1 Além disso, irmãos, eu vos declaro o evangelho que vos tenho pregado, o qual também recebestes, e no qual também estais firmes;

2 pelo qual também sois salvos, se o guardardes na memória o que vos preguei, se não crestes em vão.

3 Porque eu vos entreguei primeiramente o que também recebi; como que Cristo morreu por nossos pecados, de acordo com as escrituras;

4 e que foi sepultado, e que ele ressuscitou ao terceiro dia, de acordo com as escrituras;

5 e que ele foi visto por Cefas, e então pelos doze;

6 após isto, ele foi visto por cerca de quinhentos irmãos de uma vez, dos quais grande parte permanece até agora mas alguns já dormem.

7 Após isto, ele foi visto por Tiago, então por todos os apóstolos.

8 E, por último de todos, ele também foi visto por mim, como a alguém nascido fora do tempo devido.

9 Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno para ser chamado apóstolo, porque eu persegui a igreja de Deus.

10 Mas pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça que foi concedida a mim não foi em vão; mas eu trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo.

11 Portanto, quer seja eu ou eles, assim nós pregamos, e assim tendes crido.

12 Ora, embora se pregue que Cristo ressuscitou dos mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?

13 Mas se não há ressurreição de mortos, então Cristo não ressuscitou;

14 e, se Cristo não ressuscitou, então é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

15 Sim, e somos considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual ele não ressuscitou, se é que os mortos não ressuscitam.

16 Porque, se os mortos não ressuscitam, então Cristo não ressuscitou;

17 e, se Cristo não ressuscitou, a vossa fé é vã, e ainda estais nos vossos pecados.

18 E também os que dormiram em Cristo pereceram.

19 Se apenas nesta vida temos esperança em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens.

20 Mas, agora é Cristo ressuscitado dos mortos, tornando-se as primícias dos que dormem.

21 Pois desde que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.

22 Porque, assim como em Adão todos morrem, igualmente também em Cristo todos serão vivificados.

23 Mas cada homem em sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda.

24 Então virá o fim, quando ele tiver entregue o reino a Deus, ao Pai, e quando ele tiver derrubado todo o governo, e toda a autoridade, e poder.

25 Pois ele deve reinar, até que ele tenha colocado todos os inimigos debaixo de seus pés.

26 O último inimigo que será destruído é a morte.

27 Porque ele colocou todas as coisas debaixo de seus pés. Mas, quando ele diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, está claro que exclui-se aquele que colocou todas as coisas sob ele.

28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então o mesmo Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus possa ser tudo em todos.

29 Do contrário, o que farão os que são batizados pelos mortos, se de modo algum os mortos ressuscitam? Por que então eles são batizados pelos mortos?

30 E por que estamos nós em perigo a toda hora?

31 Eu protesto pela alegria que eu tenho em Cristo Jesus, Senhor nosso, cada dia morro.

32 Se da maneira do homem eu lutei contra animais em Éfeso, que vantagem tenho, se os mortos não são ressuscitados? Comamos e bebamos, pois amanhã morreremos.

33 Não se engane: As comunicações malignas corrompem as boas maneiras.

34 Despertai para a justiça e não pequeis; porque alguns não têm o conhecimento de Deus; eu falo isto para vossa vergonha.

35 Mas alguns homens dirão: Como são ressuscitados os mortos, e com que corpo eles virão?

36 Tolo; o que tu semeias não é despertado, se não morrer;

37 e, quando tu semeias, não semeias o corpo que será; mas um grão desnudo, pode ser de trigo ou de algum outro grão;

38 mas Deus dá-lhe o corpo como lhe agrada, e a cada semente o seu próprio corpo.

39 Nem toda carne é a mesma carne; mas há um tipo de carne dos homens, e outra carne dos animais, outra dos peixes, e outra das aves.

40 Há também corpos celestes, e corpos terrestres, mas a glória dos celestes é uma, e a glória dos terrestres é outra.

41 Há uma glória do sol, e outra glória da lua, e outra glória das estrelas; porque uma estrela difere de outra estrela em glória.

42 Assim também é a ressurreição dos mortos. É semeado na corrupção, e ressuscitado em incorrupção;

43 é semeado na desonra, e ressuscitado em glória. É semeado na fraqueza, e ressuscitado em poder;

44 é semeado no corpo natural, e ressuscitado no corpo espiritual. Se há um corpo natural, há corpo espiritual.

45 E assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão, foi feito em espírito vivificante.

46 Mas não é primeiro o que é espiritual, mas o que é natural; e depois o que é espiritual.

47 O primeiro homem é da terra, terreno; o segundo homem é o Senhor, do céu.

48 Tal qual o terreno, tais são também os terrenos; e tal qual o celestial, tais são também os celestiais.

49 E assim como temos portado a imagem do terreno, assim também portaremos a imagem do celestial.

50 Agora digo-vos isto, irmãos: Que carne e sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados,

52 em um momento, em um piscar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.

53 Porque é necessário que este corruptível seja revestido de incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

54 E, quando este corruptível tiver sido revestido de incorruptibilidade, e isto que é mortal tiver sido revestido de imortalidade, então se cumprirá provérbio, que está escrito: A morte foi tragada em vitória.

55 Ó morte, onde está o teu ferrão? Ó sepultura, onde está a tua vitória?

56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

A ressurreição de Cristo

1 Agora, irmãos, quero que lembrem do evangelho que eu anunciei a vocês, o qual vocês aceitaram e no qual continuam firmes. 2 A mensagem que anunciei a vocês é o evangelho, por meio do qual vocês são salvos, se continuarem firmes nele. A não ser que não tenha adiantado nada vocês crerem nele.

3 Eu passei para vocês o ensinamento que recebi e que é da mais alta importância: Cristo morreu pelos nossos pecados, como está escrito nas Escrituras Sagradas; 4 ele foi sepultado e, no terceiro dia, foi ressuscitado, como está escrito nas Escrituras; 5 e apareceu a Pedro e depois aos doze apóstolos. 6 Depois apareceu, de uma só vez, a mais de quinhentos seguidores, dos quais a maior parte ainda vive, mas alguns já morreram. 7 Em seguida apareceu a Tiago e, mais tarde, a todos os apóstolos.

8 Por último, depois de todos, ele apareceu também a mim, como para alguém nascido fora de tempo. 9 De fato, eu sou o menos importante dos apóstolos e até nem mereço ser chamado de apóstolo, pois persegui a Igreja de Deus. 10 Mas pela graça de Deus sou o que sou, e a graça que ele me deu não ficou sem resultados. Pelo contrário, eu tenho trabalhado muito mais do que todos os outros apóstolos. No entanto não sou eu quem tem feito isso, e sim a graça de Deus que está comigo. 11 Assim, não importa se a mensagem foi entregue por mim ou se foi entregue por eles; o importante é que foi isso que todos nós anunciamos, e foi nisso que vocês creram.

A nossa ressurreição

12 Se a nossa mensagem é que Cristo foi ressuscitado, como é que alguns de vocês dizem que os mortos não vão ressuscitar? 13 Se não existe a ressurreição de mortos, então quer dizer que Cristo não foi ressuscitado. 14 E, se Cristo não foi ressuscitado, nós não temos nada para anunciar, e vocês não têm nada para crer. 15 E mais ainda: nesse caso estaríamos mentindo contra Deus, porque afirmamos que ele ressuscitou Cristo. Mas, se é verdade que os mortos não são ressuscitados, então Deus não ressuscitou Cristo. 16 Porque, se os mortos não são ressuscitados, Cristo também não foi ressuscitado. 17 E, se Cristo não foi ressuscitado, a fé que vocês têm é uma ilusão, e vocês continuam perdidos nos seus pecados. 18 Se Cristo não ressuscitou, os que morreram crendo nele estão perdidos. 19 Se a nossa esperança em Cristo só vale para esta vida, nós somos as pessoas mais infelizes deste mundo.

20 Mas a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados. 21 Porque, assim como por meio de um homem veio a morte, assim também por meio de um homem veio a ressurreição. 22 Assim como, por estarem unidos com Adão, todos morrem, assim também, por estarem unidos com Cristo, todos ressuscitarão. 23 Porém cada um será ressuscitado na sua vez: Cristo, o primeiro de todos; depois os que são de Cristo, quando ele vier; 24 e então virá o fim. Cristo destruirá todos os governos espirituais, todas as autoridades e poderes e entregará o Reino a Deus, o Pai. 25 Pois Cristo tem de reinar até que Deus faça com que ele domine todos os inimigos. 26 O último inimigo que será destruído é a morte. 27 As Escrituras Sagradas dizem: "Deus pôs todas as coisas debaixo do domínio dele." É claro que dentro das palavras "todas as coisas" não está o próprio Deus, que põe tudo debaixo do domínio de Cristo. 28 Mas, quando tudo for dominado por Cristo, então o próprio Cristo, que é o Filho, se colocará debaixo do domínio de Deus, que pôs todas as coisas debaixo do domínio dele. Então Deus reinará completamente sobre tudo.

29 Pensem agora nas pessoas que são batizadas em favor dos mortos : o que é que elas esperam conseguir? Se os mortos não são ressuscitados, por que é que essas pessoas se batizam em favor deles? 30 E, quanto a nós, por que é que nos colocamos em perigo a toda hora? 31 Irmãos, eu enfrento a morte todos os dias. Se afirmo isso, é pelo orgulho que tenho de vocês, pois estamos todos unidos com Cristo Jesus, o nosso Senhor. 32 Aqui em Éfeso eu lutei contra inimigos como se lutasse contra animais selvagens. E, se fiz isso somente por interesses humanos, o que foi que eu consegui com isso? Se é verdade que os mortos não são ressuscitados, façamos o que diz o ditado: "Comamos e bebamos porque amanhã morreremos." 33 Não se enganem: "As más companhias estragam os bons costumes." 34 Comecem de novo a viver uma vida séria e direita e parem de pecar. Para fazer com que vocês fiquem envergonhados, eu digo o seguinte: alguns de vocês não conhecem a Deus.

A ressurreição do corpo

35 Mas alguém perguntará: "Como é que os mortos são ressuscitados? Que tipo de corpo eles vão ter?" 36 Seu tolo! Quando você semeia uma semente na terra, ela só brota se morrer. 37 E o que foi semeado é apenas uma semente, talvez um grão de trigo ou outra semente qualquer e não o corpo já formado da planta que vai crescer. 38 Deus dá a essa semente o corpo que ele quer e dá a cada semente um corpo próprio.

39 E a carne dos seres vivos não é toda do mesmo tipo. Os seres humanos têm um tipo de carne; os animais, outro; os pássaros, outro; e os peixes, ainda outro.

40 Há também corpos do céu e corpos da terra. Existe um tipo de beleza que pertence aos corpos celestes, e há outro que pertence aos corpos terrestres. 41 O sol tem o seu próprio brilho; a lua, outro brilho; e as estrelas têm um brilho diferente. E mesmo as estrelas têm diferentes tipos de brilho.

42 Pois será assim quando os mortos ressuscitarem. Quando o corpo é sepultado, é um corpo mortal; mas, quando for ressuscitado, será imortal. 43 Quando ele é sepultado, é feio e fraco; mas, quando for ressuscitado, será bonito e forte. 44 Quando é sepultado, é um corpo material; mas, quando for ressuscitado, será um corpo espiritual. É claro que, se existe um corpo material, então tem de haver também um corpo espiritual. 45 Porque as Escrituras Sagradas dizem: "Adão, o primeiro homem, foi criado como ser vivo." Mas o último Adão, Jesus Cristo, é o Espírito que dá vida. 46 Não é o espiritual que vem primeiro, mas sim o material; depois é que vem o espiritual. 47 O primeiro homem foi feito do pó da terra; o segundo veio do céu. 48 Os que pertencem à terra são como aquele que foi feito do pó da terra; os que pertencem ao céu são como aquele que veio do céu. 49 Assim como somos parecidos com o homem feito do pó da terra, assim também seremos parecidos com o Homem do céu.

50 Meus irmãos, o que eu quero dizer é isto: o que é feito de carne e de sangue não pode ter parte no Reino de Deus, e o que é mortal não pode ter a imortalidade.

51 Escutem bem este segredo: nem todos vamos morrer , mas todos nós vamos ser transformados, num instante, 52 num abrir e fechar de olhos, quando tocar a última trombeta. Ela tocará, os mortos serão ressuscitados como seres imortais, e todos nós seremos transformados. 53 Pois este corpo mortal precisa se vestir com o que é imortal; este corpo que vai morrer precisa se vestir com o que não pode morrer. 54 Assim, quando este corpo mortal se vestir com o que é imortal, quando este corpo que morre se vestir com o que não pode morrer, então acontecerá o que as Escrituras Sagradas dizem:

"A morte está destruída!

A vitória é completa!"

55 "Onde está, ó morte, a sua vitória?

Onde está, ó morte,

o seu poder de ferir?"

56 O que dá à morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei. 57 Mas agradeçamos a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo!

58 Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito.