1 Reis

Primeiro de dois livros, em 1ª Reis podemos entender os acontecimentos após a morte de Davi e ascensão do seu filho, Salomão, ao trono.

Ao longo dos 22 capítulos, acompanhamos o reinado de Salomão, sua ordem de construção do templo a Deus em Jerusalém e de um palácio para si. Foi considerado um rei muito sábio e sua sabedoria teve grande repercussão, sendo visitado pela rainha de Sabá, que desejava conhecer sua forma de governar. Mesmo com tanto conhecimento, o rei acaba sendo incentivado por suas mulheres a adorar outros deuses.

Com as adorações a outros deuses, o Senhor ordena que o reino se divida em dois. Assim, os filhos de Salomão assumem o reinado; Jeroboão se torna governante do Norte (Israel) e Roboão governa o Sul (Judá).

Antes um reino unido, Israel divide-se e após a morte da Salomão é governado por diversos reis. Um deles foi Acabe, conhecido como um dos piores reis. Junto a sua esposa, Jezabel, cultuou o deus sol Baal.

Em meio às adorações por diferentes divindades, os profetas alertam sobre Deus e suas verdades, da importância de crer nEle. O profeta Elias comunicou ao povo sobre as consequências da desobediência à Deus, mas a nação já estava distante da crença no Senhor.

Na tentativa de fazer com que o povo voltasse a crer em Deus, o profeta foi perseguido por Acabe e Jezabel, porém Deus o ajudou durante sua jornada e Acabe foi morto durante uma batalha.

Neste livro, podemos acompanhar o início e fim do reinado de Salomão e os acontecimentos após o povo passar a crer em outros deuses. O trabalho do profeta Elias em informar o povo da importância de crer no Senhor e as consequências da desobediência à Ele.