Ressuscitados
4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo {pela graça sois salvos},
6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,
7 para mostrar nos séculos vindouros a suprema riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
A obra que Cristo Jesus realizou em nosso favor é, de fato, inigualável! Ele não se conteve apenas em nos livrar da perdição eterna, mas preparou moradas eternas, em Seu lugar eterno, para que estejamos para sempre com Ele.
Ele não nos concedeu apenas misericórdia, mas nos dedicou Seu grande amor. Ele não só nos vivificou, mas também nos ressuscitou e isso tem um peso profético enorme, pois, mesmo que estejamos mortos fisicamente quando Ele retornar, seremos ressuscitados em corpos gloriosamente transformados (1 Tessalonicenses 4:16).
Ele não apenas nos salvou, mas derramou sobre nós a Sua graça, tornando-nos alvos do Seu favor, mesmo sem merecermos.
Ele não só nos livrou do inferno, mas nos fez assentar em lugares celestiais, numa dimensão espiritual onde o maligno não pode nos alcançar; por isso, ele não nos toca.
Ele não salvou somente a geração que com Ele conviveu, mas continua salvando, geração após geração, século após século, todos os que n’Ele creem (Marcos 16:15).
Ele não apenas nos agraciou com uma vida terrena abundante, mas também nos destinou como testemunhas, aos séculos vindouros, de que a Sua graça foi derramada superabundantemente sobre nós (Romanos 3:24).
Por fim, Ele não nos dispensou apenas o Seu amor, mas também a Sua benignidade, fazendo-nos o bem unicamente porque Ele é bom, e a Sua benignidade dura para sempre.
Em Cristo, somos novas criaturas, pertencentes à geração de seres eternos que Deus preparou para habitar o Seu Santo Lugar, rodeando o trono de glória com louvores e adoração, para todo o sempre, em um Reino que jamais terá fim. Glória, pois, a Ele!
Deus lhe abençoe!
“Temos mais certeza de que nos levantaremos de nosso túmulo do que de nosso leito.”
— Thomas Watson
ORE: Deus da Vida, por meio de Cristo Jesus Tu nos ressuscitaste, dando-nos vida e vida em abundância. Por isso, ensina-nos a viver somente para Ti. Amém.
Salvos pela Graça
Homem em cruzeiro descobre que bilhete gratuito oferece tudo; reflexão sobre a graça de Deus: salvação e vida abundante são completas.
Vivificados
1 Ele vos vivificou, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,
3 entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.
Vivificação é o ato pelo qual alguém que está morto tem a sua vida restituída. Poderíamos usar a palavra ressurreição; mas, neste caso, o termo vivificação é mais apropriado, pois se aplica a alguém que está de fato vivo, porém, apenas no corpo, ou seja, morto espiritualmente, completamente afastado de Deus e destinado à morte eterna.
Tão grave é essa situação que ela também é chamada de segunda morte. Por antecipação, a pessoa nesse estado já é considerada morta em seus delitos e pecados (Efésios 2:1).
A vivificação é um ato sobrenatural de Deus. Somente Ele pode conceder vida espiritual a quem vivia separado d’Ele, em rota de colisão com a condenação eterna. Deus é o Autor da vida; Seu Filho Jesus é a Vida; e o Espírito Santo é o Espírito de Vida. Portanto, Deus está perfeitamente apto a tirar a vida, e também a dá-la (1 Samuel 2:6).
Jesus Cristo é a poderosa fonte de vida espiritual. Quem está n’Ele se torna nova criatura (2 Coríntios 5:17); passa da morte para a vida (João 5:24) e passa a viver com vida em abundância (João 10:10). Por fim, aquele que está em Cristo, após o fim da vida física, receberá o dom da vida eterna (João 17:3).
Assim, nós, que antes tínhamos uma relação filial com a ira de Deus, destinados à condenação eterna, agora, por meio de Cristo Jesus, somos feitos herdeiros da vida eterna (João 3:16). Aleluia!
Devemos, portanto, viver de maneira condizente com essa dádiva incomparável, procurando em tudo agradar a Deus (1 Tessalonicenses 4:1).
Deus lhe abençoe!
“A medicina moderna conseguiu desenvolver técnicas e manobras que possibilitam a ressuscitação de um corpo.
Mas só Jesus Cristo conserva o poder de tirar alguém da morte espiritual e dar-lhe vida eterna.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus Eterno, Te agradecemos pelo dom da vida eterna, que recebemos por meio de Cristo Jesus. Amém.
O pleno poder de Cristo sobre todas as coisas
22 e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja,
23 que é o seu corpo, o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas.
Cristo Jesus é o coroamento de todo o plano de Deus Pai para a Sua criação. Nele se encontram Criador e criatura: como Criador, todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. Como criatura, Ele se submeteu à forma humana, nascendo de mulher e passando por todas as etapas da vida, sujeitando-Se às leis naturais dos homens, exceto no pecado (Hebreus 4:15,16).
Cristo é o grande milagre da criação. Como Deus, Ele sempre existiu com o Pai. Como homem, Ele é o Primogênito de toda a criação e o Primogênito dentre os mortos. Como homem, Ele morreu. Como Deus, ressuscitou dentre os mortos e vive para sempre. Como homem, Cristo Jesus é o Mediador entre Deus e os homens. Como Deus, é o detentor de todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18).
Cristo Jesus é a perfeita imagem de Deus Pai, sendo Deus com Ele, formando uma triunidade divina com o Espírito Santo. Como homem, Ele é plenamente apto a interceder por nós diante de Deus; mas, sendo também Deus, é o Supremo Juiz das nossas causas e julgará os ímpios no fim de todas as coisas (Colossenses 1:15).
Poderíamos escrever indefinidamente sobre essa misteriosa e sobrenatural relação entre a divindade e a humanidade de Cristo Jesus, demonstrando que Ele é único em essência, existência e substância. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, sendo o único acesso ao Pai pela fé, de modo que, fora d’Ele, ninguém jamais poderá chegar a Deus.
Entretanto, o objetivo deste breve devocional não é esgotar esse que é o maior de todos os temas das Escrituras. O que se deseja é que você, leitor, vá à Palavra e conheça mais profundamente a Cristo.
Deus lhe abençoe!
“Em Sua vida, Cristo é um exemplo que nos mostra como viver;
em Sua morte, um sacrifício satisfatório por nossos pecados;
em Sua ressurreição, um vencedor;
em Sua ascensão, um rei;
em Sua intercessão, um sacerdote.”
— Martinho Lutero
ORE: Deus, queremos nos submeter em tudo à Tua soberana vontade, para que o poder de Cristo Jesus se manifeste em nós. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.