1 Esta é a mensagem que Jeremias transmitiu a Baruque, no quarto ano do reinado de Joaquim (filho de Josias), depois dele ter escrito todas as mensagens que Jeremias lhe tinha ditado:
2 Ó Baruque, o Senhor Deus de Israel diz-te:
3 Disseste - Ai de mim! Não tenho eu já bastantes tristezas? E agora o Senhor ainda me acrescenta mais! Estou já cansado do meu próprio gemido e não acho descanso. Portanto diz assim a Baruque: O Senhor tem isto a dizer-te - Destruirei esta nação que eu próprio construí. Derrubarei o que eu próprio estabeleci.
5 Estarás tu a procurar grandes coisas para ti mesmo? Não faças isso! Porque ainda que venha a trazer grandes males sobre todo este povo, proteger-te-ei onde quer que vás. Será esta a tua recompensa.
1 Palavra que falou Jeremias, o profeta, a Baruque, filho de Nerias, escrevendo ele aquelas palavras, num livro, da boca de Jeremias, no ano quarto de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo: 2 Assim diz o Senhor, Deus de Israel, acerca de ti, ó Baruque: 3 Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o Senhor tristeza à minha dor! Estou cansado do meu gemido e não acho descanso. 4 Isto lhe dirás: Assim diz o Senhor: Eis que o que edifiquei eu derribo e o que plantei eu arranco, e isso em toda esta terra. 5 E procuras tu grandezas? Não as busques, porque eis que trarei mal sobre toda a carne, diz o Senhor; a ti, porém, darei a tua alma por despojo, em todos os lugares para onde fores.