As obras da carne
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais de antemão vos declaro, como também já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Paulo chama de obras da carne todo resultado comportamental e de caráter de uma vida que não é guiada pelo Espírito Santo de Deus. Quando ele elenca esses resultados, não está falando apenas das pessoas que não servem a Deus, que já vivem segundo o curso deste mundo e que têm nessas práticas o seu padrão de vida. Sua declaração se refere também aos filhos de Deus, que já experimentaram a liberdade da vida no Espírito, mas que se permitiram ser enredados pelos antigos rudimentos de religiosidade, os quais não produzem frutos eternos (Mateus 3:8).
As obras da carne são, de fato, um resultado inevitável na vida de quem não busca viver no Espírito, não se envolve de maneira intensa com as coisas de Deus e não procura ter o caráter moldado pela sua Palavra. Elas se tornam uma espécie de escravidão espiritual, que aniquila a sede por Deus e impulsiona o cristão a praticar atitudes que já não deveriam fazer parte da sua caminhada (2 Pedro 2:22).
O filho de Deus que vive segundo a carne se torna irreconhecível: passa a andar segundo o curso deste mundo e coxeia entre dois caminhos, tentando servir a dois senhores, ora agradando um, ora desagradando outro. No fim das contas, acaba sendo um inconveniente no mundo e um intruso no Reino de Deus, pois suas obras não condizem com nenhum dos dois (Mateus 6:24).
Viver no Espírito é o único meio de vencer as obras da carne e rejeitá-las em nossa vida. É a única maneira de agradar a Deus. O ímpeto da carne é muito forte; somente o poder de Deus pode dominá-lo. Ao entregarmos a Ele o controle da nossa vida, nos tornamos vencedores sobre a carne.
Deus lhe abençoe!
“A carne é semelhante a uma indústria de armamento bélico, especializada em produzir coisas que contribuem unicamente para a morte e a destruição.”
— Aureliano Jr.
ORE:
Deus Santo, guarda-nos de uma vida licenciosa e permissiva, a ponto de sermos controlados pela concupiscência da nossa carne. Amém.
O Fruto do Espírito
Fruto do Espírito reflete amor e virtudes produzidas pelo controle divino. Manifestam-se em relações, livres de lei condenatória. Amém.
Andar em Espírito
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais as coisas que quereis.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
Andar em Espírito é o clímax da vida com Deus. É permitir que o Espírito Santo, que habita em nós, tenha liberdade plena para dirigir a nossa vida, conduzindo-nos amorosamente pelo caminho da pureza e da santidade. Isso não significa que os impulsos da carne deixaram de existir. Continuamos sendo as mesmas pessoas, com as mesmas lutas e inclinações. No entanto, agora temos em nós um Conselheiro, Mestre e Consolador, que nos ensina, orienta e fortalece (Efésios 5:18).
Andar em Espírito é cultivar as virtudes do Espírito Santo, permitindo que frutifiquem em nós e transformem o nosso caráter de tal forma que, pelo nosso testemunho, sejamos reconhecidos como filhos de Deus. Mesmo diante das tentações, podemos resistir pela força do Espírito; e, se em algum momento tropeçarmos, Ele nos convence do pecado, nos conduz ao arrependimento, à confissão e à renovação (Provérbios 28:13).
Não há outro meio de vencer a carne. Nossa natureza está inclinada ao pecado, e o mundo, que jaz no maligno, é um sistema que alimenta constantemente os desejos da carne, promovendo prazer vazio e vida sem propósito. Por isso, somente sendo guiados e controlados pelo Espírito Santo é que conseguimos viver neste mundo sem sermos moldados por ele (Colossenses 1:10).
Esse deve ser o alvo de todo cristão: buscar uma comunhão com Deus tão profunda, que o Espírito Santo tenha total liberdade para governar sua vida. Assim, o cristão se torna um verdadeiro templo espiritual, onde tudo o que há existe para glorificar a Deus (1 Coríntios 6:19).
Deus lhe abençoe!
“Andar em Espírito determina a qualidade dos seus frutos.” - Helgir Girodo
ORE: Senhor Deus, santifica-nos na verdade, para que o teu Espírito Santo tenha prazer em habitar em nós. Conduze-nos diariamente, para que possamos verdadeiramente andar em Espírito. Amém.
Chamados à Liberdade
CHAMADOS À LIBERDADE
13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
A liberdade que o cristão desfruta pela fé não é uma conquista pessoal, nem fruto dos seus próprios méritos ou esforços espirituais. Ela não resulta de práticas religiosas bem executadas, tampouco do cumprimento de preceitos, dogmas ou doutrinas humanas. A liberdade em Cristo é uma dádiva de Deus concedida a todo aquele que crê no sacrifício de Jesus como suficiente para libertá-lo do poder do pecado (Romanos 6:22).
Fomos chamados à liberdade e isso significa que, ao sermos salvos por Cristo, essa liberdade se torna consequência natural e espiritual dessa nova vida. O próprio Jesus declarou: "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará", e também: "Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (João 8:31-36). E é exatamente isso que Ele fez por nós.
Se a liberdade que temos não foi conquistada por nós, mas por Cristo, não temos o direito de desprezá-la. Seria uma afronta ao sacrifício de Jesus retornar a um sistema de regras e rituais como se eles tivessem poder de nos salvar, como se fossem complementares à obra da cruz. A salvação é pela graça, mediante a fé — e isso não vem de nós, é dom de Deus (Efésios 2:8,9).
Por outro lado, essa liberdade não nos isenta da obediência. Liberdade, no Reino de Deus, não é fazer o que se quer, mas viver segundo a vontade daquele que nos libertou. Liberdade implica responsabilidade, amor ao próximo e serviço mútuo. Por isso, Paulo nos lembra: “Servi-vos uns aos outros, pelo amor”. É assim que a liberdade cristã se manifesta: não como autonomia para pecar, mas como capacitação para amar.
Deus lhe abençoe!
"Liberdade é o estado em que podemos fazer o que queremos, mas, o que queremos nem sempre será feito — porque nem sempre devemos fazê-lo." - Aureliano Jr.
ORE: Deus amado, te agradecemos pela liberdade com que nos libertaste. Ensina-nos a viver segundo a tua vontade, com responsabilidade e amor, por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.