Ninguém pede, mas Deus concede
29 Llevad mi yugo sobre vosotros, y aprended de mí, que soy manso y humilde de corazón; y hallaréis descanso para vuestras almas.
24 Entonces Jesús dijo a sus discípulos: Si alguno quiere venir en pos de mí, niéguese a sí mismo, y tome su madero, y sígame.
Deus conhece nossas necessidades e nos concede muito além do que pedimos ou pensamos (Efésios 3:20). Todas as bênçãos espirituais já nos foram dadas por meio de Cristo Jesus (Efésios 1:3). Deus sempre provê o necessário para uma vida abundante. Ele nunca nos dará pedra em vez de pão; sempre suprirá nossas carências com bênçãos (Provérbios 10:22).
Deus avalia o que pedimos ou pensamos, concedendo-nos de acordo com nossa fidelidade (Romanos 8:26). Ele nos dá a porção necessária para o nosso sustento (Provérbios 30:8) e pode nos abençoar abundantemente, para que possamos abençoar outros e sua obra (Tiago 2:15,16).
Toda provisão de Deus é boa, perfeita e agradável, pois é dada segundo a sua vontade (Romanos 12:2): o revestimento do seu Espírito, os dons espirituais, a vocação para cuidar do seu Reino e até bênçãos materiais, legítimas segundo a sua vontade.
No entanto, há três coisas que Jesus nos oferece que raramente pedimos em oração: um jugo, um fardo e uma cruz. Por mais suave que seja o seu jugo, poucos o buscam; por mais leve que seja o fardo, poucos o pedem; e a cruz, menos ainda.
Mesmo que não peçamos, o jugo, o fardo e a cruz são bênçãos compulsórias: não é possível servir a Cristo sem carregá-los. Eles são ferramentas essenciais para a formação do caráter cristão. Estar sob o jugo é estar no centro da vontade de Deus. Carregar o fardo é compartilhar de sua natureza. Levar a cruz é viver de forma sacrificial para Ele.
Não rejeite o jugo; não se desfaça do fardo; suporte a cruz diariamente. No fim da jornada, Deus recompensará, trocando esses apetrechos pela Coroa da Vida (Apocalipse 2:10).
Deus lhe abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
“Ele diz: ‘O meu jugo é suave e o meu fardo é leve’. Sem dúvida que existe uma cruz para ser carregada, se seguirmos a Cristo. Indubitavelmente existem provações e testes a serem enfrentados, e batalhas a serem travadas. Mas, os consolos do evangelho ultrapassam em muito o peso da cruz.” (J. C. Ryle).
A incomparável fidelidade de Deus
Deus é fiel e imutável, confiável por natureza, nunca abandona os fiéis e está sempre presente para amar e julgar.
O que fazer quando não se sabe o que fazer?
12 ¡Oh Dios nuestro! ¿No los juzgarás tú? Porque en nosotros no hay fuerza contra tan grande multitud que viene contra nosotros; no sabemos lo que hemos de hacer, mas a ti están puestos nuestros ojos.
Já passou por momentos em que os problemas parecem maiores do que qualquer solução? Quando as lutas parecem mais fortes do que suas forças para enfrentá-las? Momentos em que a inquietação domina sua mente a ponto de quase paralisá-lo, deixando-o sem saber o que fazer? Com certeza, sim. Todos nós já estivemos lá. Até Jesus, consciente de Sua missão e do que o esperava na cruz, passou por momentos de profunda inquietação, desejando escapar daquilo tudo (Mateus 26:39).
Todos enfrentam problemas; alguns parecem não ter solução. Os filhos de Deus também passam por provações (João 16:33). Jó é um exemplo claro disso. Deus, em Sua infinita sabedoria e amor, permite que enfrentemos adversidades para que possamos crescer e nos aperfeiçoar.
O que nos consola é saber que Deus nunca nos permitirá enfrentar provações além do que podemos suportar (1 Coríntios 10:13). E que o que sofremos não é exclusivo, mas uma experiência comum a todos (Eclesiastes 9:2).
Mas, então, o que fazer quando não sabemos o que fazer? Fugir da situação? Ignorá-la? Acovardar-se e nada fazer? Lembre-se: um problema não desaparece só porque não sabemos como resolvê-lo; na verdade, a tendência é que ele cresça se não for enfrentado.
A resposta é confiar em Deus (Salmos 37:5)! Ele nunca deixa seus filhos sem resposta; jamais abandona quem Nele confia. Diante de um problema aparentemente insolúvel, a solução é depositar nossa esperança em Deus (Salmos 118:8)!
Deus lhe abençoe!
Aureliano Guimarães Júnior.
"Penso: Deus não poderia me ajudar a resolver os problemas que tenho, e me aliviar do peso deles em minhas costas? Por experiência, eu sei que sim, mas por experiência eu também sei que não. Tudo tem um propósito; e o tirar o peso, e o aliviar a carga tem que ser no tempo dele, e se ele quiser.” (Paulo Acioli Vanderlei).
Fonte ilimitada de Energia
31 pero los que esperan al SEÑOR tendrán nuevas fuerzas; levantarán las alas, como las águilas; correrán, y no se cansarán; caminarán, y no se fatigarán.
Dias trabalhosos foram previstos por Paulo ao instruir Timóteo sobre as batalhas que enfrentaria ao servir a Jesus Cristo (2 Timóteo 3:1). Paulo sabia bem o que era ser sobrecarregado em seu ministério (2 Coríntios 11:27). Até mesmo Jesus experimentou o cansaço (João 4:6); Ele se fez como nós para sofrer o que sofremos e morrer em nosso lugar.
No entanto, o cansaço aqui tratado não é físico, mas espiritual. É o tipo de esgotamento que drena as energias da alma, enfraquece o coração, deixa a mente apática e abate o espírito, levando as pessoas a viverem apagadas, tristes e desanimadas, sem vontade de continuar. Muitos estão vivendo assim, como se fossem apenas seres à espera do fim.
Mas e se existisse uma fonte de energia inesgotável? E se você pudesse 'conectar' sua alma a uma bateria espiritual capaz de renovar sua vontade de viver e lutar? Pode parecer difícil, mas não é impossível!
Esperar em Deus animará seu espírito e fortalecerá seu coração (Salmos 27:14). Colocar sua confiança naquele que pode vencer todas as batalhas (Salmos 125:1) renovará suas forças. As Escrituras nos garantem que isso é possível porque, através de Cristo Jesus, Deus nos oferece uma fonte inesgotável de energia espiritual. Não para nos tornar super-heróis, mas para nos fazer mais do que vencedores (Romanos 8:37; Lucas 10:19)!
Não se entregue ao cansaço espiritual! Não aceite o abatimento da alma! Em Deus, por meio de Cristo Jesus, você tem à sua disposição uma provisão eterna de energia espiritual. Ela renovará suas forças, te fará voar como águia, correr sem se cansar, e caminhar sem se fadigar!
Que Deus te abençoe!
"Repouse o seu cansaço no colo de Deus. Ele renovará as suas forças e lhe dará o ânimo de que precisa. Tenha fé. Ele sempre chega na hora certa." (Cândida Moraes)
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.