Triunfantes em Cristo
14 E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. 15 Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. 16 Para estes, certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para essas coisas, quem é idôneo? 17 Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus; antes, falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.
A jornada do cristão é marcada por uma vida de vitória. No exercício da fé, muitas vezes impulsionados pela confiança que temos em Deus e na Sua Palavra, somos tomados por arroubos de esperança que nos fazem crer que podemos vencer todas as adversidades. E essa confiança é plenamente fundamentada, pois, como Paulo declara aos Romanos, “somos mais do que vencedores por aquele que nos amou” (Romanos 8:37).
No trecho acima, Paulo nos conduz a uma compreensão ainda mais profunda da guerra espiritual: não apenas vencemos, mas somos triunfantes em Cristo. Apesar de triunfo e vitória serem palavras sinônimas, etimologicamente apresentam nuances diferentes. Vitória, derivada do latim vincere (“dominar”), está mais ligada a um sucesso pessoal ou individual. Triunfo, do latim triumphus (“homenagem a um general vitorioso”), remete ao sucesso nas batalhas e à conquista no contexto de uma guerra. Isso nos leva a perceber que, como crentes, podemos ser mais do que vencedores em nossa vida pessoal, mas como guerreiros do Reino de Deus, somos triunfantes em Cristo Jesus (1 Coríntios 15:57).
O triunfo de Cristo é o nosso triunfo. Sua vitória sobre o mundo, sobre o sistema que se levanta contra nós, e sobre todas as forças que se opõem aos filhos de Deus, torna-nos mais do que triunfantes. É um chamado para vivermos com coragem e confiança, sabendo que nossa vitória e nosso triunfo estão assegurados nEle. Por isso, mesmo diante das dificuldades e dos desafios, podemos permanecer firmes, certos de que em Cristo somos vencedores e triunfantes, refletindo o Seu poder e Sua glória (João 16:33).
Deus lhe abençoe!
“Uma vida cristã vitoriosa não é uma qualidade superior de cristianismo reservada para a elite dos eleitos. É a vida cristã normal para todos os cristãos” (Ronald Dunn).
ORE: Deus Poderoso, Tu nos tens feito triunfantes por meio de Cristo Jesus. Dá-nos discernimento, para que vivamos de maneira vitoriosa em todas as áreas da nossa vida. Amém.
Transformados de glória em glória
Transformação espiritual é um processo contínuo de renúncia e crescimento na fé, refletindo a glória de Deus pela graça de Cristo.
O perdão e a vitória sobre o mal
10 E a quem perdoardes alguma coisa também eu; porque o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás, 11 porque não ignoramos os seus ardis.
A prática do perdão tem como testemunha o próprio Cristo Jesus. Quando se manifesta o perdão entre pessoas, ele é o primeiro a atestar, assim como um tabelião no cartório: certifica, autentica e dá fé daquele ato de reconciliação no céu e na terra (Mateus 16:19).
Não há momento mais poderoso para a Igreja e o Reino de Deus do que quando o perdão é ministrado. Comunidades cristãs valorizam diferentes experiências: estudos bíblicos, manifestações dos dons espirituais, momentos de louvor. Tudo isso é válido quando feito para a glória de Deus. Mas nada se compara ao encontro entre um pecador arrependido e Deus, ou entre um irmão que ofendeu e outro que libera o perdão. Nesses momentos, o inferno é abalado, correntes espirituais são quebradas, algemas rompidas e prisões espirituais abertas (Mateus 6:14).
Quem não perdoa é vencido por Satanás, sucumbe aos seus ardis e se torna escravo do próprio rancor, adoecendo pela mágoa. Negar perdão, mesmo tendo experimentado o perdão de Deus pelo sacrifício de Cristo, é rejeitar a vida que Ele nos concede (Mateus 6:15).
Liberar o perdão não é apenas um ato de nobreza; é a confirmação de que o Espírito Santo habita em nós e que vivemos a vida de Deus, que nos perdoou e nos acolheu como filhos.
Deus lhe abençoe!
“O perdão aplicado a alguém que nos ofende é a forma mais elegante de envergonhar satanás” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus Perdoador, reconhecemos que, se não fosse o teu perdão, estaríamos irremediavelmente perdidos. Ajuda-nos a ser perdoadores, assim como tu és. Amém.
O "sim" e o "amém"
20 Porque todas quantas promessas há de Deus são nele sim; e por ele o Amém, para glória de Deus, por nós. 21 Mas o que nos confirma convosco em Cristo e o que nos ungiu é Deus, 22 o qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.
Deus é fiel à sua Palavra. Ele assumiu consigo mesmo o compromisso de cumpri-la. Não há garantia maior para uma promessa do que esta: se Deus disse “sim”, nós podemos dizer “amém”. Se Deus prometeu, podemos proclamar: “assim será”. Nosso Deus é o Deus da Verdade; seu Filho Jesus é a Verdade; o Espírito Santo é o Espírito da Verdade. Ele é fiador de si mesmo, único capaz de jurar por si, pois não há nada maior que possa servir de garantia à sua Palavra. Deus é a própria garantia do que promete (Hebreus 6:13).
Esse compromisso com a Verdade reflete a sua glória sobre nós. Somos o alvo das suas promessas; e, ao se cumprirem em nós, nos tornamos receptores constantes de milagres de Deus. Alguns são prodígios que ecoam pelo mundo, comprovando a existência e fidelidade de Deus; outros são pequenas experiências do dia a dia, particulares, que nos edificam e fortalecem nossa fé na Palavra do Senhor (Mateus 6:33).
O solo onde Deus constrói é firme. Quem vive pelas promessas de Deus tem a sua casa edificada sobre a Rocha, inabalável. Os que confiam em Deus são comparados ao Monte Sião, que permanece firme para sempre. O Deus de promessa é nosso refúgio e fortaleza; não há motivo para temer, mesmo que a terra se abale ou os mares se revoltem, pois o Senhor dos Exércitos está conosco (Salmos 46:7).
Nosso Deus não é teoria ou ideia abstrata. Ele é real, verdadeiro, fiel e imutável. Quando passamos pelas águas, Ele está conosco; quando atravessamos o fogo, não permitira que sejamos queimados (Isaías 43:2,3).
Deus lhe abençoe!
“Deus leva tão a sério o seu compromisso com a sua Palavra, que as promessas que Ele faz se tornam dívidas que Ele, no tempo certo, irá pagar” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus Fiel, alimenta a nossa esperança, para que continuemos confiando nas tuas promessas. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.