Homem de Deus: o que a Bíblia diz sobre essa identidade
O que a Bíblia chama de homem de Deus
Na Bíblia, o homem de Deus não é alguém perfeito ou isento de fraquezas, mas alguém cuja vida pertence ao Senhor e é moldada pela Palavra. O apóstolo Paulo resume essa identidade em dois movimentos: afastar-se do erro e buscar ativamente a justiça, a fé, o amor e a mansidão.
Porém, tu, ó homem de Deus, foge dessas ciladas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão.(1 Timóteo 6:11)
Essa maturidade não depende da idade, mas do exemplo visível no modo de falar, agir e se relacionar com o próximo.
Ninguém menospreze o fato de seres jovem, mas procura ser exemplo para os fiéis, na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza.(1 Timóteo 4:12)
A coragem cristã une firmeza de convicção com generosidade prática: vigiar na fé, ser forte e conduzir tudo com amor.
Vigiai, permanecei firmes na fé, portai-vos corajosamente, sede fortes! Fazei tudo com grande amor fraternal.(1 Coríntios 16:13,14)
O profeta Miqueias resume as prioridades de quem deseja andar com Deus: praticar a justiça, amar a misericórdia e viver com humildade.
Ó ser humano! Ele já te revelou o que é bom;
e o que Yahwehexige de ti
senão apenas que pratiques a justiça,
ames a misericórdia e a lealdade,
e andes humildemente
na companhia do teu Deus!(Miquéias 6:8)
Exemplos de integridade nas Escrituras
A Escritura registra homens comuns que se destacaram pela lealdade a Deus em épocas difíceis. Noé preservou a comunhão com o Criador quando toda a sociedade ao seu redor havia se corrompido.
Jó mantinha sua retidão e o temor a Deus tanto na riqueza quanto diante de perdas profundas, recusando-se a negociar seus valores.
Havia um homem na terra de Uts, Uz, e seu nome era Ióv, Jó. Ele era um ser humano bom, honesto e justo; amava respeitosamente a Deus e evitava praticar o que era mal.(Jó 1:1)
João Batista cumpriu sua missão com humildade, usando a própria voz apenas para apontar as pessoas para Jesus Cristo.
Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Ele veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele.(João 1:6,7)
A sabedoria prática também guarda o homem: quem é prudente mantém a atenção focada no que constrói a vida, em vez de se perder em distrações fúteis.
A sabedoria é o grande objetivo
das pessoas realmente inteligentes,
mas o tolo não sabe nem
o que o satisfaz de fato.(Provérbios 17:24)
O caminho prático para crescer em Deus
Essa vida não começa por esforço próprio, mas pelo novo nascimento espiritual: tornar-se filho de Deus ao receber a Cristo pela fé.
Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, ou seja, aos que crêem no seu Nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.(João 1:12,13)
A comunhão com Deus se aprofunda na obediência sincera e na reverência diária.
É sabido que Deus não ouve pecadores; mas a todo adorador de Deus, e a todo que faz a sua vontade, a esse Ele atende.(João 9:31)
A pureza de pensamentos e atitudes se sustenta quando a Palavra de Deus se torna o padrão de conduta, guardada na memória e praticada no cotidiano.
Como pode um jovem conservar puro o seu caminho? Vivendo-o de acordo com a tua Palavra.
De todo o coração eu te procurei: não deixes que me afaste de teus mandamentos!
Em meu coração conservei tua promessa para não pecar contra ti.
Bendito sejas, SENHOR! Ensina-me teus decretos!
Com meus lábios tenho enumerado todas as decisões de tua boca.
No caminho de tuas prescrições encontrei alegria, como em grandíssima fortuna.
Em teus preceitos quero meditar, e ficar atento às tuas veredas.
Encontro minhas delícias em teus decretos; não me esqueço de tua Palavra.(Salmos 119:9-16)
O discernimento sobre quais conselhos ouvir e quais ambientes frequentar define a estabilidade de quem busca prosperar no que agrada a Deus.
Abençoado com felicidade é o homem
que não segue
o conselho dos ímpios,
não se deixa influenciar
pela conduta dos pecadores,
nem se assenta
na reunião dos zombadores.
Ao contrário: sua plena satisfação está
na lei do SENHOR,
e na sua lei medita,
dia e noite!
Ele é como a árvore plantada
à margem de águas correntes:
dá fruto
no tempo apropriado
e suas folhas não murcham;
tudo quanto realiza
prospera!
Não é o que ocorre com os ímpios!
Ao contrário: são como a palha
que o vento carrega.
Por isso os ímpios
não sobreviverão ao Julgamento,
nem os pecadores
na congregação dos justos.
Pois conhecer o SENHOR é
o caminho dos justos;
o caminho dos ímpios, porém,
conduz à destruição.(Salmos 1:1-6)
Ser homem de Deus exige abandonar hábitos destrutivos e assumir diariamente a nova natureza criada segundo a justiça e a santidade da verdade.
Quanto à antiga maneira de viver, fostes instruídos a vos despirdes do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serdes renovados no vosso modo de raciocinar e a vos revestirdes do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da Verdade.(Efésios 4:22-24)
Este artigo te tocou? Faça uma oração!
+581 estão orando agora.
Junte-se à corrente de oração.