Publicidade

Seguir a Jesus

Por Bíblia Online

Seguir a Jesus é o convite mais transformador da Bíblia. Jesus chamou pescadores, cobradores de impostos e pessoas comuns para deixar tudo e segui-lo. Esse chamado continua vivo hoje.

O chamado de Jesus

Jesus disse: 'Segue-me'. Esse convite simples e poderoso mudou a vida de pescadores, publicanos e pessoas comuns ao longo da história.

Ele disse a eles: "Da mesma forma que vocês colhem peixe, venham comigo, e eu ensinarei vocês a como colher pessoas para elas se tornarem meus discípulos" [MET]. Eles deixaram imediatamente o trabalho que estavam fazendo com as redes de pescar e foram com Ele.

TEMA: Jesus convida Mateus a andar com Ele e diz aos fariseus que precisam se arrepender.

Enquanto Jesus estava saindo dali, viu-me, um homem chamado Mateus. Eu estava sentado a uma mesa, onde recolhia os impostos para o governo romano. Então ele me disse: "Venha comigo e seja meu discípulo!" eu me levantei e fui com Ele.

TEMA: Jesus explica a Natanael que sabe dele de forma sobrenatural, e que os discípulos iriam vê-lo fazer coisas ainda mais surpreendentes.

No dia seguinte, Jesus resolveu deixar o vale do Rio Jordão. Dirigiu-se ao distrito da Galileia e encontrou um homem chamado Filipe. Jesus lhe disse, "Venha comigo"!

TEMA: Jesus disse a três pessoas quanto lhes custaria se eles fossem discípulos dele.

Enquanto Jesus e seus discípulos andavam pelo caminho, certo homem disse a ele, "Senhor, eu irei com o senhor onde quer que o senhor for." Para mostrar a ele o que ele poderia esperar se fizesse isso, Jesus lhe disse, "As raposas têm buracos no chão onde moram, e os pássaros têm ninhos, mas mesmo que eu seja aquele que vim do céu, não tenho casa onde dormir. Jesus disse a outro homem, "Venha comigo!" Mas o homem disse, "Senhor, deixe-me ir para casa primeiro. Depois do meu pai morrer, vou enterrá-lo e então irei com o senhor."

Mas Jesus disse a ele, "Aqueles que não têm a vida eterna são mortos à vista de Deus. Deixe essas pessoas fazerem o trabalho de enterrar as pessoas que morrem. Quanto a você, e diga às pessoas como Deus quer governar/controlar por completo as vidas delas." Outra pessoa disse, "Senhor, venho com o senhor para ser o seu discípulo, mas deixe-me ir primeiro para casa para me despedir dos meus parentes." Jesus disse a ele, "Aquele que está arando sua roça não deve olhar para trás para ver o que tem feito. Ele precisa olhar para frente. Da mesma forma, qualquer um que continue a se preocupar com a família e com outras coisas que deixou para trás não está digno de me servir dizendo aos outros como Deus quer governar as vidas delas.

O custo do discipulado

Seguir a Jesus exige renúncia. É preciso tomar a cruz diariamente, deixar tudo para trás e amar a Cristo acima de qualquer outro vínculo.

TEMA: Jesus ensina mais aos seus discípulos sobre o que enfrentarão como discípulos dele e sobre a segunda vinda dele.

Então Jesus nos disse: "Se qualquer um de vocês quiser ser meu discípulo, não deve fazer somente o que deseja. Especificamente, devem estar dispostos a deixar que outras pessoas os machuquem e desgracem. É isso que fazem à pessoa quando fazem com que ela carregue uma cruz [MET] ao lugar onde vão pregá-la nessa cruz. É dessa forma que se tornam meus discípulos.

"Se alguém que vem a mim amar seu pai e sua mãe e sua esposa e seus filhos e seus irmãos e suas irmãs mas do que me amar, ele não pode ser meu discípulo. Sim, ele precisa amar mais a mim do que ama sua própria vida! Aqueles que estão prontos para executar presos os fazem carregar sua cruz e depois os matam em cima dela. Aquele que não está disposto a deixar que os outros o façam mal e o causem vergonha assim e que não está disposto a obedecer meus ensinamentos, não pode ser meu discípulo.

Pedro exclamou: -que nós deixamos tudo para nos tornar seus discípulos, Deus vai nos premiar?

Jesus respondeu: -Vou lhes dizer a verdade: Se alguém deixar sua casa, ou irmãos, ou irmãs ou seu pai ou sua mãe, ou filhos ou terra para ser meu discípulo e proclamar as boas notícias, enquanto ele estiver vivo aqui na terra, vai receber cem vezes mais casas e amigos tão queridos como se fossem irmãos, irmãs, mães, filhos e terras. E embora seja perseguido, vai viver para sempre no futuro. E muitas pessoas que agora são consideradas importantes vão ser de pouca importância, e muitas pessoas que agora são consideradas de pouca importância vão ser consideradas importantes.

Caminhar com Cristo

Quem segue a Jesus não anda em trevas, mas tem a luz da vida. Ele nos convida a crescer nele e a servir como Ele serviu.

TEMA: Os fariseus se opõem à afirmação de Jesus, de ser Ele como uma luz para os habitantes do mundo.

Jesus falou novamente ao povo, dizendo, "Sou como uma luz [MET] para todas as pessoas do [MTY] mundo. Assim como uma luz revela às pessoas o que na escuridão [MET], assim eu lhes revelo a verdade de Deus. Aqueles que se tornarem meus discípulos nunca ficarão inconscientes da verdade de Deus [MET] como aqueles que andam na escuridão ignoram o que existe em volta deles. Pelo contrário, eles terão minha luz, que lhes mostra como obter a vida eterna".

Se algum desses gregos, ou outra pessoa qualquer, quiser me servir, deve tornar-se meu discípulo. Então, após morrer, estará onde eu estou, no céu. Meu Pai vai honrar todos aqueles que me servem.

Deus tem escolhido vocês para que sofram, porque quando Cristo sofreu por vocês ele se tornou exemplo para vocês, para que imitem o que ele fez. Lembrem como Cristo cumpriu o que o Salmista escreveu:

Ele nunca pecou,

E nunca disse [MTY] nada para enganar as pessoas.

Quando foi insultado por outros

{Quando outras pessoas o insultaram}, ele não as insultou outra vez.

Quando sofreu, não ameaçou vingar-se.

Pelo contrário, optou por deixar que Deus, que julga de maneira justa, provasse a inocência dele.

Pelo contrário, ao amarmos uns aos outros enquanto nos comportamos de acordo com a verdade de Deus (OU: dizendo a verdade de uma forma amorosa), vamos tornar-nos cada vez mais parecidos com Cristo de todas as formas possíveis. É Ele quem controla todo seu povo [MET], bem como a cabeça do ser humano controla o corpo dele.

Seja o primeiro
Bíblia Online Bíblia Online

Bíblia Online • Versão: 2026-07-05_19-25-13-