Preservação das escrituras
A Palavra de Deus permanece para sempre. As Escrituras foram preservadas por Deus ao longo dos milênios para instrução, consolação e guia de todas as gerações.
A Palavra eterna
Céus e terra passarão, mas as palavras de Deus jamais passarão. Sua Palavra é eterna, infalível e imutável — a verdade que sustenta tudo.
Passará o céu e a terra, mas não passarão as minhas palavras.
Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra.
Seca-se a erva, cai a flor, mas a palavra do nosso Deus subsistirá para sempre.
Pois:
Toda carne é como a erva,
e toda a sua glória, como a flor da erva;
seca-se a erva,
e cai a flor;
Mas a palavra do Senhor permanece eternamente.
Esta é a palavra que vos foi evangelizada.
sendo regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece. Pois:
Toda carne é como a erva,
e toda a sua glória, como a flor da erva;
seca-se a erva,
e cai a flor;
Mas a palavra do Senhor permanece eternamente.
Esta é a palavra que vos foi evangelizada.
A inspiração divina
Toda Escritura é inspirada por Deus. Homens santos falaram da parte do Senhor, e a Palavra escrita é a expressão fiel da vontade divina.
conhecendo primeiro isto, que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação, porque a profecia jamais foi dada pela vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falavam, movidos pelo Espírito Santo.
A revelação de Deus. Cristo é o Filho, os anjos são ministros
Deus, tendo falado em tempos passados, ora mais, ora menos e de muitos modos, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, ao qual constituiu herdeiro de todas as coisas, por quem criou igualmente os mundos; o qual, sendo o resplendor da sua glória e a imagem expressa da sua substância e sustentando todas as coisas com a palavra do seu poder, depois de fazer a purificação dos pecados, sentou-se à destra da Majestade, nas alturas,
O Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.
Sei que tudo quanto Deus faz durará para sempre; nada se lhe pode acrescentar e nada tirar; Deus o faz para que os homens temam diante dele.
A Palavra como guia e tesouro
A Palavra de Deus é lâmpada para os pés, espada do Espírito e tesouro para o coração. Guardá-la e meditá-la nos protege do pecado.
No meu coração, tenho entesourado a tua palavra,
para não pecar eu contra ti.
A excelência da criação e das suas leis, assim como da palavra de Deus
Os céus proclamam a glória de Deus,
e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.
Um dia profere palavras a outro dia,
e uma noite revela conhecimento a outra noite.
Não há fala, nem palavras;
não se lhe ouve a voz.
Por toda a terra estende-se a sua linha,
e as suas palavras vão até os confins do mundo.
Neles, pôs uma tenda para o sol,
o qual, como noivo que sai do seu tálamo,
se regozija, como herói, para correr a sua carreira.
A sua saída é desde a extremidade do céu,
e o seu circuito, até os confins dele;
e nada há que ao seu calor se esconda.
A lei de Jeová é perfeita e refrigera a alma;
o testemunho de Jeová é fiel e dá sabedoria ao simples.
Os preceitos de Jeová são retos e alegram o coração;
o mandamento de Jeová é puro e esclarece os olhos.
As palavras de Jeová são palavras puras,
qual prata fundida numa fornalha sobre a terra,
purificada sete vezes.
Tu, Jeová, os guardarás;
tu a cada um defenderás desta geração para sempre.
Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração, isto é, a palavra da fé, que pregamos.
Logo, a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. Mas digo: Porventura, não ouviram? Sim, na verdade:
Por toda a terra saiu o som deles,
e as suas palavras, até os confins do mundo.
Pois tudo quanto foi escrito anteriormente para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.
Estas palavras que eu hoje te intimo estarão sobre o teu coração; tu as inculcarás a teus filhos e delas falarás, sentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Atá-las-ás como sinal na tua mão, e serão por frontais entre os teus olhos. Escrevê-las-ás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
e conhecer o amor de Cristo, que sobrepuja a ciência, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.
Isso é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos, e que cheguem ao pleno conhecimento da verdade.