Dai a César o que é de César: o que significa?
O que significa "Dai a César o que é de César"
A frase significa que o cristão deve cumprir com retidão seus deveres civis, mas jamais entregar ao Estado a adoração, a obediência cega e a lealdade que pertencem exclusivamente a Deus. Jesus pronunciou essas palavras em Mateus 22:21, ao responder a uma armadilha sobre o pagamento de tributos ao imperador romano.
Disseram-lhe eles: De César. Então, ele lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus, o que é de Deus.(Mateus 22:21)
Os líderes religiosos tentavam encurralar Jesus: se Ele dissesse para pagar o tributo, seria visto como traidor da nação judaica perante a ocupação romana; se dissesse para não pagar, seria denunciado como rebelde às autoridades de Roma.
Jesus pediu uma moeda e perguntou de quem eram o rosto e a inscrição gravados nela. Diante da resposta de que eram de César, Ele estabeleceu a distinção: a moeda traz a marca do imperador e pertence à esfera civil do governo; o ser humano, criado à imagem de Deus, pertence por inteiro ao Criador.
O dever do cristão perante as autoridades civis
O ensino de Jesus não incentiva a revolta contra a ordem pública nem a fuga da responsabilidade cívica. O apóstolo Paulo retoma esse mesmo princípio em Romanos 13:7, mostrando que honrar os compromissos com a sociedade faz parte da vida cristã:
Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.(Romanos 13:7)
Pagar impostos e agir com honestidade na vida pública não é concessão moral, mas dever bíblico de cidadania.
A fronteira entre o governo terreno e o Senhorio de Deus
O equilíbrio bíblico entre cidadania e fé aparece de forma concentrada em 1 Pedro 2:17:
Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.(1 Pedro 2:17)
O texto orienta tratar as autoridades com o devido respeito, mas reserva o temor apenas ao Senhor. As obrigações com o Estado são legítimas dentro da sua função de manter a justiça e a ordem, mas são sempre limitadas: o dinheiro do tributo pode ter a estampa de César, mas a alma, a consciência e a vida pertencem a Deus.
Este artigo te tocou? Faça uma oração!
+581 estão orando agora.
Junte-se à corrente de oração.