Luz do mundo
Jesus declarou: 'Eu sou a luz do mundo.' A luz é metáfora central da Bíblia — Deus é luz, Cristo é luz, e os cristãos são chamados a brilhar como filhos da luz neste mundo.
Jesus, a luz do mundo
Jesus disse: quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Ele é a verdadeira luz que ilumina todo homem.
Jesus é a luz do mundo
Então, Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo nenhum andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Jesus é a luz do mundo
Então, Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo nenhum andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e contra ela as trevas não prevaleceram.
A luz resplandece nas trevas, e contra ela as trevas não prevaleceram.
A luz resplandece nas trevas, e contra ela as trevas não prevaleceram.
Estando eu no mundo, sou a luz do mundo.
Eu, que sou a luz, vim ao mundo, a fim de que todo o que crê em mim não permaneça nas trevas.
O juízo é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; pois eram más as suas obras. Porquanto todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não vem para a luz, a fim de que as suas obras não sejam arguidas; mas aquele que faz o bem chega-se para a luz, a fim de que sejam manifestas as suas obras, que têm sido feitas em Deus.
Deus é luz
Deus é luz e nele não há treva alguma. Se andarmos na luz, temos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus nos purifica.
A natureza de Deus e as relações entre o homem e Deus
A mensagem que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta, que Deus é luz, e não há nele nenhumas trevas.
A natureza de Deus e as relações entre o homem e Deus
A mensagem que dele temos ouvido e vos anunciamos é esta, que Deus é luz, e não há nele nenhumas trevas. Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá de cima, descendo do Pai das luzes, no qual não pode haver mudança nem sombra de variação.
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá de cima, descendo do Pai das luzes, no qual não pode haver mudança nem sombra de variação.
Vós sois a luz do mundo
Jesus disse aos discípulos: vós sois a luz do mundo. Não se esconde uma cidade edificada sobre um monte. Brilhem a vossa luz!
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo do módio, mas no velador, e assim alumia a todos os que estão na casa. De tal modo brilhe a vossa luz diante dos homens, que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo do módio, mas no velador, e assim alumia a todos os que estão na casa. De tal modo brilhe a vossa luz diante dos homens, que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.
O povo que jazia nas trevas,
viu uma grande luz,
e aos que estavam de assento na região e sombra da morte,
a estes raiou a luz.
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo todo seu, para que proclameis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo todo seu, para que proclameis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Nós não somos da noite nem das trevas.
A luz nas Escrituras
A Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para o caminho. Ela ilumina, revela e nos guia na verdade.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra
e luz, para a minha vereda.
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra
e luz, para a minha vereda.
A revelação das tuas palavras alumia;
dá entendimento aos simples.
Confiança em Deus e anelo pela sua presença
Jeová é a minha luz e a minha salvação; de quem me recearei?
Jeová é a fortaleza da minha vida; de quem terei medo?
Pois em ti está a fonte da vida;
na tua luz, veremos a luz.
Pois tu acendes a minha lâmpada;
Jeová, meu Deus, é quem alumia as minhas trevas.
Entrega a Jeová o teu caminho;
põe também nele a confiança, e ele fará,
sim, ele fará sair como a luz a tua retidão
e, como o meio-dia, o teu direito.
Pois livraste da morte a minha alma;
não tens livrado também da queda os meus pés,
para que eu ande diante de Deus, na luz da vida?
Converte-nos, Jeová, Deus dos Exércitos;
faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos.
Pois não foi pela sua espada que se apossaram da terra,
nem foi o seu braço que os salvou;
mas a tua destra, e o teu braço, e a luz do teu rosto,
porque os favoreceste.
Faze brilhar o teu rosto sobre o teu servo;
salva-me na tua benignidade.
Luz versus trevas
A luz brilha nas trevas e as trevas não a venceram. Cristãos são chamados a não ter comunhão com as trevas, mas a expô-las.
nos quais o deus deste mundo cegou as mentes dos incrédulos, para que não lhes raiasse a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e nós mesmos, como vossos servos, por amor de Jesus. Pois Deus, que diz: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
Pois Deus, que diz: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.
A amizade com idólatras proibida
Não vos ponhais debaixo de um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade ou que comunhão tem a luz com as trevas?
sendo iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes vós qual é a esperança da sua vocação, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos
O povo que anda nas trevas vê uma grande luz; aos que estão de assento na terra da sombra da morte, a estes raia a luz.
Jerusalém é restituída à sua glória
Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória de Jeová.
Jerusalém é restituída à sua glória
Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória de Jeová. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão, os povos; sobre ti, porém, nascerá Jeová, sobre ti se verá a sua glória. As nações se encaminharão para a tua luz, e os reis, para o resplendor da tua aurora.
Atendei-me, povo meu, e escutai-me, nação minha; porque de mim sairá a lei, e o meu juízo, estabelecê-lo-ei para a luz dos povos.
Proclamar a luz
Os cristãos são embaixadores da luz, chamados a proclamar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Pois assim no-lo ordenou o Senhor:
Eu te tenho posto para luz dos gentios,
a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
Pois assim no-lo ordenou o Senhor:
Eu te tenho posto para luz dos gentios,
a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
Tendo, pois, obtido socorro da parte de Deus, permaneço até hoje, dando testemunho tanto a pequenos como a grandes, nada dizendo senão o que os profetas e Moisés disseram haver de acontecer, isto é, haver de sofrer o Cristo e que seria ele o primeiro que, pela ressurreição dos mortos, havia de anunciar a luz ao povo e aos gentios.
Disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Jeová te abençoe e te guarde;
Jeová faça resplandecer o seu rosto sobre ti e se compadeça de ti;
Jeová levante sobre ti o seu rosto e te dê a paz.
revela as coisas profundas e escondidas; sabe o que está nas trevas, e com ele mora a luz.
A cidade não precisa do sol nem da lua para a iluminar; porque a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua candeia.
Não haverá mais noite; nem precisam mais da luz da candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus os iluminará, e eles reinarão pelos séculos dos séculos.
A parábola da candeia
Ninguém, depois de acender uma candeia, a cobre com um vaso ou a põe debaixo duma cama; pelo contrário, coloca-a sobre um velador, a fim de que os que entram vejam a luz.
A candeia do corpo são os teus olhos. Quando estes forem simples, todo o teu corpo é luminoso; mas, quando forem maus, todo o teu corpo fica às escuras.
Por isso, o que dissestes nas trevas à luz será ouvido; o que falastes ao ouvido no interior da casa será proclamado dos eirados.