Pular para o conteúdo
Publicidade

Ajuda ao próximo

Por Bíblia Online

Ajudar o próximo é mandamento de Deus e expressão prática da fé. A Bíblia ensina que a fé sem obras é morta — e que servir ao menor dos irmãos é servir a Cristo.

Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar."

Então os bons perguntarão: "Senhor, quando foi que o vimos com fome e lhe demos comida ou com sede e lhe demos água? Quando foi que vimos o senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?"

o Rei responderá: "Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos meus irmãos, foi a mim que fizeram."

Se alguém lhe pedir alguma coisa, ; e, se alguém lhe pedir emprestado, empreste.

Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.

Então o povo perguntava:

O que devemos fazer?

Ele respondia:

Quem tiver duas túnicas uma a quem não tem nenhuma, e quem tiver comida reparta com quem não tem.

Vendam tudo o que vocês têm e deem o dinheiro aos pobres. Arranjem bolsas que não se estragam e guardem as suas riquezas no céu, onde elas nunca se acabarão; porque os ladrões não podem roubá-las, e as traças não podem destruí-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, estará o coração de vocês.

O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês.

Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que a sua vida por eles.

Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembrem das palavras do Senhor Jesus: "É mais feliz quem do que quem recebe."

Quando Paulo acabou de falar, ajoelhou-se com os irmãos e orou. Então todos choraram muito e abraçaram e beijaram Paulo. Estavam tristes, especialmente porque ele lhes tinha dito que nunca mais iam vê-lo. Então eles o acompanharam até o navio.

Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas.

O dever de agradar os outros

Nós que somos fortes na devemos ajudar os fracos a carregarem as suas cargas e não devemos agradar a nós mesmos.

Ajudem uns aos outros e assim vocês estarão obedecendo à lei de Cristo.

Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres.

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.

e ação

Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem se ela não vier acompanhada de ações? Será que essa pode salvá-lo? Por exemplo, pode haver irmãos ou irmãs que precisam de roupa e que não têm nada para comer. Se vocês não lhes dão o que eles precisam para viver, não adianta nada dizer: "Que Deus os abençoe! Vistam agasalhos e comam bem." Portanto, a é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.

Se alguém é rico e o seu irmão passando necessidade, mas fecha o seu coração para essa pessoa, como pode afirmar que, de fato, ama a Deus?

Ser bondoso com os pobres é emprestar ao Senhor, e ele nos devolve o bem que fazemos.

Sempre haverá pobres e necessitados no meio do povo, e por isso eu ordeno que vocês sejam generosos com todos eles.

Seja o primeiro