Orgulho
O orgulho é um dos pecados mais condenados na Bíblia. Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. A humildade é o caminho da honra verdadeira.
Deus resiste ao soberbo
A soberba precede a ruína e o orgulho antecede a queda. Deus abomina o coração altivo e promete humilhar quem se exalta.
18 Ao orgulho segue-se a ruína, e a arrogância vem antes da queda.
5 Deus abomina o orgulho. Por muito que se faça, o orgulho não escapará ao castigo.
25 Na frente de cada pessoa encontra-se um caminho que parece direito e seguro, mas no fim do qual se encontra a morte.
2 A gente soberba acaba sempre por cair na vergonha; a sabedoria está do lado dos mansos.
2 A gente soberba acaba sempre por cair na vergonha; a sabedoria está do lado dos mansos.
23 O orgulho duma pessoa levá-la-á à humilhação, mas a humildade do espírito é o caminho da honra.
23 O orgulho duma pessoa levá-la-á à humilhação, mas a humildade do espírito é o caminho da honra.
12 O orgulho acaba sempre na ruína; mas também a honra vem sempre precedida da humildade.
12 O orgulho acaba sempre na ruína; mas também a honra vem sempre precedida da humildade.
25 O Senhor destruirá as riquezas dos orgulhosos, mas cuidará das posses das viúvas.
Humildade como caminho
Humilhai-vos diante do Senhor e Ele vos exaltará. A grandeza no Reino vem pelo serviço humilde, não pela autopromoção.
9 Quanto aos crentes de condição social mais humilde, sintam-se contentes porque Deus os tem exaltado.10 E, por outro lado, que o rico se sinta animado quando o Senhor o reduz à sua justa condição humana. Pois ele passará como a flor do campo:
5 Vocês, mais novos, aceitem a autoridade dos pastores. E todos sujeitem-se uns aos outros, com humildade, porque Deus abençoa os que são simples, mas opõe-se aos orgulhosos.6 Se se humilharem sob a poderosa mão de Deus, ele a seu tempo vos levantará.7 Abandonem-lhe toda a vossa ansiedade, porque ele cuida de vocês.
3 Não façam nada que seja motivado por despique, nem que seja provocado por interesses pessoais. Mas sejam humildes: que cada um considere os outros superiores a si mesmo.4 Não pensem unicamente nos vossos interesses, mas procurem também aquilo que interessa aos outros.5 Que haja assim em vocês a mesma atitude que houve em Cristo Jesus, que, embora por natureza sendo Deus, não reivindicou o ser igual a Deus, mas desfez--se das suas regalias próprias, e tornando-se um ser humano, tomou uma posição de dependência, humilhando-se a ponto de se sujeitar voluntariamente à morte; não a uma morte vulgar, mas à morte da cruz.
Os perigos do orgulho
O orgulho cega, gera contendas e afasta de Deus. A Escritura adverte contra a soberba da vida e a vã glória mundana.
16 Porque tudo isto que existe no mundo - os desejos corruptos da natureza carnal, a sede de ter o que nos atrai o olhar, assim como o orgulho da posse e do poder - não vêm de Deus, mas faz parte da própria vida no mundo.
12 Por isso tenham cuidado. Se estão a pensar que estão firmes, olhem que podem também cair nos mesmos pecados.
3 Ainda que desse tudo aos pobres, ainda que deixasse que me queimassem vivo, mas se não amasse os outros, eu não teria nenhum valor.
28 Deus escolheu coisas que, no mundo, são insignificantes, que não valem nada, e usou-as para aniquilar o que o mundo considera importante,29 para que ninguém se orgulhe seja do que for na presença de Deus.
18 Porque não tem valor quando alguém se honra a si mesmo, mas sim quando é o Senhor quem o honra.
20 E acrescentou: O que se passa no espírito é que contamina. Porque do íntimo é que vêm os maus pensamentos de desejo carnal, roubo, assassínio, adultério, cobiça, maldade, engano, indecências, inveja, calúnia, orgulho e coisas insensatas. Todas essas coisas más procedem do íntimo da pessoa; são elas que vos contaminam e vos tornam indignos de Deus.
10 O orgulho leva sempre a discussões, mas os que admitem os conselhos são verdadeiros sábios.
4 A verdadeira humildade, e o respeitar Deus abrem às pessoas as portas das riquezas, da honra e duma longa vida.
17 Diz aos ricos deste mundo que não sejam altivos, que não ponham a sua esperança nas riquezas, que são coisas instáveis, mas que ponham a sua confiança no Deus vivo, que nos dá generosamente tudo, para a nossa satisfação.
O olhar de Deus
O Senhor não olha como o homem. Ele vê o coração e se agrada dos quebrantados de espírito e dos que tremem diante da sua Palavra.
7 Mas o Senhor disse-lhe: Não julgues pelo aspecto da pessoa, ou pela sua estatura. Não é esse aquele que eu escolhi. Eu não julgo da mesma forma que os homens. Estes fazem juízos de acordo com a aparência das coisas; mas eu olho para as intenções dos corações.
3 Deixem de ser tão orgulhosos e altivos! O Senhor sabe tudo quanto vocês têm feito,e julgará as vossas acções.
2 Foi a minha mão que fez ambas as coisas, a Terra e os céus; por isso são meus. Contudo, olharei com piedade para todo aquele que tiver um coração simples e arrependido, que trema perante a minha palavra.
37 Agora, eu, Nabucodonozor, louvo, glorifico e honro o Rei do céu, o juiz da humanidade, cujas obras são sempre justas e boas. Ele pode humilhar os que andam na soberba!A escrita misteriosa na parede
11 O rei de Israel retorquiu: Não contes com vitórias de guerras que ainda não travaste.
16 Vivam em harmonia uns com os outros. Não sejam ambiciosos de grandezas; acomodem-se às coisas modestas. Não se julguem sabendo mais do que na verdade sabem.
22 Mas o fruto que o Espírito produz em nós é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a delicadeza no trato com os outros, a fidelidade, a brandura, o domínio de si próprio. Em relação àqueles que vivem desta maneira, a lei nem sequer tem necessidade de existir.