Pular para o conteúdo
Publicidade

O que é a Batalha do Armagedom e como ela acontece?

Por Bíblia Online  - 
Figura de branco num cavalo branco desce das nuvens com cavaleiros sobre exército em campo

O que é a Batalha do Armagedom

A Batalha do Armagedom é o confronto final registrado no livro de Apocalipse, no qual as forças rebeldes da terra se reúnem contra Deus. Não se trata de uma guerra mundial humana ou nuclear que destrói o planeta, mas da intervenção direta e vitoriosa de Jesus Cristo sobre o mal.

O significado e a história de Megido

O termo vem do hebraico Har Megiddo ("monte de Megido"), uma fortaleza estratégica com vista para a planície de Jezreel, no norte de Israel. A região foi o cenário de conflitos decisivos no Antigo Testamento: ali Baraque derrotou os cananeus (Juízes 5:19) e o rei Josias foi morto em combate contra o Egito (2 Reis 23:29).

Pela história de guerras decisivas travadas naquele vale, o nome tornou-se o símbolo do ponto de convergência para o acerto de contas final entre Deus e os poderes do mundo:

O desenrolar do evento no Apocalipse

A reunião dos governantes

Na sexta taça da ira, forças espirituais malignas operam sinais para enganar os líderes políticos da terra e agrupá-los para o grande dia de Deus:

E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs, porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo para os congregar para a batalha, naquele grande Dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.) E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.(Apocalipse 16:13-16)

A intervenção de Cristo

O texto bíblico não descreve uma guerra prolongada ou equilibrada. Jesus surge do céu e vence sem combate físico tradicional — a vitória é consumada pela Sua palavra, representada pela espada que sai de Sua boca:

  • Destino dos líderes: A Besta e o Falso Profeta são capturados e lançados vivos no lago de fogo.

  • Fim da rebelião: O poder dos reis e exércitos que se opuseram a Deus é desfeito de imediato.

E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.

E vi um anjo que estava no sol, e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde e ajuntai-vos à ceia do grande Deus, para que comais a carne dos reis, e a carne dos tribunos, e a carne dos fortes, e a carne dos cavalos e dos que sobre eles se assentam, e a carne de todos os homens, livres e servos, pequenos e grandes.

E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo e ao seu exército. E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.(Apocalipse 19:11-21)

O que a passagem ensina

  1. O mal tem limite: A injustiça e a rebelião humana não continuam indefinidamente; Deus tem uma data estabelecida para intervir.

  2. Vigilância contínua: No meio do anúncio da batalha, em Apocalipse 16:15, Jesus adverte: "Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante".

  3. Vitória certa de Deus: Nenhuma aliança de governantes ou poder espiritual supera o governo divino sobre a história.

Perguntas frequentes

O Armagedom é o fim do mundo por armas nucleares?

Não. A narrativa de Apocalipse não trata de autodestruição ecológica ou bélica da humanidade, mas de um julgamento divino específico sobre a corrupção e os impérios da terra.

Quem são os combatentes no Armagedom?

De um lado estão os governantes e exércitos mundiais mobilizados pela Besta e pelo Falso Profeta; do outro, Jesus Cristo acompanhado pelo exército celestial.

Onde fica Megido atualmente?

Fica no sítio histórico de Tel Megiddo, no Vale de Jezreel, ao norte de Israel.

Seja o primeiro

Este artigo te tocou? Faça uma oração!

+581 estão orando agora.

Junte-se à corrente de oração.