42

1 Então Job respondeu a Deus:

2 Sei bem que podes todas as coisas, e que ninguém se te opõe.

3 Perguntaste quem foi que tão loucamentedesacreditou a tua providência. Fui eu. Falei de coisas que ignorava, de que nada sabia,coisas demasiado maravilhosaspara a minha compreensão.

4 Tu dizes: 'Ouve e falarei! Deixa-me pôr-te umas quantas questões!Vê depois e podes responder!' Mas eu quero dizer-te o seguinte:

5 Antes, ouvi falar a teu respeito,mas agora foi como se te tivesse vistocom os meus próprios olhos;

6 por isso me detesto e me arrependo; ponho-me sobre o pó e a cinza.

7 Depois do Senhor ter falado com Job, disse a Elifaz o temanita: Estou zangado contra ti e contra os teus amigos, porque não foram justos no que disseram a meu respeito, ao contrário do meu servo Job, que falou rectamente.

8 Agora peguem em sete bezerros e sete carneiros, vão ter com o meu servo Job e ofereçam holocaustos por vocês; ele orará a vosso favor, e eu aceitarei essa oração; não vos destruirei, como deveria, por causa do vosso pecado, da vossa falha em dizer coisas rectas como o meu servo Job.

9 Assim Elifaz o temanita, Bildade o suita e Zofar o naamatita fizeram conforme o que o Senhor lhes mandara, e o Senhor aceitou a intercessão de Job a favor deles.

10 Quando Job orou pelos seus amigos, o Senhor restaurou-lhe os bens e a felicidade! Com efeito, o Senhor tornou a dar-lhe a dobrar tudo o que dantes possuía!

11 Então todos os seus irmãos, irmãs e antigos amigos vieram ter com ele para o confortarem e consolarem, e festejaram juntos, na sua casa, o bem-estar recuperado; isso o compensou de todas as suas tristezas e provas pelas quais o Senhor o tinha feito passar. Cada um deles trouxe-lhe um presente em dinheiro e um anel de ouro.

12 Desta forma o Senhor abençoou Job, no fim da sua vida, mais do que no princípio. Porque passou a ter 14.000 ovelhas, 6.000 camelos, 1.000 juntas de bois e 1.000 jumentas.

13 Deus deu-lhe igualmente mais outros sete filhos e três filhas. Estas últimas chamavam-se: Jemima, Quezia e Queren.

15 Em toda a terra não houve raparigas tão encantadoras como estas filhas de Job. Seu pai fê-las herdar em igualdade direitos com os seus irmãos.

16 Job viveu, depois disto tudo, mais 140 anos; o suficiente para poder ver os netos e ainda os bisnetos.

17 Por fim faleceu, muito velho, tendo vivido, desta forma, uma vida longa e boa.