1 Pedro

K

1 Pedro

  • 1

Sexagésimo livro da Bíblia e vigésimo primeiro do Novo Testamento, nesta primeira carta podemos acompanhar os conselhos de Pedro aos cristãos que estavam dispersos por diversos lugares e que sofriam constantes perseguições. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Pedro.

Ao longo dos cinco capítulos o apóstolo Pedro saúda os cristãos que estavam dispersos no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, lembrando-os de viverem como santos, assim como o Senhor é. Ele também aconselha a todos a que sejam humildes, façam o bem e sujeitem-se às autoridades humanas. “Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior; quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem. Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos (...)”. (1 Pedro 2:13-15)

O apóstolo dá conselhos a serem seguidos por homens e mulheres no casamento e também encoraja todos os cristãos a manterem-se firmes na fé no Senhor, mesmo diante das dificuldades enfrentadas. “Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal. Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito (...)”. (1 Pedro 3:17,18)

Pedro também aconselha os cristãos a amarem uns aos outros, serem hospitaleiros e glorificarem sempre a Deus através de Cristo. Ele os lembra das dificuldades que virão e das perseguições que os cristãos sofrerão. “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis”. (1 Pedro 4:12,13)

Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos dados pelo apóstolo Pedro aos cristãos, lembrando-os das perseguições que sofreriam e encorajando-os a manterem-se firmes na fé em Deus.

“Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus.” (1 Pedro 4:2)

Bíblia Online

Versículos por Tema

Antigo Testamento