Pão

32 Jesus disse: Não. Na verdade não foi Moisés quem lho deu, mas meu Pai. Mas, agora, ele oferece-vos o verdadeiro pão do céu. O pão verdadeiro é uma pessoa: é aquele que foi enviado do céu por Deus e que dá a vida ao mundo.

34 Senhor, dá-nos sempre desse pão!

35 Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá fome. Quem crê em mim nunca terá sede.

João 6:32-35

Depois pegou no pão e, dando igualmente graças a Deus por ele, partiu-o e deu-o aos discípulos: Este é o meu corpo, que é dado em vosso favor. Façam isto em memória de mim.

Lucas 22:19

Porque de cada vez que comerem este pão e beberem este vinho estão a anunciar a mensagem da morte do Senhor. Façam pois isto até que ele volte.

1 Coríntios 11:26

Pedimos que o teu reino venha. Que a tua vontade seja feita aqui na Terra, tal como é feita no céu.

Dá-nos o pão para o nosso alimento de hoje.

Mateus 6:9-11

11 E Jeová falou a Moisés: Ouvi a sua revolta. Diz-lhes então: 'ao cair da tarde hão-de ter carne e pela manhã fartar-se-ão de pão; ficarão a saber que eu sou Jeová, o vosso Deus'.

13 Nesse fim de tarde um grande número de codornizes apareceu e cobriu o acampamento. Pela manhã também todo o solo do deserto, ali à volta do acampamento, apareceu molhado de orvalho. E à medida que o orvalho ia desaparecendo ficava no chão algo como uns finos e leves flocos, qualquer coisas como uma espécie de geada.

15 Quando o povo de Israel viu aquilo, perguntou pasmado: Mas que é isto?. E Moisés respondeu-lhes: É o alimento que Jeová vos dá a comer e do qual vos disse para cada um apanhar tanto quanto precisar, uns três litros por cada pessoa duma família.

Êxodo 16:11-15

Felizes são os que recebem os pobres com bondade; serão abençoados porque repartiram com eles o seu próprio prato.

Provérbios 22:9

Foi assim que puderam comer a comida dos anjos, e tanta quanta queriam!

Salmos 78:23-25

Já fui moço, e agora estou velho, mas nunca na minha vida vi o Senhor abandonar aqueles que o amam,nem os seus filhos passarem fome.

Salmos 37:25

Sim, ele humilhou-vos, deixando-vos ter fome e depois alimentando-vos como o maná, comida essa que nem vocês nem os vossos pais tinham conhecido antes. E fez isso para vos dar a entender que o comer não representa tudo na vida; a verdadeira vida vem das palavras de Deus.

Deuteronômio 8:3

5 Chegados ao outro lado do lago, os discípulos notaram que se tinham esquecido de levar comida.

6 Cuidado, avisou Jesus. Acautelem-se do fermento dos fariseus e dos saduceus.

7 E julgaram que ele dissesse isto por se terem esquecido de levar pão.

8 Jesus, porém, lendo nos seus pensamentos, disse-lhes: Homens de pouca fé! Por que se preocupam tanto por não terem comida? Nunca chegaram a compreender? Não se lembram já dos cinco mil que alimentei com cinco pães e dos cestos cheios que sobraram? Ou dos quatro mil que sustentei e do que ainda restou? Como puderam pensar que eu me estivesse a referir à comida? Uma vez mais vos digo: Acautelem-se do fermento dos fariseus e dos saduceus.

12 Só então perceberam que, ao falarem fermento, se referia às doutrinas dos fariseus e dos saduceus.

Mateus 16:5-12

Dá generosamente, porque os teus dons reverterão, mais tarde, a teu favor.

Reparte o que tens com muita gente, porque nos tempos vindouros poderás vir a necessitar de muita ajuda.

Eclesiastes 11:1,2

Mateus 4:4

E aquela comida ficou sendo conhecida como maná . Era uma coisa branca, parecida com a semente de coentro e tinha um sabor a bolo de mel. Moisés deu-lhes mais instruções da parte do Senhor; tiveram de recolher 3 litros do maná para ser guardado para sempre como testemunho, de forma que as gerações futuras pudessem ver o pão com que o Senhor os alimentara no deserto depois de os ter tirado do Egipto. Moisés disse a Arão para arranjar um recipiente e pôr nele três litros de maná, e para o conservar perante o Senhor onde fique através dos tempos. Arão assim fez tal como o Senhor ordenara a Moisés, e foi guardado na arca do testemunho.

Êxodo 16:31

Quando pedimos a bênção de Deus sobre o vinho que tomamos na ceia do Senhor, isso significa que todos os que bebem dele partilham juntos da bênção do sangue de Cristo.

De igual forma, quando na mesma ocasião se reparte o pão para ser comido por todos, isso manifesta que participamos juntamente nos benefícios espirituais do corpo de Cristo. E todos comemos do mesmo pão, mostrando assim que somos parte do corpo único de Cristo.

1 Coríntios 10:16,17

37 Jesus discordou: Dêem-lhe vocês de comer.Com quê? Seria preciso uma fortuna para comprar comida para tanta gente!

38 Quanta comida temos?, perguntou Jesus. Vão ver. Eles voltaram, dizendo que havia cinco pães e dois peixes.

39 Então Jesus disse à multidão que se sentasse. E sentaram-se, na erva verde, em grupos de cinquenta ou cem. 2

41 Tomando os cinco pães e os dois peixes, Jesus ergueu os olhos para o céu e agradeceu a comida. Depois, partindo os pães em pedaços, deu um pouco de pão e de peixe a cada discípulo para que oferecessem ao povo.

42 A multidão comeu até se fartar.

43 Havia cerca de cinco mil homens naquela refeição, e ainda se recolheram doze cestos de sobras.

Marcos 6:37-43

48 Eu sou o pão da vida!

49 Os vossos antepassados, no deserto, comeram o maná e morreram.

50 Mas aqui está o pão que veio do céu e que dá a vida a todo aquele que o come.

51 E eu sou o pão da vida, que veio do céu. Quem comer deste pão viverá para sempre; a minha carne é esse pão, que darei para dar vida à humanidade.

João 6:48-51

Faz crescer a erva que alimenta os animais. Toda a vegetação existe para benefício da humanidade, que assim tira da terra grande parte do seu sustento,

tal como o vinho que lhe alegra o coração,e o azeite que, além do mais, até lhe serve de loção para a pele, e ainda o pão, necessário para lhe renovar as forças diariamente.

Salmos 104:14,15