O regozijo da vida com Deus
10 Aš labai džiaugsiuos Viešpačiu, mano siela džiūgaus Dieve! Nes Jis apvilko mane išgelbėjimo rūbais, apsiautė teisumo apsiaustu kaip sužadėtinį, kuris užsideda papuošalą ant galvos, kaip sužadėtinę, pasipuošusią papuošalais.
É maravilhoso conhecer a Deus (Oséias 6:3). Nada se compara a ter os olhos espirituais abertos e perceber que o Deus verdadeiro é acessível por meio de Cristo Jesus, e deseja a nossa amizade (Jó 42:5). Enquanto os homens criaram deuses e ídolos que remetem medo e castigo, o Deus verdadeiro é amor, graça, bondade, misericórdia e compaixão. Ele se importa conosco!
O amor de Deus é insondável, Sua graça é maravilhosa, e Sua benignidade se estende de geração em geração. Ele está sempre pronto a perdoar o pecador, curar o doente, levantar os caídos, fortalecer os fracos e alegrar os tristes. Ele renova as forças daqueles que estão exaustos (Isaías 40:29).
Deus é a verdadeira fonte de alegria. Ele nos fortalece, nos dá paz e nos enche de ânimo para enfrentar as dificuldades da vida. Mesmo em meio a tribulações, doenças e adversidades, encontramos nEle uma fonte inesgotável de força e felicidade eterna. Ele se alegra em cumprir os desejos do coração daqueles que o amam (Salmos 37:4).
É lamentável ver quantos estão entregues ao desespero e ao desânimo para viver. O mundo está sepultado no maligno e o resultado disso é tristeza, dor e morte. Mas, quando olhamos para Jesus, vemos uma fonte de águas vivas que jorra do coração de Deus e nos enche de alegria. A alegria que provém do Senhor nos fortalece (Neemias 8:10)!
Não se entregue à tristeza! Não desista da felicidade! Deixe que a alegria do Senhor seja sua força, e até o seu rosto refletirá essa alegria (Provérbios 15:13).
Deus lhe abençoe!
“Quando vir alguém quieto, silente e pensativo, olhe nos seus olhos: se neles houver o brilho sobrenatural que salta de dentro da alma, saiba, que ele está feliz; a felicidade mais profunda é por vezes bem silenciosa, ao contrário da alegria, que se anuncia aonde quer que chegue. (Guimarães Jr.)
Aureliano Guimarães Júnior.
A Eternidade e o Tempo
Deus é eterno e transcende o tempo, sendo incompreensível pela ciência, mas compreendido pela fé. Em Cristo, recebemos a promessa de vida eterna.
Vencendo o Desânimo
6 Būk drąsus ir stiprus; nebijok ir neišsigąsk jų, nes Viešpats, tavo Dievas, yra su tavimi; Jis nepasitrauks ir nepaliks tavęs".
O cenário de um povo andando por quase quarenta anos no deserto, sob condições inóspitas, enfrentando inimigos e adversidades é assustador! Não é uma experiência desejável, ou que traga algum interesse de ser vivida.
As adversidades sempre fizeram parte da vida de pessoas justas e que agradam a Deus, que ouvem o seu chamado e se propõem a segui-lo. Perseguições, dilúvio, desertos, guerras, adversidades que os justos do passado experimentaram, e que nós experimentamos também. Não há um caso de fiéis a Deus que não tenham sido provados, tentados e enfrentado desafios. Os Patriarcas, os Profetas, os Juízes, e até mesmo os reis; Jesus e os seus discípulos; e os que vieram após eles: a História não escondeu nenhuma situação difícil que os escolhidos de Deus passaram.
As adversidades sempre fizeram parte da vida daqueles que buscam agradar a Deus, que ouvem Seu chamado e decidem segui-Lo. Perseguições, dilúvios, desertos, guerras, essas são apenas algumas das provações enfrentadas pelos justos do passado. Patriarcas, profetas, juízes, reis, Jesus e seus discípulos, não há um caso de fiéis a Deus que não tenham sido provados, tentados e enfrentado desafios. A história de cada um dos escolhidos de Deus não esconde suas dificuldades.
Mas por que Deus nos permite passar por essas situações? Muitos de nós já nos fizemos essa pergunta. Às vezes, parece uma contradição servir ao Deus Todo-Poderoso e, ainda assim, vivenciar experiências tão dolorosas.
A verdade é que grandes guerreiros não são formados em tempos de paz; heróis não surgem em momentos de facilidade, e grandes profetas não são levantados em meio à tranquilidade. Assim como o corpo só produz anticorpos quando é atacado, os guerreiros se tornam valentes ao enfrentarem batalhas, e a fé se fortalece quando vemos os milagres de Deus. E os milagres só acontecem quando as nossas forças se esgotam e as possibilidades se extinguem.
Deus nos permite enfrentar adversidades, desertos e desafios, mas também nos dá resistência para superá-los. Nenhuma dificuldade pode nos impedir de avançar se Deus estiver conosco. E, se o desânimo, o medo ou a dúvida tentarem nos parar, podemos ouvir a voz divina nos encorajando: “Esforça-te e anima-te; não temas, nem te espantes, pois eu, o Senhor teu Deus, estou contigo. Você não está sozinho nem desamparado” (Isaías 41:10).
Deus lhe abençoe!
“ A cruz precisa ser carregada; não temos liberdade de passar por cima dela ou de evitá-la.” (Richard Baxter)
Aureliano Guimarães Júnior.
Adotados
15 Jūs gi gavote ne vergystės dvasią, kad vėl bijotumėte, bet gavote įsūnystės Dvasią, kuria šaukiame: "Aba, Tėve!"
O sentimento de ausência, vazio e carência pode ser devastador. A solidão, o isolamento e a sensação de estar perdido geram uma desesperança que tortura a alma. Infelizmente, cada vez mais pessoas se encontram assim. Esse sentimento é comparável à dor de uma criança que perde ou é abandonada por seus pais: ela olha para o passado com saudade e para o futuro sem esperança de uma vida feliz. Estar abandonado é um sentimento de quase morte!
A situação piora quando somada à condição que separa as pessoas de Deus: todos pecaram (Romanos 3:23), e a consequência do pecado é a morte (Romanos 6:23), que significa a perda da vida espiritual e a separação de Deus. Viver afastado do Senhor é doloroso!
Mas Deus, em seu infinito amor, oferece seu amparo, chamando os pecadores ao arrependimento para que sejamos regenerados, nascidos de novo, e que recebamos uma nova vida, uma vida abundante (João 10:10). Isso não é só uma oferta de livramento da condenação: a sua oferta é de adoção. Ele resgata o que estava perdido e o traz para perto de Si, cuidando, amando e protegendo como a um filho verdadeiro. E mais: como filhos, nos tornamos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo (Romanos 8:17).
Somos bem-aventurados por termos sido encontrados quando estávamos perdidos; por termos recebido a vida quando estávamos mortos (Efésios 2:1). Recebemos perdão imerecido e fomos alcançados por uma graça superabundante, além do que podemos compreender. Em reconhecimento a esse amor imensurável, devemos honrar o Pai que nos adotou, vivendo uma vida que seja inteiramente agradável a Ele (Hebreus 11:6).
Como diz uma antiga canção: “Oh, porque Jesus me ama? Eu não posso explicar. Mas a ti também te chama, pois deseja te salvar.” Não ande mais sozinho; há um Pai de Amor pronto para recebê-lo como filho e dar a você a vida mais feliz e bem-aventurada que ninguém jamais poderia conceder (Provérbios 23:26).
Deus lhe abençoe!
“Oh, impressionante, infinito e ousado amor de Deus. Oh, que deixa as noventa e nove só pra me encontrar.” (Isaias Saad)
Aureliano Guimarães Júnior.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.