Pular para o conteúdo
Publicidade

Marido e mulher

Por Bíblia Online

O casamento é aliança sagrada entre marido e mulher, instituída por Deus desde o Éden. A Bíblia define papéis complementares fundados em amor, respeito e fidelidade mútua.

Instituição divina

Deus criou homem e mulher e os uniu em uma só carne. O casamento é projeto divino que reflete o amor de Cristo pela Igreja.

Criou, pois, Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Disse mais Deus Jeová: Não é bom que o homem esteja ; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

Portanto, deixa o homem a seu pai e a sua mãe e se une à sua mulher; e são uma carne.

Respondeu Jesus: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e disse: Por esta razão o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher, e os dois se tornarão uma carne? Assim não são dois, mas uma carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

Não fez ele somente um, ainda que lhe sobrava o espírito? E por que somente esse um? Ele buscava uma semente pia. Portanto, guardai o vosso espírito, e não se haja alguém aleivosamente contra a mulher da sua mocidade.

Papéis no casamento

O marido ama e a mulher respeita. Ambos se submetem voluntariamente a Deus e um ao outro, em parceria e unidade.

Maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e por ela se entregou a si mesmo, para que a santificasse, tendo-a purificado pela lavagem de água com a palavra, a fim de que ele a apresentasse a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas que fosse santa e sem defeito. Assim também devem os maridos amar a suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo; pois ninguém jamais aborreceu a sua própria carne, mas a nutre e dela cuida, como também Cristo o faz à Igreja;

Os deveres recíprocos de mulheres e maridos

As mulheres sejam sujeitas a seus maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da Igreja, sendo ele o salvador do corpo. Mas, como a Igreja é sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam a seus maridos em tudo.

Não obstante, também vós, cada um de per si, assim ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher tema a seu marido.

Os deveres domésticos

Mulheres, estai sujeitas a vossos maridos, como convém no Senhor. Maridos, amai a vossas mulheres e não as trateis asperamente.

Os deveres das mulheres cristãs

Igualmente vós, mulheres, sede sujeitas a vossos maridos, para que, se ainda alguns que não obedecem à palavra, pelo procedimento das mulheres, sejam estes ganhos sem a palavra, considerando o vosso procedimento casto e com temor.

O amor fraternal. A paciência segundo o exemplo de Cristo

Igualmente vós, maridos, vivei com elas segundo a ciência, como sendo vaso mulheril mais fraco, dando-lhes honra como a herdeiras juntamente convosco da graça da vida, para que as vossas orações não sejam impedidas.

Fidelidade e união

O casamento é honroso e deve ser preservado com fidelidade. O cordão de três dobras não se rompe facilmente.

Melhor são dois do que um, porque têm boa recompensa pelo seu trabalho. Pois, se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai daquele que está quando cair e não tiver quem o levante. Também se dois dormirem juntos, então, se aquentam um ao outro; mas um como se pode aquentar? Se alguém for mais forte do que um , dois lhe resistirão; e a corda de três dobras não se quebra facilmente.

Descrição duma mulher digna

A mulher virtuosa, quem a pode achar?

Porque a sua valia muito excede a dos corais.

O coração de seu marido confia nela,

e não lhe haverá falta de lucro.

Quem acha uma esposa acha o bem

e alcança o favor de Jeová.

Casa e riquezas são herdadas dos pais,

mas a mulher sábia vem de Jeová.

A mulher virtuosa é a coroa de seu marido;

mas a que causa vergonha é como apodrecimento nos seus ossos.

Seja a tua fonte abençoada,

e regozija-te na mulher da tua mocidade.

Como corça amável e graciosa cabra montês,

satisfaçam-te os seus peitos em todo o tempo;

e sejas sempre arrebatado pelo seu amor.

Permanecer juntos

O que Deus uniu, o homem não separe. A Bíblia protege o casamento e orienta sobre convivência, perdão e perseverança conjugal.

Respostas a perguntas acerca do casamento

No tocante às coisas sobre que me escrevestes, bom é que o homem não toque mulher; mas, por causa das fornicações, cada um tenha sua mulher, e cada uma, seu marido. O marido pague a sua mulher o que lhe deve, e, da mesma maneira, a mulher, ao marido. A mulher não tem domínio sobre o seu corpo, mas, sim, o marido; e, da mesma forma, o marido não tem domínio sobre o seu corpo, mas, sim, a mulher. Não vos defraudeis um ao outro, senão talvez de comum acordo por algum tempo, a fim de que vos dediqueis à oração e de novo vos junteis, para que não vos tente Satanás por causa da vossa incontinência.

Aos casados, porém, dou mandamento, não eu, senão o Senhor: que a mulher se não separe do marido (mas, se ela se separar, fique sem casar ou reconcilie-se com seu marido); e que o marido não deixe a sua mulher.

Mas, se o incrédulo se separa, que se separe; em tais casos, não está escravizado o irmão ou a irmã; mas Deus vos tem chamado em paz. Pois, como sabes tu, ó mulher, se salvarás a teu marido? Ou como sabes tu, ó marido, se salvarás a tua mulher?

A mulher casada está ligada pela lei a seu marido, enquanto ele vive; mas, se o marido morrer, desligada fica da lei do marido.

Quando um homem for recém-casado, não sairá à guerra, nem lhe será imposto qualquer cargo público. Ficará livre para cuidar de sua casa por um ano e animará a mulher que tomou.

Seja o primeiro