1 Escutem! Esta é a vossa condenação! É o Senhor que fala contra Israel e contra Judá - contra toda a família que trouxe do Egipto.

2 De todos os povos da Terra, só a vocês eu escolhi. Por isso tanto mais vos castigarei pelos vossos pecados.

3 Porque, como é que poderemos caminhar juntos, com esses pecados pelo meio?

4 Rugiria eu como um leão se não tivesse razão? E agora, estou pronto para iniciar a vossa destruição. Mesmo um leãozinho, quando ruge, é porque está pronto para comer.

5 Uma ratoeira só se fecha se for pisada; o vosso castigo é bem merecido.

6 Soou o alarme - ouçam e tremam! Porque eu, o Senhor, estou a mandar a catástrofe sobre a vossa terra.

7 Mas, como sempre, primeiramente vos aviso por meio dos meus profetas. É isto que sempre tenho feito.

8 O leão rugiu - tremam e temam. O Senhor Deus anuncia a vossa condenação - não posso recusar proclamá-la.

9 Chamem os líderes assírios de Asdode e os egípcios, dizendo: Levem as vossas cadeiras para o cimo das montanhas de Samaria, para poderem testemunhar o escandaloso espectáculo dos crimes de Israel.

10 O meu povo esqueceu-se do que quer dizer rectidão, diz o Senhor. As suas belas vivendas estão repletas com pilhagens, fruto das suas incursões de bandidismo e de roubo.-

11 Por isso, diz o Senhor Deus, um inimigo se aproxima! Está já a rodeá-los; derribar-lhes-á fortalezas e saqueará as suas belas moradias.

12 Diz o Senhor: Um pastor tentou salvar uma ovelha das garras de um leão; mas não chegou a tempo. Apenas conseguiu tirar-lhe da boca duas pernas e um pedaço de orelha. Assim acontecerá com os israelitas, quando forem finalmente libertados de Samaria - tudo o que conseguirem levar será apenas uma cadeira meio partida e uma almofada já rasgada.

13 Ouçam este anúncio e espalhem-no por todo Israel, diz o Senhor, o Deus dos exércitos celestiais.

14 No mesmo dia em que castigar Israel pelos seus pecados, também destruirei os altares dos ídolos de Betel. Os chifres do altar serão cortados e cairão no chão.

15 Destruirei as belas casas dos ricos - as suas mansões de Inverno, as suas vivendas de Verão; demolirei os palácios de marfim.