2 Timóteo 2

1 Meu filho, seja forte por meio da graça que há em Cristo Jesus.

2 Você me ouviu ensinar verdades confirmadas por muitas testemunhas confiáveis. Agora, ensine-as a pessoas de confiança que possam transmiti-las a outros.

3 Suporte comigo o sofrimento, como bom soldado de Cristo Jesus.

4 Nenhum soldado se deixa envolver em assuntos da vida civil, pois se o fizesse não poderia agradar o oficial que o alistou.

5 O atleta não conquista o prêmio se não seguir as regras.

6 E o lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a colher o fruto de seu esforço.

7 Pense no que estou lhe dizendo. O Senhor o ajudará a entender todas essas coisas.

8 Lembre-se de que Jesus Cristo, descendente do rei Davi, ressuscitou dos mortos. Essas são as boas-novas que eu anuncio.

9 E, por causa disso, sofro e estou preso como um criminoso. Mas a palavra de Deus não está presa.

10 Portanto, estou disposto a suportar qualquer coisa se isso trouxer salvação e glória eterna em Cristo Jesus para os que foram escolhidos.

11 Esta é uma afirmação digna de confiança: “Se morrermos com ele, também com ele viveremos.

12 Se perseverarmos, com ele reinaremos. Se o negarmos, ele nos negará.

13 Se formos infiéis, ele permanecerá fiel, pois não pode negar a si mesmo”.

14 Lembre essas coisas a todos e ordene-lhes na presença de Deus que deixem de brigar por causa de palavras. Essas discussões são inúteis e podem causar grave prejuízo a quem as ouve.

15 Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus a quem você serve. Seja um bom trabalhador, que não tem de que se envergonhar e que ensina corretamente a palavra da verdade.

16 Evite conversas tolas e profanas, que só levam a mais comportamentos mundanos.

17 Esse tipo de conversa se espalha como câncer, a exemplo do ocorrido com Himeneu e Fileto.

18 Eles deixaram o caminho da verdade, afirmando que a ressurreição dos mortos já aconteceu, e com isso desviaram alguns da fé.

19 Mas o alicerce sólido de Deus permanece firme, com esta inscrição: “O Senhor conhece quem pertence a ele” e “Todos que pertencem ao Senhor devem se afastar do mal”.

20 Numa casa grande, alguns utensílios são de ouro e de prata, e outros, de madeira e de barro. Os utensílios de mais valor são reservados para ocasiões especiais, e os de menos valor, para uso diário.

21 Se você se mantiver puro, será um utensílio para fins honrosos. Sua vida será limpa, e você estará pronto para que o Senhor da casa o empregue para toda boa obra.

22 Fuja de tudo que estimule as paixões da juventude. Em vez disso, busque justiça, fidelidade, amor e paz, na companhia daqueles que invocam o Senhor com coração puro.

23 Digo mais uma vez: não se envolva em discussões tolas e ignorantes que só servem para gerar brigas.

24 O servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente.

25 Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade.

26 Então voltarão ao perfeito juízo e escaparão da armadilha do diabo, que os prendeu para fazerem o que ele quer.

Copyright© 2017 por Editora Mundo Cristão. Todos os direitos reservados em língua portuguesa. A Nova Versão Transformadora (NVT) e seu logotipo são marcas registradas. Usados com permissão.