Jesus e a tradição judaica
1 Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se à volta de Jesus e 2 viram alguns dos seus discípulos a comer com as mãos impuras, isto é, sem lavar as mãos. 3 (Os fariseus e todos os judeus não comem sem lavar as mãos cerimonialmente, apegando-se, assim, à tradição dos líderes religiosos. 4 Quando chegam da rua, não comem sem antes se lavarem. E observam muitas outras tradições, tais como o lavar de copos, jarros e vasilhas de metal7:4 Alguns manuscritos antigos dizem vasos, vasilhas de metal e almofadas da sala de jantar (onde se reclinavam para comer)..)
5 Então, os fariseus e os mestres da lei perguntaram a Jesus: "Por que os teus discípulos não vivem de acordo com a tradição dos líderes religiosos, em vez de comerem o alimento com as mãos impuras?"
6 Ele respondeu: "Bem profetizou Isaías acerca de vocês, hipócritas, como está escrito:
" ‘Este povo honra-me com os lábios,
mas o seu coração está longe de mim.
7 Em vão me adoram.
Os seus ensinamentos não passam de regras
ensinadas por homens.’7:6,7 Is 29:13
8 Vocês negligenciam os mandamentos de Deus e apegam-se às tradições dos homens."
9 E continuou: "Vocês estão sempre a encontrar uma boa maneira de pôr de lado os mandamentos de Deus, a fim de obedecerem7:9 Alguns manuscritos trazem estabelecerem. às vossas tradições! 10 Pois Moisés disse: ‘Honra o teu pai e a tua mãe.’7:10 Êx 20:12; Dt 5:16 e ‘Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe terá que ser executado.’7:10 Êx 21:17; Lv 20:911 Mas vocês afirmam que, se alguém disser ao seu pai ou à sua mãe: ‘Qualquer ajuda que vocês poderiam receber de mim é Corbã’, isto é, uma oferta dedicada a Deus 12 vocês o desobrigam de qualquer dever para com o seu pai ou para com a sua mãe. 13 Assim, vocês anulam a Palavra de Deus por meio da tradição que vocês mesmos transmitiram. E fazem muitas coisas como esta."
14 Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: "Oiçam-me todos e entendam isto: 15 Não há nada fora do homem que, nele entrando, o possa tornar impuro. Pelo contrário, o que sai do homem é que o torna impuro. 16 Se alguém tem ouvidos para ouvir, oiça!"7:16 Alguns manuscritos não trazem o versículo 16.
17 Depois de deixar a multidão e entrar em casa, os discípulos pediram-lhe explicação da parábola. 18 "Será que vocês também não conseguem entender?" — Perguntou-lhes Jesus. — "Não percebem que nada que entre no homem o pode tornar impuro? 19 Porque não entra no seu coração, mas no seu estômago, sendo depois eliminado." Ao dizer isto, Jesus declarou puros todos os alimentos.
20 E continuou: "O que sai do homem é que o torna impuro. 21 Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os homicídios, os adultérios, 22 as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. 23 Todos estes males vêm de dentro e tornam o homem impuro."
Uma mulher siro-fenícia demonstra fé
24 Jesus saiu daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom7:24 Muitos manuscritos não trazem e de Sidom.. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse que ele estava ali. Contudo, não conseguiu manter em segredo a sua presença. 25 De facto, logo que ouviu falar dele, certa mulher, cuja filha estava com um espírito imundo, veio e lançou-se aos seus pés. 26 A mulher era grega, siro-fenícia de origem, e rogava a Jesus para expulsar da sua filha o demónio.
27 Ele lhe disse: "Deixe primeiro que os filhos comam até se fartarem; pois não é correcto tirar o pão dos filhos e o lançar aos cachorrinhos."
28 Ela respondeu: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças."
29 Então, ele lhe disse: "Por causa desta resposta, você pode ir. O demónio já saiu da sua filha."
30 Ela foi para casa e encontrou a sua filha deitada na cama. E o demónio já lhe tinha deixado.
A cura de um surdo e gago
31 A seguir, Jesus saiu dos arredores de Tiro e atravessou Sidom, até ao lago da Galileia e à região de Decápolis. 32 Ali, algumas pessoas trouxeram-lhe um homem que era surdo e mal podia falar, suplicando para que lhe impusesse as mãos.
33 Depois de o levar à parte, longe da multidão, Jesus colocou os dedos nos ouvidos dele. Em seguida, cuspiu e tocou na língua do homem. 34 Então, levantou os olhos para o céu e, com um profundo suspiro, disse-lhe: "Efatá!" Que significa "Abra-se!" 35 Com isto, os ouvidos do homem abriram-se, a língua dele ficou livre e ele começou a falar correctamente.
36 Jesus lhes deu ordem para não contarem isto a ninguém. Contudo, quanto mais ele os proibia, mais eles falavam. 37 O povo ficava simplesmente maravilhado e dizia: "Ele faz tudo muito bem. Faz até o surdo ouvir e o mudo falar."