Pular para o conteúdo
Publicidade

Casa de Deus

Por Bíblia Online

A casa de Deus é lugar de adoração, refúgio e encontro com o Sagrado. A Bíblia exalta o tabernáculo, o templo e a igreja como morada do Altíssimo entre seu povo.

A presença de Deus

Quão amáveis são os teus tabernáculos! Uma coisa pedi ao Senhor: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida.

Pois vale mais um dia em teus átrios do que mil.

Eu, antes, quisera estar no limiar da Casa do meu Deus

do que morar nas tendas da perversidade.

Uma coisa pedi a Jeová e a buscarei:

que habite eu na Casa de Jeová todos os dias da minha vida,

para contemplar a formosura de Jeová

e estudar no seu templo.

Feliz é aquele a quem escolhes e achegas,

para que habite em teus átrios.

Seremos satisfeitos com a bondade da tua casa, do santo lugar do teu templo.

Oração para que a paz de Jerusalém continue

Regozijei-me quando me disseram:

Vamos à Casa de Jeová.

Unicamente a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida;

e habitarei na Casa de Jeová por longos dias.

Mas, quanto a mim, eu sou qual verde oliveira na Casa de Deus;

confio na benignidade de Deus para todo o sempre.

Pois o zelo da tua casa me consumiu,

e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim.

O templo

Minha casa será chamada casa de oração. O zelo da tua casa me consumiu. O verdadeiro templo é o corpo do cristão.

A purificação do templo

Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam as pombas e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores.

Jesus purifica o templo

Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas sentados; e, tendo feito um azorrague de cordas, expulsou a todos do templo, as ovelhas bem como os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai uma casa de negócio. Então, se lembraram seus discípulos de que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.

Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual vos foi dado por Deus, e que não sois de vós mesmos?

mas, se eu tardar, para que saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a Igreja do Deus vivo, coluna e apoio da verdade.

Cristo, porém, como filho, sobre a casa de Deus, a qual casa somos nós, se guardarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança.

Nossos pais tiveram no deserto o tabernáculo do Testemunho, como ordenou o que falou a Moisés, dizendo que o fizesse conforme o modelo que tinha visto; o qual também nossos pais, sob a direção de Josué, tendo-o por sua vez recebido, o introduziram na terra, ao conquistá-la das nações que Deus expulsou da presença deles, até os dias de Davi. Este achou graça diante de Deus e pedia o achar um tabernáculo para a casa de Jacó. Salomão, porém, edificou-lhe uma casa. Mas o Altíssimo não habita em casas feitas por mãos; como disse o profeta:

O céu é o meu trono,

e a terra, o escabelo dos meus pés;

que casa me edificareis, diz o Senhor,

ou qual é o lugar do meu repouso?

Não fez, porventura, a minha mão todas essas coisas?

Condenação do culto insincero

Assim diz Jeová: O céu é o meu trono, e a terra é o escabelo dos meus pés. Que casa é essa que me haveis de edificar? E em que lugar será o meu descanso? A minha mão fez todas essas coisas, e assim vieram a ser todas elas, diz Jeová; mas para esse homem olharei, isto é, para aquele que é pobre e de um espírito contrito e que treme da minha palavra.

Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, Jeová está neste lugar; e eu não o sabia. E, temendo, disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar, senão a casa de Deus, é também a porta do céu.

Seja o primeiro