Falar

Um empreendimento feito sem o conselho dos que conhecem o assunto falha. São eles que podem dar uma garantia de sucesso.

Provérbios 15:22

No muito falar há sempre grande risco de pecar, mas quem sabe refrear a sua língua é sensato.

Provérbios 10:19

Se um irmão pecar contra ti, vai ter com ele e mostra-lhe a sua falta. Se te ouvir e a confessar, terás ganho outra vez um irmão. Mas, se não o fizer, então leva contigo um ou dois outros e vai ter com ele novamente, provando tudo quanto disseres pela presença dessas testemunhas.

Mateus 18:15

Quem anda metido em mexericos, não faz outra coisa do que espalhar intrigas; mas a pessoa de confiança sabe quando se deve calar.

Provérbios 11:13

Salmos 105:1

Não recitem a mesma oração uma vez, e outra, e outra, como os pagãos fazem, julgando que as orações são mais atendidas pela sua repetição constante. Lembrem-se de que o vosso Pai bem sabe aquilo de que necessitam ainda antes de lho pedirem!=

Mateus 6:7

Frequentemente a morte e a vida dependem da força da linguagem. Por isso quem usa dela terá de pensar bem no alcance e nas consequências do que diz.

Provérbios 18:21

Não paguem o mal com o mal, nem a injúria com a injúria. Pelo contrário, peçam que Deus abençoe esses que vos ferem, pois fomos chamadas para sermos bons para com os outros, e por isso, Deus nos abençoará, com o que nos prometeu.

1 Pedro 3:9

Toda a gente gosta de dar bons conselhos, e como é bom ser-se capaz de dizer aquilo que é preciso, no momento preciso!

Provérbios 15:23

Filhinhos, não amemos só de palavra, ou de aparência, mas em verdade, mostrando-o pelas nossas acções

1 João 3:18

O que sabe controlar o seu espírito sabe também com certeza dominar a língua. Mas quem abre precipitadamente a boca leva tudo à ruína.

Provérbios 13:3

Não feches a boca se puderes contribuir para ajudar os que não sabem ou não têm meios de se defenderem. Não te cales; deves interferir sempre a favor dos necessitados, exigindo que se lhes faça justiça.

Provérbios 31:8

Tudo o que disserem nas trevas será ouvido à luz, e o que segredarem num quarto ecoará pelos telhados!

Lucas 12:3

Uma resposta delicada anula a irritação; as palavras duras suscitam a cólera.

Provérbios 15:1

Todos nós cometemos erros. Quem puder dominar perfeitamente o seu falar poderá considerar-se perfeito e capaz de controlar todo o seu ser

Tiago 3:2

Por isso até o tolo é capaz de passar por esperto, quando sabe ficar quieto; e quando cala a boca, até pode ser tomado por inteligente!

Provérbios 17:28

É agradável ouvir palavras sábias, mas o falar dum louco leva-o à ruína.

Eclesiastes 10:12

Mateus 12:36

Se com a tua boca confessares que Jesus Cristo é o Senhor e no teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo.ÿ

Romanos 10:9

Uma palavra reconfortante é uma árvore de vida. Mas se houver má vontade, logo nasce a discórdia.

Provérbios 15:4

Lucas 6:45

Pela fé, o Espírito nos ajuda nas nossas fraquezas. Porque não sabemos o que devemos pedir, nem como pedir, mas o Espírito pede por nós, e com tal ardor que não há palavras que o possam exprimir. E o Pai, que conhece todos os corações, sabe na verdade o que o Espírito pretende ao interceder em nosso favor, em harmonia com a vontade de Deus.

Romanos 8:26

Todo o dia a minha boca está cheia de louvores a ti.

Salmos 71:8

Saibam isto, irmãos: é melhor ouvir muito e falar pouco. E também ser lento em se irritar.

Tiago 1:19

Não saia da vossa boca nenhuma palavra suja; que tudo o que for dito por vocês sirva de ajuda para o bem e encorajamento daqueles que vos ouvem.

Efésios 4:29