Um novo estilo de vida
25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 Não deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Há uma belíssima canção cristã antiga que sintetiza bem o milagre que Deus faz na vida de quem recebe Cristo Jesus: “Que mudança em mim fez o meu bom Jesus, vindo ele ao meu coração: deu-me paz divinal; deu-me gozo e luz, entrando no meu coração!”. Esse é o resumo de uma vida completamente modificada pela ação de convencimento que o Espírito Santo opera: tornamo-nos de fato novas criaturas (2 Coríntios 5:17)!
Ora, uma nova criatura deve ter novos hábitos que sejam afeitos à sua nova natureza. E se a nova natureza dessa nova criatura é espiritual, e não carnal, se torna exigível para ela o abandono das práticas carnais pecaminosas (Isaías 55:7).
Se antes mentíamos, hoje falamos a verdade; se antes odiávamos, hoje, mesmo que nos iramos, não podemos pecar. Se antes éramos dominados pelo mal, hoje não podemos dar lugar ao diabo. Se furtávamos, não podemos furtar mais; se éramos profanos com palavras, hoje devemos falar o que edifica. Se antes irávamos a Deus, hoje não devemos entristecê-lo. Além disso, devemos abandonar a amargura, a ira, a cólera, o comportamento violento, a blasfêmia e a malícia (1 Coríntios 10:31).
Devemos agora ser inclinados ao bem, à misericórdia, e ao perdão. Esse é o novo estilo de vida, que Deus exige de nós, para que em tudo nos pareçamos com Cristo Jesus!
Deus lhe abençoe!
"Não é possível ter uma nova vida praticando as mesmas coisas da velha vida" (Anônimo).
ORE: Oh Deus, confirma em nós a nova vida em Cristo Jesus! Amém.
Imitadores de Deus
Paulo recomenda imitar Deus, Cristo e apóstolos para edificação espiritual, destacando a integração divina e o padrão de fé nas Escrituras.
Despojados da velha natureza
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
Aprender de Cristo é o primeiro grande passo a ser dado logo após o novo nascimento. A conversão é um processo espiritual que, além da convicção de pecado e do arrependimento, exige um aprendizado contínuo para que possamos viver de maneira agradável a Deus. Esse aprendizado deve concentrar nossos esforços na Palavra de Deus, a única fonte confiável para conhecermos a boa, perfeita e agradável vontade dEle (Romanos 12:2).
Depois de termos sido salvos por Cristo Jesus, precisamos nos libertar da velha natureza, com toda a sua inclinação pecaminosa. Esse é um processo difícil, muitas vezes penoso, que requer empenho sincero em fazer o que agrada a Deus e rejeitar, pelo poder do sangue de Jesus, tudo aquilo que ofende a santidade divina. Semelhante ao milagre que Jesus realizou nas bodas de Caná da Galileia, devemos passar por uma transformação radical, mudando “da água para o vinho” (João 8:32-36).
Precisamos empreender um esforço sincero de purificação de nossa vida. Isso implica abandonar as práticas passadas que caracterizavam a velha natureza, totalmente dominada pelas concupiscências e pelo engano (Romanos 6:6).
O alvo de Deus para nós é a renovação da mente, para que tenhamos a mente de Cristo. Assim, o homem interior, semelhante a Jesus, será formado em nós, e estaremos ajustados para viver conforme a vontade de Deus, praticando a Sua justiça, que é superior à humana, e andando em santidade, porque Ele é Santo (1 Pedro 1:15,16).
Deus lhe abençoe!
"A adoção dá-nos o privilégio de filhos; a regeneração, a natureza de filhos" — Stephen Charnock.
ORE: Pai amado, Tu nos adotaste e nos regeneraste para a Tua glória. Concede-nos graça para vivermos de maneira digna do amor que tens dedicado a nós. Amém.
Entendimento Iluminado
17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
A obra que Cristo Jesus realizou pressupõe que os alcançados pela graça de Deus passem a ter uma vida totalmente diferente da que levavam antes. Servir a Cristo significa mudar completamente de vida, a ponto de nos tornarmos estranhos a este mundo, sendo muitas vezes odiados, hostilizados ou, ao menos, desprezados e julgados como indesejáveis.
Vivíamos como os demais, pensando apenas nas coisas terrenas, sem preocupação com a vida eterna. Estávamos em completa escuridão espiritual no que diz respeito às verdades eternas. Não tínhamos comunhão com Deus e praticávamos uma religiosidade vazia e sem vida, baseada unicamente em rituais mecânicos que apenas satisfaziam os nossos olhos, mas não preenchiam a nossa alma. Éramos ignorantes acerca do conhecimento de Deus; tínhamos o coração endurecido. Tornamo-nos carnais, entregues a toda sorte de pecados e delitos, buscando somente o que desagrada ao Senhor (Mateus 6:23).
Mas Deus, pelo sacrifício de Cristo Jesus, pelo convencimento do Espírito Santo e pela iluminação da Sua Palavra, mudou radicalmente a nossa vida. Ele promoveu o nosso novo nascimento, regenerando-nos e fazendo-nos novas criaturas para a Sua própria glória (2 Coríntios 5:17).
A mudança operada em nós foi tão intensa e tão radical que Deus não se limitou a apenas nos tornar Seus servos: Ele nos chamou para perto de Si, estabeleceu uma amizade profunda conosco e, estando em plena comunhão com Ele, fomos feitos Seus filhos amados, completamente iluminados pela Sua luz (João 8:12)!
Deus lhe abençoe!
“Não faria sentido sermos o sal da terra se a nossa própria vida fosse insípida. Seria uma contradição se fôssemos a luz do mundo e nós mesmos estivéssemos em trevas.” (Aureliano Jr.)
ORE: Senhor Deus, servir a Ti pressupõe que tenhamos uma vida diferente e cheia do Teu Espírito. Santifica-nos para que vivamos segundo a Tua vontade. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.