Castigo divino, o remédio para curar da infidelidade
7 Hicieron, pues, los hijos de Israel lo malo en ojos del SEÑOR; y olvidados del SEÑOR su Dios, sirvieron a los baales, y a Astarot.
8 Y la saña del SEÑOR se encendió contra Israel, y los vendió en manos de Cusan-risataim rey de Mesopotamia; y sirvieron los hijos de Israel a Cusan-risataim ocho años.
9 Y clamaron los hijos de Israel al SEÑOR; y el SEÑOR despertó un salvador a los hijos de Israel y los libró; es a saber , a Otoniel hijo de Cenaz, hermano menor de Caleb.
Uma das maiores demonstrações da infinita misericórdia de Deus é Sua constante disposição de restaurar o Seu povo, mesmo depois de repetidas quedas. Não bastasse a narrativa apresentada no Pentateuco e no livro de Josué, em Juízes vemos o povo de Deus desviando-se novamente, adorando outros deuses e transgredindo a Lei do Senhor. Mas bastava que reconhecessem seu pecado e buscassem humildemente a Deus, e Ele perdoava e restaurava aqueles de dura cerviz (Lamentações 3:22).
Deus não castiga Seus filhos por ódio ou desejo de vingança. Ele não é guiado por sentimentos humanos, não guarda mágoa nem nutre rancor. Está sempre pronto a perdoar o pecador, levantar o caído e restaurar o quebrantado. Entretanto, não abre mão de Sua justiça e não hesita em corrigir aqueles que ama, para que reconheçam o erro e sejam reconduzidos ao caminho da retidão (Hebreus 12:6,7).
O objetivo de Deus é sempre o bem de Seus filhos, independentemente das circunstâncias em que se encontrem. Todavia, assim como em uma cirurgia em que a anestesia não faz efeito, a correção e o castigo inevitavelmente causam dor, sofrimento e lágrimas. A boa notícia é que, após o castigo, uma vez arrependidos, somos levantados por Deus para viver em novidade de vida (Romanos 6:4).
Devemos olhar para o exemplo da justiça de Deus sobre Seus filhos no passado, para que hoje não caiamos no erro de desobedecê-Lo e sermos alvo de Seu castigo.
Deus lhe abençoe!
“O castigo é a oportunidade que Deus tem para nos livrar de defeitos que nos levariam à destruição” (Aureliano Jr.).
ORE: Deus misericordioso, ajuda-nos a suportar Teu castigo quando pecamos e a sermos gratos pela Tua graça quando somos restaurados. Amém.
O poder da sabedoria
O artigo destaca a sabedoria divina de Débora, uma profetisa que julgava e liderava com sabedoria em uma sociedade predominantemente masculina.
Nada pode parar quem anda com Deus!
5 Y Josué dijo al pueblo: Santificaos, porque el SEÑOR hará mañana entre vosotros maravillas.
7 Entonces el SEÑOR dijo a Josué: Desde este día comenzaré a hacerte grande delante de los ojos de todo Israel, para que entiendan que como fui con Moisés, así seré contigo.
16 Las aguas que descendían de arriba, se pararon como en un montón bien lejos de la ciudad de Adam, que está al lado de Saretán; y las que descendían al mar de los llanos, al mar Salado, se acabaron y fueron partidas; y el pueblo pasó en derecho de Jericó.
Quão bem-aventurado é aquele que ouve a voz de Deus e atende à Sua ordem! Josué não hesitou diante da convocação divina, da Palavra de Deus e do Seu incentivo. Ele reuniu o povo em torno das promessas que Deus fizera aos seus pais e deu continuidade à missão iniciada por Moisés: levar o povo à terra prometida. Mas um novo desafio surgia, e mais um obstáculo se interpunha entre eles e a terra que Deus jurou lhes dar: a multidão de israelitas estava diante do rio Jordão, transbordando a ponto de desbordar (Josué 3:15).
A travessia daquele rio caudaloso, com correntezas fortes, parecia ser ainda mais desafiadora do que o próprio Mar Vermelho. Como Deus faria para dividir as águas novamente? Mas o poder de Deus não conhece limites quando se trata de cumprir Seu propósito! Quando os sacerdotes, carregando a arca, tocaram com os pés nas águas turbulentas, elas cederam, pararam de seguir em frente e começaram a se amontoar, permitindo que todo o povo passasse a pés enxutos. Um milagre verdadeiramente poderoso (Josué 3:17)!
Muitas vezes somos desafiados a confiar em Deus em nossa jornada. Há momentos em que os obstáculos parecem intransponíveis, e cada dificuldade nos faz sentir que a caminhada está por terminar. Nessas horas, devemos sempre nos lembrar de quem é o Deus que nos conduz pelo deserto da vida: o Senhor Forte e Poderoso (Salmos 24:10,8,9)!
Deus lhe abençoe!
“O segredo, para o homem, não é começar, mas perseverar” (Provérbio Curdo).
ORE: Senhor Todo-Poderoso, ajuda-nos a ser fiéis a Ti, para que possamos andar Contigo todos os dias de nossa vida. Amém.
Prontos para continuar!
1 Y aconteció después de la muerte de Moisés siervo del SEÑOR, que El SEÑOR habló a Josué hijo de Nun, criado de Moisés, diciendo:
2 Mi siervo Moisés ha muerto; levántate pues ahora, y pasa este Jordán, tú y todo este pueblo, a la tierra que yo les doy a los hijos de Israel.
A história bíblica é a narrativa de gerações que, uma após a outra, têm dado continuidade ao propósito divino de anunciar o Reino de Deus na terra e a vida eterna por meio de Cristo Jesus. Nenhuma geração, desde o primeiro casal, pode se considerar detentora de um novo propósito independente da anterior. O próprio Jesus afirmou que não veio abolir a Lei nem os profetas, mas cumprir o que eles anunciaram. Ele jamais seria compreendido se a Lei e os profetas fossem ignorados (João 5:39).
Moisés havia sido recolhido pelo Senhor, encerrando sua missão. Todavia, o propósito de Deus não terminou com ele. Era necessário que outro fosse levantado para dar continuidade àquilo que o Senhor havia estabelecido para o seu povo. Deus não enviou um anjo nem outro ser espiritual invisível para cumprir essa tarefa, escolheu Josué, um homem de fé e coragem, para essa árdua e honrosa missão (Josué 1:5).
Josué, contudo, não foi deixado à própria sorte. Deus se apresentou a ele com as credenciais do Todo-Poderoso, garantindo-lhe presença, direção e vitória. O Senhor o animou com palavras de bênção, prometendo-lhe a mesma graça e poder concedidos a Moisés. A única condição era que Josué permanecesse fiel à Lei do Senhor e se esforçasse com coragem e perseverança, para que fosse bem-sucedido em todas as suas jornadas (Josué 1:8,9).
Esse exemplo nos inspira a estar prontos para continuar a obra de Deus. A missão do Reino não terminou; ela é renovada a cada geração. Cabe a nós seguir em frente com fidelidade, coragem e determinação, dando sequência ao propósito divino na terra.
Deus lhe abençoe!
“A cada geração que se levanta, uma missão comum a todos é renovada: dar continuidade ao propósito de Deus.” (Aureliano Jr.)
ORE: Deus, dá-nos graça para continuar a obra que os fiéis do passado começaram. Que sejamos uma geração diligente e comprometida com a missão que confiaste à tua Igreja! Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.