O papel da mulher
A Bíblia honra a mulher como colaboradora essencial no plano de Deus. De Provérbios 31 às mulheres do Novo Testamento, a Escritura celebra a sabedoria, a força e a fé feminina.
A mulher virtuosa
Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor excede o de rubis. Ela é sábia, trabalhadora, generosa e temida pelo Senhor.
10 Uma mulher virtuosa, quem pode encontrá-la? Superior ao das pérolas é o seu valor.11 Confia nela o coração de seu marido, e jamais lhe faltará coisa alguma.12 Ela lhe proporciona o bem, nunca o mal, em todos os dias de sua vida.
13 Ela procura lã e linho e trabalha com mão alegre.14 Semelhante ao navio do mercador, manda vir seus víveres de longe.15 Levanta-se, ainda de noite, distribui a comida à sua casa e a tarefa às suas servas.16 Ela encontra uma terra, adquire-a. Planta uma vinha com o ganho de suas mãos.17 Cinge os rins de fortaleza, revigora seus braços.18 Alegra-se com o seu lucro, e sua lâmpada não se apaga durante a noite.19 Põe a mão na roca, seus dedos manejam o fuso.20 Estende os braços ao infeliz e abre a mão ao indigente.
24 Tece linha e o vende, fornece cintos ao mercador.25 Fortaleza e graça lhe servem de ornamentos; ri-se do dia de amanhã.26 Abre a boca com sabedoria, amáveis instruções surgem de sua língua.27 Vigia o andamento de sua casa e não come o pão da ociosidade.
1 A senhora Sabedoria edifica sua casa; a senhora Loucura destrói a sua com as próprias mãos.
8 Ouve, meu filho, a instrução de teu pai: não desprezes o ensinamento de tua mãe.
Beleza interior
A beleza verdadeira não é exterior, mas o caráter incorruptível de um espírito manso e tranquilo. Isso tem grande valor diante de Deus.
2 having witnessed your pure conversation {carried out} in fear;3 whose adorning let it not be that outward one of tressing of hair, and wearing gold, or putting on apparel;4 but the hidden man of the heart, in the incorruptible {ornament} of a meek and quiet spirit, which in the sight of God is of great price.5 For thus also the holy women who have hoped in God heretofore adorned themselves, being subject to their own husbands;6 as Sarah obeyed Abraham, calling him lord; whose children ye have become, doing good, and not fearing with any kind of consternation.
7 {Ye} husbands likewise, dwell with {them} according to knowledge, as with a weaker, {even} the female, vessel, giving {them} honour, as also fellow-heirs of {the} grace of life, that your prayers be not hindered.
9 Do mesmo modo, quero que as mulheres usem traje honesto, ataviando-se com modéstia e sobriedade. Seus enfeites consistam não em primorosos penteados, ouro, pérolas, vestidos de luxo,
11 As mulheres também sejam honestas, não difamadoras, mas sóbrias e fiéis em tudo.
Parceria e dignidade
Deus criou homem e mulher à sua imagem. A mulher não é inferior, mas parceira e co-herdeira da graça da vida.
27 Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.28 Deus os abençoou: "Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra."
18 O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada."
16 Disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio."
11 Com tudo isso, aos olhos do Senhor, nem o homem existe sem a mulher, nem a mulher sem o homem.12 Pois a mulher foi tirada do homem, porém o homem nasce da mulher, e ambos vêm de Deus.
22 As mulheres sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor,23 pois o marido é o chefe da mulher, como Cristo é o chefe da Igreja, seu corpo, da qual ele é o Salvador.24 Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.
3 Assim também as mulheres de mais idade mostrem no seu exterior uma compostura santa, não sejam maldizentes nem intemperantes, mas mestras de bons conselhos.4 Que saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a quererem bem seus filhos,5 a serem prudentes, castas, cuidadosas da casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja desacreditada.