Filemom

Quinquagésimo sétimo livro da Bíblia e décimo oitavo do Novo Testamento, neste livro podemos encontrar conselhos dados pelo apóstolo Paulo à Filemom. A autoria do livro é atribuída a Paulo; ele escreveu enquanto estava na prisão em Roma.

Em um capítulo podemos acompanhar as lições passadas pelo apóstolo a Filemom, um proprietário de escravos que recebia os cristãos em sua casa para realização das reuniões e havia se convertido ao cristianismo após presenciar uma pregação do apóstolo Paulo em Éfeso. Filemom havia sido roubado pelo seu servo Onésimo que fugiu para Roma e acabou encontrando- se com Paulo.

Com isso, o apóstolo escreve a Filemom para que ele possa receber Onésimo, que havia se tornado cristão após o tempo em que esteve com Paulo na prisão, não apenas como um servo fugitivo, mas como irmão em Cristo. “Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no Senhor? Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo”. Filemom 1:15-17

O apóstolo também se dispõe a pagar por qualquer dano ou prejuízo que Onésimo tenha causado.

Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos do apóstolo Paulo a Filemom, para que recebesse Onésimo não apenas como seu servo, mas como um irmão em Cristo.