Devocional de Hoje

Dom
Domingo
07
Set

Preservando em nós o bom testemunho

15 Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

16 usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.

17 Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.

O bom testemunho é a principal pregação de um cristão sobre Cristo Jesus. É a evidência clara de que o Evangelho transforma vidas. Como diz a Escritura: “onde abundou o pecado, superabundou a graça” (Romanos 5:20,21).

A mudança gerada pelo Evangelho é radical e inevitável quando a conversão é verdadeira. Uma nova criatura vive de maneira diferente, com novos hábitos e práticas que contrastam com a vida anterior. É isso que chamamos de bom testemunho: viver de forma coerente com a transformação que a fé operou em nós (Colossenses 1:10).

Essa mudança não acontece de forma instantânea. A salvação é imediata, mas a santificação é um processo. Precisamos de aprendizado profundo da Palavra e de um contínuo esforço para deixar para trás as antigas práticas, permitindo que Cristo molde em nós o novo homem. Esse novo ser é espiritual, mas precisa ser visível através de atitudes que mostrem que algo sobrenatural aconteceu (Tito 3:5).

Jesus nos ensinou que a luz que Deus acendeu em nós não pode ficar escondida. Nosso testemunho deve brilhar para que as pessoas vejam, de forma inegável, a obra que Cristo realizou. Que a nossa vida ilumine o mundo, revelando a glória de Deus (Mateus 5:13).

Deus o abençoe!

“O cristão é o recurso visual que Deus traz ao palco quando Ele começa a falar à pessoa não-convertida.” — Herbert Wallace Cragg

ORE: Pai Santo, ajuda-nos a viver de modo que a Tua glória seja vista em nós. Dá-nos graça para manter um bom testemunho diante de todos. Amém.

Prévia de Amanhã

Uma vida voltada para Deus

Nossa vida deve ser inteiramente dedicada a Deus, buscando agradá-lo em tudo e cultivando comunhão espiritual.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sáb
Sábado
06
Set

DESPERTA, Ó, TU QUE DORMES!

11 e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as;

12 porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso.

13 Mas todas estas coisas, sendo condenadas, se manifestam pela luz, pois tudo o que se manifesta é luz.

14 Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.

Apesar de agora sermos novas criaturas, nascidos de novo e regenerados pelo sacrifício de Cristo Jesus, ainda habitamos um tabernáculo corruptível: o nosso corpo. Ainda não se manifestou plenamente o que haveremos de ser. Vivemos, pela fé, uma nova dimensão de vida; mas ainda estamos sujeitos a esta realidade terrena. A nossa velha natureza foi mortificada com o corpo, mas não está completamente extinta (Colossenses 3:5).

Por isso, somos incessantemente tentados às práticas antigas que outrora nos seduziam, quando ainda vivíamos em trevas. E a advertência bíblica é solene: devemos ser santos, como Deus é Santo. Não podemos participar das obras infrutíferas das trevas. Isso não é apenas uma recomendação, mas uma ordem! Não só devemos rejeitá-las, como também expô-las, isto é, ensinar e advertir, para que outros não as pratiquem (2 Timóteo 4:2-4).

Não podemos adormecer para o fato de que já não pertencemos a este mundo; fazemos parte de um Reino eterno, oposto à vaidade desta vida. Se o sono moral e o cansaço espiritual se aproximarem de nós, devemos despertar e buscar em Cristo o esclarecimento sobre como viver uma vida santa, pura e inteiramente dedicada a Ele (Romanos 13:11).

Se assim vivermos, Cristo resplandecerá sobre nós. O nosso bom testemunho refletirá a luz de Cristo com tal intensidade que se tornará impossível escondê-la. Seremos, de fato, a luz do mundo: uma candeia colocada sobre o velador, iluminando tudo ao nosso redor com a claridade de Cristo (Mateus 5:13-16).

Deus o abençoe!

“O caminho da santidade que leva à felicidade é um caminho estreito; só há lugar para um Deus santo e uma alma santa andarem juntos.” — Thomas Brooks

ORE: Senhor Deus, santifica-nos e separa-nos para Ti, para que mostremos a Tua luz ao mundo por meio da nossa vida. Amém.

Devocional de Anteontem

Sex
Sexta
05
Set

Vivendo como Filhos da Luz

8 pois outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

9 {pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade},

10 provando o que é agradável ao Senhor;

Há uma insistência paulina na dialética entre passado e futuro, mal e bem, morte e vida, condenação e salvação, e assim por diante. Essa insistência tem uma razão de ser: se nos esquecermos de quem e de como éramos, e de o que e como devemos ser, perderemos o foco do esforço que devemos fazer para alcançar a plenitude de Cristo Jesus em nossas vidas.

O que Cristo realizou em nós é de uma profundidade tão grande que muitos de nós, mesmo desfrutando desse beneplácito, não conseguimos compreender plenamente. E mesmo os que alcançam uma compreensão mais profunda não conseguem perceber totalmente, pois a obra que Jesus está fazendo em nós tem caráter eterno, e ainda não se manifestou o que havemos de ser (1 João 3:2).

Somos, de fato, novas criaturas! Nascemos de novo, fomos regenerados e vivemos uma nova vida em Cristo Jesus. Não estamos apenas adaptados a uma nova vida; de fato, tudo se fez novo em nós. Entretanto, o que por vezes nos causa expectação é o fato de ainda estarmos sujeitos ao erro e termos que lutar incessantemente contra a tentação, a concupiscência e o pecado. Ainda perturba alguns filhos de Deus o fato de servirem ao Senhor que tem todo o poder nos céus e na terra, mas ainda passarem por adversidades (Romanos 8:18).

Na verdade, tudo o que Jesus fez por nós, em nós e para nós aconteceu no campo da fé. Muitas das conquistas de Deus para nós ainda estão reservadas para a eternidade; coisas que nem mesmo conseguimos imaginar, tão maravilhosas que são (1 Coríntios 2:9)!

Enquanto aqui estivermos, devemos viver como filhos da luz, isto é, demonstrar, por meio do nosso bom testemunho, que sabemos em quem temos crido e estamos convencidos de que Ele é poderoso para terminar em nós a obra que Ele mesmo começou.

Como uma candeia ilumina tudo ao seu redor, iluminemos o mundo com a luz de Cristo!

Deus lhe abençoe!

“Se um filho de Deus resiste em ser mudado, ele acabará sendo amassado até ser moldado.” (Anônimo)

ORE: Pai, muda-nos para que não sejamos como éramos; molda-nos para não sermos como o mundo é. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.