Pais e Filhos

Provérbios 1:8,9

Vocês, os pais, não exasperem os vossos filhos. Antes eduquem-nos seguindo os conselhos e a doutrina do Senhor.

Efésios 6:4

Um filho que maltrata ou que aflige os seus pais torna-se uma vergonha social.

Provérbios 19:26

O pai de um justo terá motivos de grande alegria. Que felicidade o ter-se um filho cheio de bom senso. Por isso não deixes de dar essa alegria aos teus pais, de proporcionar esse prazer a quem te pôs neste mundo!

Provérbios 23:24

Ensina à criança o caminho por onde deve andar, e quando for velho ainda continuará a andar por ele.

Provérbios 22:6

Ouve o teu pai e a tua mãe, que te geraram; não desprezes os seus conselhos, fruto da experiência que os anos já lhes deram.

Provérbios 23:22

Mas se não estiverem dispostos a obedecer ao Senhor, então decidam hoje a quem querem obedecer. Será aos deuses dos vossos antepasados, de além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, aqui desta terra? Pois quanto a mim, eu e a minha casa serviremos o Senhor!

Josué 24:15

Os pais não poderão ser mortos por causa dos pecados dos filhos, nem os filhos pelos dos pais. Cada pessoa que mereça morrer sê-lo-á em razão dos seus próprios crimes.

Deuteronômio 24:16

Para uma pessoa, os seus netos são como que a sua coroa de glória, tal como para um filho o é também seu pai.

Provérbios 17:6

Vocês filhos, porque são do Senhor, obedeçam aos seus pais, pois essa é a atitude justa.-

Honra o teu pai e a tua mãe. Dos dez mandamentos de Deus, este é o primeiro que tem ligado a si uma promessa: para que tenhas uma vida longa e cheia de bênçãos.

Efésios 6:1-3

Para quem amaldiçoa o pai ou a mãe, a sua luz apagar-se-á no meio de densas trevas.

Provérbios 20:20

Honrem o vosso pai e a vossa mãe, para que tenham uma longa vida na terra que o Senhor vosso Deus vos vai dar.

Êxodo 20:12

A repreensão e o castigo ajudam uma criança a aprender na vida. Mas se a deixam inteiramente entregue a si mesma, acaba por ser uma vergonha para os seus pais.

Provérbios 29:15

Deuteronômio 6:6,7

Vocês, os que são pais, se o vosso filho vos pedir pão, dão-lhe porventura uma pedra? Se pedir peixe, dão-lhe uma serpente? Se pedir um ovo, dão-lhe um escorpião? Se mesmo pecadores, como são, vocês dão aos filhos aquilo de que necessitam, quanto mais o vosso pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem!

Lucas 11:11-13

Portanto se alguém não tem cuidado dos seus parentes, principalmente daqueles com quem vive no seu próprio lar, está a contradizer a sua fé; está mesmo a ser pior do que muitos infiéis.

1 Timóteo 5:8

Pelo vosso lado, pais, não exasperem os filhos, o que pode levá-los ao desânimo.

Colossenses 3:21

Os filhos que nos nascem na nossa juventude são como armas nas mãos de um militar competente.

Felizes são os que fazem uma boa provisão deles. Nunca hão-de ficar mal quando tiverem de se confrontar com os adversários.

Salmos 127:3-5

Se recusares disciplinar o teu filho, dás provas de que não o amas devidamente. Porque se o amasses saberias castigá-lo sempre que é preciso.

Provérbios 13:24

Isto explica a razão pela qual um homem deixa o seu pai e a sua mãe e se junta à sua mulher, de tal forma que os dois se tornam um só.

Gênesis 2:24

Quanto aos filhos, devem ser obedientes aos pais, porque é assim que darão alegria ao Senhor.

Colossenses 3:20

Deixem pois que Deus vos discipline; isso só prova que ele vos trata como filhos. Pois não é normal que um pai corrija o seu filho?

Hebreus 12:7

Mas se ela tiver filhos ou netos, a primeira responsabilidade deles é mostrar bondade no seu lar e recompensar os seus pais, cuidando deles. É isto que agrada a Deus.

1 Timóteo 5:4

Feliz é o homem cujo filho tem discernimento; mas a mãe dum desobediente é uma mulher bem triste.

Provérbios 10:1