Consequências dos Nossos Atos

Sim, cada um dará contas de si mesmo a Deus

Romanos 14:12

7 Dará a vida eterna àqueles que, com perseverança, fazem a sua vontade, procurando a glória invisível, a honra e a vida imortal que ele oferece

8 Mas castigará e será severo para com aqueles que lutam contra a verdade divina e andam em caminhos de maldade; a ira de Deus derramar-se-á sobre eles

9 Haverá tribulação e sofrimento, tanto para os judeus como para os outros povos que continuam no pecado,

10 mas haverá glória, honra e paz para todos os que obedecem a Deus, sejam judeus, sejam gentios.

11 Porque ele a todos trata da mesma maneira.

Romanos 2:6-11

E o resultado da oferta graciosa de Deus é muito diferente do resultado do pecado daquele único homem. Porque o pecado de Adão trouxe o castigo da morte a muitos, enquanto que Cristo gratuitamente tira muitos pecados e oferece em seu lugar a aprovação de Deus

O pecado de um só homem, Adão, fez com que a morte dominasse toda a natureza humana, mas todos os que receberam a maravilhosa graça e justificação de Deus terão, agora, o domínio da vida, através do acto também de um só, Jesus Cristo.

Romanos 5:16,17

Não julguem os outros, se não querem que Deus vos julgue da mesma maneira. Porque a maneira como julgarem e a medida que usarem serão usadas para convosco.

Mateus 7:1,2

Gênesis 9:5

É perigoso uma pessoa fazer levianamente promessas a Deus, e só depois pensar no que disse.

Provérbios 20:25

Contudo, antes disso, Israel será destruída por causa da grande maldade do seu povo.

Miquéias 7:13

Se alguém recusar dar testemunho respeitante a um acto mau de que tenha ouvido falar ou que tenha visto, será culpado.

Levítico 5:1

Mateus 12:36

Terás toda a vantagem em seguir a sabedoria. Mas se a desprezares, terás de suportar as consequências.

Provérbios 9:12

Porque há-de insultar-te o maudizendo que nunca mais pedirás contas?

Senhor, tu vês o que eles andam a fazer. Tomas nota de todas as suas más acções,de toda a tristeza e aflição que têm causado; tu os castigarás. O pobre entrega-se aos teus cuidados. És o auxílio do desamparado.

Salmos 10:13,14

Não tenham pensamentos de ódio para com o vosso irmão. Não deixem de repreender todo aquele que pecar. Não permitam que ele continue nesse caminho, pois serão tão culpados como ele.

Levítico 19:17

Alguém que desobedece a qualquer lei de Deus, mesmo sem ter tido consciência disso, será culpado, e deverá trazer o seu sacrifício dum valor que estimares ter sido o da transgressão em causa. Este sacrifício será um carneiro sem defeito, que será trazido ao sacerdote como uma oferta de culpa; com ele o sacerdote fará o resgate por essa pessoa, para que seja perdoado por aquilo que tiver feito sem o saber. Deverá ser oferecido como uma oferta de culpa, porque sem dúvida que se tornou culpado perante o Senhor.

Levítico 5:17

Ezequiel 23:49

As pessoas prudentes prevêem o mal e procuram evitá-lo; mas os tolos continuam por diante e vêm a sofrer as consequências.

Provérbios 22:3

A palavra de Deus é viva e eficaz. É mais penetrante do que uma espada de dois gumes, chegando à distinção da alma e do espírito, como que à junção de osso e medula. Ela é capaz de distinguir os pensamentos, as intenções do coração.

Não há nada em toda a criação que esteja escondido aos olhos de Deus; pelo contrário tudo está patente e a descoberto perante aquele a quem temos de prestar contas.

Hebreus 4:12,13