Somos herdeiros, somos herança!
11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
12 Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
14 O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
O sacrifício de Cristo Jesus nos tornou propriedade peculiar de Deus. Fomos agregados ao patrimônio eterno do Senhor, de modo que já somos feitos sua herança eterna. Isso significa que, a partir do momento em que nascemos de novo, nosso destino está selado para a vida eterna, a qual herdaremos por meio de Cristo Jesus (Êxodo 19:5).
Essa realidade espiritual nos coloca em uma condição sui generis: somos, ao mesmo tempo, herdeiros e herança. Como filhos de Deus, herdamos todas as suas bênçãos espirituais em Cristo, nos lugares celestiais; e, como propriedade peculiar de Deus, somos sua herança, a qual Ele generosamente transmitiu ao seu Filho Jesus, para que, conosco, Ele formasse a sua Igreja, o seu corpo (1 Coríntios 12:27).
Isso é um mistério profundo e insondável, que, por mais que reflitamos, ainda não conseguimos compreender plenamente. Por essa razão, muitas discussões, e até discordâncias, surgem entre os filhos de Deus ao tentar entender a grandiosidade desse mistério. Entretanto, a nós, seus filhos, basta saber que Ele nos salvou, nos remiu, nos transformou, nos recriou (somos novas criaturas) e nos destinou, a partir de Cristo Jesus, a sermos sua herança. Fomos inseridos em seu eterno patrimônio e, ao mesmo tempo, feitos herdeiros, participantes das riquezas desse patrimônio. Ao nosso Deus, rendamos, portanto, toda glória e toda honra (Romanos 11:33-36)!
Deus lhe abençoe!
“A maior evidência da grandeza da obra de Cristo em nosso favor é a impossibilidade de se poder calcular o tamanho da nossa herança, porque é eterna.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus de toda graça, capacita-nos a viver de forma condizente com a grandiosa obra que efetuaste em nosso favor, por meio de Cristo Jesus. Amém.
Preservando o Primeiro Amor
Reflexão sobre a epístola de Efésios, destacando o amor sobrenatural dos efésios e a importância de preservar o primeiro amor para a unidade.
A loucura da pregação
18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Pois, visto que na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
Esse trecho da carta de Paulo aos Coríntios nos traz um intrigante questionamento: seria Deus contrário à sensata sabedoria? Ou seria oposto à prudente inteligência? Estaria Deus, por natureza, avesso aos institutos organizacionais da fé? Desejaria Deus uma igreja sem estrutura, sem ordem ou sem sábia organização?
Por óbvio, todas as respostas são negativas! Deus ama a sabedoria (Provérbios 8); Ele mesmo pôs ordem na Sua criação (Gênesis 1) e estabeleceu um sistema de culto organizado e cuidadosamente ordenado para Si mesmo (leia Êxodo e Levítico). Não obstante, homens sábios foram levantados por Ele, como Salomão e Daniel, demonstrando o Seu profundo apreço pela sabedoria e pela inteligência (Provérbios 9:10).
Deus ama a sabedoria, aprecia a inteligência e considera o esforço feito pela igreja para oferecer-Lhe um culto racional, organizado e edificante, com palavras de sabedoria e louvores de qualidade. Mas, ao mesmo tempo, Ele rejeita todo esforço baseado na vaidade humana e no interesse, mesmo que disfarçado, de autopromoção.
O culto a Deus deve ser um sacrifício vivo, santo e agradável — não a nós, mas a Ele. O culto que oferecemos só deve ter um alvo: a Glória de Deus. E a beleza que Deus mais aprecia não é a erudição das palavras ou a qualidade da música, mas a singeleza de um coração contrito, unido a outros corações quebrantados, sedentos de Deus, famintos da Sua Palavra.
Deixe que te chamem de louco! Deixe que Deus te faça sábio!
Deus lhe abençoe!
“O mundo enlouquece a si mesmo com festas, drogas, licenciosidade e perversão. Nós enlouquecemos a pregação com a Sabedoria de Deus.” (Aureliano Jr.)
As riquezas da graça de Deus
7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8 Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
9 Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Ser alvo da graça de Deus é uma experiência inigualável! Nós, que antes de conhecermos a Jesus estávamos mortos em delitos e pecados, fomos resgatados pelo seu sangue e elevados à condição de filhos de Deus. E como filhos, passamos a ser também herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo. Isso significa que as riquezas da graça de Deus são legitimamente nossas por herança. Isso é extraordinário (Efésios 1:3)!
Como explicar tamanha graça, superabundante, que acolhe pecadores arrependidos, concedendo-lhes uma condição eterna, indestrutível, irrevogável e imutável (1 Pedro 3:18)?
Por mais que nos esforcemos em reflexões teológicas profundas, jamais conseguiremos expressar em palavras aquilo que nasceu no coração e na mente de Deus na eternidade, antes mesmo da fundação do mundo. Naquele momento eterno, Cristo foi eleito para nos salvar, e nós, os que cremos, fomos também eleitos assim que por Ele fomos alcançados (1 Coríntios 6:20).
A graça de Deus é um tesouro de proporções incalculáveis. Ela é eterna, porque Deus é eterno. E se manifestará eternamente em nós, os que cremos em Cristo Jesus, pois com Ele viveremos para sempre. Por isso, não há forma de descrever completamente tudo o que a graça de Deus nos concede, pois ela estará disponível aos filhos de Deus por toda a eternidade (Romanos 5:20).
Diante disso, devemos viver com fidelidade, certos de que essa graça jamais nos faltará, e de que ela nos capacitará a manifestar a glória de Deus em nossa vida, por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor.
Deus lhe abençoe!
“A graça de Deus é superabundante; isso significa que todas as bênçãos de Deus estão à disposição daqueles que o servem.” — Anônimo
ORE: Deus gracioso, ensina-nos a compreender tua graça de tal maneira que desfrutemos de todas as bênçãos que reservaste para nós, em Cristo, nos lugares celestiais. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.