O papel da mulher
A Bíblia honra a mulher como colaboradora essencial no plano de Deus. De Provérbios 31 às mulheres do Novo Testamento, a Escritura celebra a sabedoria, a força e a fé feminina.
A mulher virtuosa
Mulher virtuosa, quem a achará? Seu valor excede o de rubis. Ela é sábia, trabalhadora, generosa e temida pelo Senhor.
Elogio da mulher forte
Quem poderá encontrar a mulher forte? Ela vale muito mais do que pérolas.
Seu marido confia nela e não deixa de encontrar vantagens.
Ela traz para ele a felicidade e não a desgraça, em todos os dias de sua vida.
Ela adquire lã e linho, e suas mãos trabalham com prazer.
Ela é como navio mercante, que importa de longe a provisão.
Ela se levanta ainda quando é noite, para alimentar a família e dar ordens às empregadas.
Ela examina um terreno e o compra, e com o ganho do seu trabalho planta uma vinha.
Ela se prepara para o trabalho com disposição, e põe em ação a força dos seus braços.
Ela sabe dar valor ao seu trabalho, e mesmo de noite sua lâmpada não se apaga.
Ela estende a mão ao fuso, e com os dedos sustenta a roca.
Ela abre as mãos para o pobre e estende o braço para o indigente.
Ela fabrica tecidos para vender, e fornece cinturões para os comerciantes.
Ela se veste de força e dignidade, e sorri para o futuro.
Ela abre a boca com sabedoria, e sua língua ensina com bondade.
Ela supervisiona o andamento da casa, e seu alimento é fruto do seu trabalho.
A mulher sábia constrói o seu lar; a insensata o destrói com as próprias mãos.
Exortação a evitar os maus
Meu filho, escute a disciplina de seu pai, e não despreze o ensinamento de sua mãe,
Beleza interior
A beleza verdadeira não é exterior, mas o caráter incorruptível de um espírito manso e tranquilo. Isso tem grande valor diante de Deus.
Esposas e maridos
Do mesmo modo, vocês, mulheres, submetam-se aos seus maridos. Assim, se alguns são rebeldes à Palavra, a conduta de suas mulheres poderá ganhá-los sem palavras,
ao notarem o recato cuidadoso da conduta de vocês.
Que o enfeite de vocês não seja de coisas exteriores, como penteado, uso de joias de ouro ou roupas finas,
mas de qualidades internas, isto é, o enfeite inalterável de caráter suave e sereno. Isso sim é coisa preciosa diante de Deus.
De fato, era assim que se enfeitavam as santas mulheres de outrora, que punham sua esperança em Deus, submissas a seus maridos.
É o que vemos em Sara: ela foi obediente a Abraão, chamando-o de senhor. Vocês se tornarão filhas de Sara se praticarem o bem e não se deixarem dominar pelo medo.
Do mesmo modo, vocês, maridos, sejam compreensivos na vida conjugal, mostrando consideração para com as esposas, por serem de constituição mais delicada e também por serem herdeiras como vocês do dom da vida. Assim, a oração de vocês não ficará sem resposta.
Quanto às mulheres, que elas tenham roupas decentes e se enfeitem com pudor e modéstia. Não usem tranças, nem objetos de ouro, pérolas ou vestuário suntuoso;
Também as mulheres devem ser dignas de respeito, não maldizentes, ajuizadas, fiéis em todas as coisas.
Parceria e dignidade
Deus criou homem e mulher à sua imagem. A mulher não é inferior, mas parceira e co-herdeira da graça da vida.
E Deus criou o homem à sua imagem; à imagem de Deus ele o criou; e os criou homem e mulher.
E Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam fecundos, multipliquem-se, encham e submetam a terra; dominem os peixes do mar, as aves do céu e todos os seres vivos que rastejam sobre a terra".
A criação da mulher
Javé Deus disse: "Não é bom que o homem esteja sozinho. Vou fazer para ele uma auxiliar que lhe seja semelhante".
Javé Deus disse então para a mulher: "Vou fazê-la sofrer muito em sua gravidez: entre dores, você dará à luz seus filhos; a paixão vai arrastar você para o marido, e ele a dominará".
Portanto, diante do Senhor, a mulher é inseparável do homem, e o homem da mulher.
Pois, se a mulher foi tirada do homem, o homem nasce da mulher, e tudo vem de Deus.
Mulheres, sejam submissas a seus maridos, como ao Senhor.
De fato, o marido é a cabeça da esposa, assim como Cristo, salvador do Corpo, é a cabeça da Igreja.
E assim como a Igreja está submissa a Cristo, assim também as mulheres sejam submissas em tudo aos maridos.
As mulheres idosas também devem comportar-se como convém a pessoas sensatas: não sejam caluniadoras, nem escravas de bebida excessiva;
pelo contrário, sejam capazes de dar bons conselhos, de modo que as recém-casadas aprendam com elas a amar seus maridos e filhos,
a ser ajuizadas, castas, boas donas-de-casa, submissas a seus esposos, amáveis, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada.