As visões do céu e o livro selado
Após as cartas às igrejas, João tem uma visão do céu, onde vê Deus no trono e o Cordeiro (Jesus Cristo) digno de abrir um livro selado com sete selos. Quando os selos são abertos, uma série de eventos cataclísmicos e julgamentos são revelados, simbolizando os desafios e sofrimentos que os cristãos enfrentarão até o fim dos tempos.
Apocalipse 5:1-2
O Bakroro phravela o svitak – o paćardo lil
Tegani ano desno vas Okolesoro kova beštino ko presto dikhljum jekh paćardo lil, ko savo inele pisime andral hem avrijal. Inele zapečatime eftane pečatencar.
I dikhljum jekhe zorale anđeo sar oto sa o glaso vičini: "Koi dostojno te phagel o pečatija hem te phravel o paćardo lil?"
As sete trombetas e o juízo final
Quando o livro é aberto, são tocadas sete trombetas, que trazem ainda mais calamidades sobre a terra. Essas trombetas representam a ira de Deus contra o pecado e a injustiça. A sétima trombeta, no entanto, anuncia a vitória definitiva de Cristo e o início do seu reinado eterno.
Apocalipse 11:15
I eftato truba
O eftato anđeo phudinđa i truba, hem ko nebo šundile zorale glasija save vaćerde:
"O carstvo e svetosoro ulo carstvo amare Gospodesoro
hem lesere Hristesoro.
Ov ka vladini zauvek!"
A Besta, o Anticristo e a marca da besta
No Apocalipse, também encontramos a figura da besta, que simboliza a oposição a Cristo e a perseguição dos fiéis. A besta recebe poder do dragão (Satanás) e exige adoração. O famoso número 666 é associado à marca da besta, que aqueles que a seguem são obrigados a carregar. A marca da besta é um símbolo do compromisso com o mal e da rejeição a Deus.
Apocalipse 13:16-17
Oj hem ki zor čhivđa sa e manušen – e tikoren hem e baren, e barvalen hem e čororen, e slobodnonen hem e robonen – te priminen o žig ko desno vas ili ko čekat, ađahar da niko našti ine te biknel ni te činel te nane le o žig e anaveja oti prvo Zver ili lakere anavesere brojeja.
A vitória de Cristo e a nova Jerusalém
O Livro de Apocalipse culmina com a vitória final de Cristo sobre Satanás e seus seguidores. Após a grande batalha, o céu e a terra são recriados, e Deus estabelece Seu reinado eterno. A nova Jerusalém desce do céu, e Deus habita com o Seu povo em perfeita comunhão, onde não haverá mais dor, sofrimento ou morte.
Apocalipse 21:1-4
O Nevo Jerusalim
Tegani dikhljum o nevo nebo hem i nevi phuv, adalese so o prvo nebo hem i prvo phuv nakhle, a ni more više na inele. Dikhljum i Sveto diz, o Nevo Jerusalim, sar huljela taro nebo e Devlestar. Inele pripremime sar i nevesta koja ukrasinđa pe zako plo rom.
I šunđum zoralo glaso taro prestolje sar vaćeri: "Ače, e Devlesoroi šatori maškaro manuša hem ka živini olencar, a on ka oven lesoro narodo, hem korkoro o Devel ka ovel olencar hem ka ovel lengoro Devel! Ov ka kosel svako asvi lengere jaćhendar hem više naka ovel meriba, ni tuga, ni rojba, ni dukh, adalese so nakhlo okova so inele angleder."
O Livro de Apocalipse é, ao mesmo tempo, um livro de juízo e esperança. Ele nos assegura que, apesar das tribulações e perseguições que os cristãos possam enfrentar, a vitória final é de Cristo, e com Ele, o povo de Deus terá vida eterna.
Se este artigo te ajudou, faça sua parte e compartilhe a Palavra de Deus com aqueles que você ama.