Dia Perfeito
18 Mas la vereda de los justos es como la luz del lucero, que va en aumento hasta que el día es perfecto.
A vida de quem pratica a Justiça é preciosa para Deus, porque ele é Justo (Salmos 145:17). Parece uma incongruência se admitir que Deus valoriza tanto a justiça humana, pois a Humanidade caiu da graça de Deus, e suas Justiças são comparáveis a trapos de imundícia (Isaías 64:6)...
Como conciliar o fato de que, sendo maus, com uma justiça desprezível, cheios de iniquidade, os seres humanos tenham a atenção de Deus? Como explicar que o Deus Santo, que odeia a iniquidade, volta os seus olhos para as pessoas, dando atenção a seus atos de justiça? A resposta não está na justiça humana, mas na Justificação que, através do sacrifício de Cristo Jesus, é oferecida a todas as pessoas.
Justificação é o ato de transformar o injusto em justo - um processo impossível a partir de quem está em estado de injustiça, ou que tenha uma justiça pessoal reprovável. E esta é a situação da Humanidade: "não há um justo, nenhum sequer" (Romanos 3:10)!
A solução para o problema da ineficácia da justiça humana está no sacrifício de Cristo Jesus: pela sua morte, ele comprou tantos quantos se arrependerem da sua justiça reprovável e o confessarem como Senhor. Ele, então, se investe da condição de Advogado, e nos defende da condenação, nos tornando justos diante de Deus!
A partir daí, a Luz de Deus começa a brilhar em nós; nos tornamos sal da terra, e luz do mundo (Mateus 5:13); pelo nosso testemunho, levamos a Luz de Cristo Jesus ao mundo; e, como o sol, que brilha mais e mais até que ao meio-dia alcança a perfeição, sem sombras distorcidas, nós, uma vez iluminados, começamos a crescer na Graça e no conhecimento que há em Cristo Jesus, até nos tornarmos, assim como é o sol do meio-dia, em “dia perfeito” (2 Pedro 3:18)!
Não sofra mais o peso das suas culpas passadas, nem se envergonhe pela justiça reprovável que lhe pesa a consciência; constitua Cristo Jesus como seu Amoroso Advogado. Ele lhe justifica e livra você da terrível condenação eterna. Ele pode, pelo seu poder Justificador, lhe tornar um Dia Perfeito!
Deus lhe abençoe!
"De quanto no mundo tenho visto, o resumo se abrange nestas cinco palavras: não há justiça sem Deus.” - Rui Barbosa.
Caminhando na Tempestade
A humanidade enfrenta contínuos conflitos e sofrimentos. Deus, pacientemente, busca resgatar vidas preciosas, oferecendo refúgio e força contra o mal.
A necessidade do avivamento
2 Oh SEÑOR, he oído tu palabra, y temí. Oh SEÑOR, aviva tu obra en medio de los tiempos, En medio de los tiempos hazla conocer; En la ira acuérdate de la misericordia.
O ser humano é um inconstante por natureza; está sempre mudando, seja evoluindo, ou involuindo. Somos influenciáveis, e somos atraídos por coisas que podem apagar a nossa fé. Isso nos leva a desgastes que precisam ser contidos, por um constante exame de consciência em busca de mudança de paradigmas.
Como uma parede bem pintada, que precisa ser revisitada pela tinta que a coloriu; como uma planta que em intervalos regulares precisa ser podada, a nossa vida precisa sempre experimentar um processo de renovação. Nós somos seres em constante aperfeiçoamento (Provérbios 4:18)!
E o relacionamento com Deus não é diferente: somos pecadores; carregamos ainda as consequências da queda (Romanos 3:23); e, pela Fé, abraçamos a eficácia do sacrifício de Cristo Jesus. Esse processo é espiritual, e deve ser cultivado com o zelo que um jardineiro cuida de uma planta sensível. Não somos uma fortaleza; muito pelo contrário, ainda somos sujeitos ao pecado.
Avivamento é o processo de dar vida ao que não está com a vivacidade que deveria. Enfim, é despertar do sono não tem mais ânimo para acordar. É o despertamento espiritual que Deus nos impõe para produzirmos bons frutos (João 15:16).
Nossa inconstância sempre requer um avivamento. Como em um relacionamento que vai se apagando por falta de atos de amor, nós somos levados pelas ocupações, e deixamos em segundo plano o ardor de um relacionamento vivo com Deus. Com o tempo, se não somos avivados, passamos a viver uma religiosidade vazia.
O avivamento começa com o arrependimento (Apocalipse 3:19), e o reconhecimento o erro de se ter deixado Deus de lado (2 Timóteo 2:13). Depois vem a conversão: se antes estávamos em sentido oposto a Deus, devemos nos voltar para ele (Lamentações 5:21). Aí, então, restaurados, voltamos a frutificar, e a viver em novidade de vida!
O avivamento começa com o exame da consciência e a admissão de que as coisas precisam melhorar (1 Coríntios 11:28). Deus estará sempre à nossa espera, para avivar.
Deus lhe abençoe!
“Avivamento não é descer a rua com um grande tambor; é subir ao Calvário em grande choro.” - Billy Graham.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.