Pular para o conteúdo
Publicidade

Consequências dos nossos atos

Por Bíblia Online

Toda ação tem consequências. A Bíblia ensina que colhemos o que semeamos — para o bem e para o mal. Deus pesará cada palavra e ato no dia do juízo.

Colher o que semear

Cada um prestará contas de si mesmo a Deus. O Senhor julgará as obras e os segredos dos homens com justiça perfeita.

Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.

Deus "retribuirá a cada um conforme o seu procedimento".Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas, para os que buscam os seus próprios interesses, para os que rejeitam a verdade e seguem a injustiça, haverá ira e indignação. Haverá sofrimento e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro, para o judeu e, depois, para o grego, mas glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem: primeiro, para o judeu e, depois, para o grego. Pois Deus não mostra favoritismo.

Não se pode comparar a dádiva de Deus com a consequência do pecado de um homem: por um pecado, veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação. Se, pela transgressão de um , a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus as riquezas da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um homem, Jesus Cristo.

O julgamento do próximo

Não julguem, e não serão julgados. Pois, da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; a medida com que medirem será usada como medida para vocês.

Mas eu digo que, no dia do juízo, os homens darão conta de toda palavra inútil que tiverem falado.

Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que qualquer espada de dois gumes. Ela penetra a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para julgar os pensamentos e as intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo, porém, está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.

Responsabilidade pessoal

Quem é sábio prevê o perigo e se esconde. A Palavra examina os pensamentos e intenções do coração.

O prudente percebe o perigo e busca refúgio,

mas os ingênuos seguem adiante e sofrem as consequências.

Se você for sábio, a sabedoria será a sua recompensa;

se for zombador, sofrerá as consequências sozinho".

É uma armadilha consagrar algo precipitadamente

e pensar nas consequências depois que se fez o voto.

"Se alguém pecar porque, tendo sido testemunha de algo que viu ou soube, não o declarou, sofrerá as consequências da sua iniquidade.

"Se alguém pecar, fazendo o que é proibido em qualquer um dos mandamentos do Senhor, ainda que não o saiba, será culpado e sofrerá as consequências da sua iniquidade.

"Não guarde ódio no coração contra o seu irmão; antes, repreenda com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, você não sofra as consequências de um pecado.

Consequências inevitáveis

A terra deu seu fruto conforme as obras dos que nela habitam. Ninguém escapa do juízo — Deus pesa cada ação.

Mas a terra será desolada por causa dos seus habitantes,

em consequência das suas ações.

Vocês sofrerão o castigo da sua cobiça e as consequências dos seus pecados de idolatria. Então, saberão que eu sou o Soberano Senhor.

Pedirei contas a todo aquele que derramar sangue, tanto a seres humanos como a animais; a cada um pedirei contas do seu semelhante, da vida de cada ser humano pedirei contas.

Por que o ímpio insulta Deus,

dizendo no seu íntimo: "De nada me pedirás contas!"?

Mas tu vês, porque observas a dor e o sofrimento

para tomá-los nas tuas mãos.

A vítima entrega-se a ti;

tu és o auxílio do órfão.

Seja o primeiro