Nada pode parar quem anda com Deus!
5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós.
7 E o Senhor disse a Josué: Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.
16 Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó.
Quão bem-aventurado é aquele que ouve a voz de Deus e atende à Sua ordem! Josué não hesitou diante da convocação divina, da Palavra de Deus e do Seu incentivo. Ele reuniu o povo em torno das promessas que Deus fizera aos seus pais e deu continuidade à missão iniciada por Moisés: levar o povo à terra prometida. Mas um novo desafio surgia, e mais um obstáculo se interpunha entre eles e a terra que Deus jurou lhes dar: a multidão de israelitas estava diante do rio Jordão, transbordando a ponto de desbordar (Josué 3:15).
A travessia daquele rio caudaloso, com correntezas fortes, parecia ser ainda mais desafiadora do que o próprio Mar Vermelho. Como Deus faria para dividir as águas novamente? Mas o poder de Deus não conhece limites quando se trata de cumprir Seu propósito! Quando os sacerdotes, carregando a arca, tocaram com os pés nas águas turbulentas, elas cederam, pararam de seguir em frente e começaram a se amontoar, permitindo que todo o povo passasse a pés enxutos. Um milagre verdadeiramente poderoso (Josué 3:17)!
Muitas vezes somos desafiados a confiar em Deus em nossa jornada. Há momentos em que os obstáculos parecem intransponíveis, e cada dificuldade nos faz sentir que a caminhada está por terminar. Nessas horas, devemos sempre nos lembrar de quem é o Deus que nos conduz pelo deserto da vida: o Senhor Forte e Poderoso (Salmos 24:10,8,9)!
Deus lhe abençoe!
“O segredo, para o homem, não é começar, mas perseverar” (Provérbio Curdo).
ORE: Senhor Todo-Poderoso, ajuda-nos a ser fiéis a Ti, para que possamos andar Contigo todos os dias de nossa vida. Amém.
Castigo divino, o remédio para curar da infidelidade
Deus corrige por amor, não por vingança, visando a restauração. Castigo traz sofrimento, mas possibilita renovação após o arrependimento.
Prontos para continuar!
1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
A história bíblica é a narrativa de gerações que, uma após a outra, têm dado continuidade ao propósito divino de anunciar o Reino de Deus na terra e a vida eterna por meio de Cristo Jesus. Nenhuma geração, desde o primeiro casal, pode se considerar detentora de um novo propósito independente da anterior. O próprio Jesus afirmou que não veio abolir a Lei nem os profetas, mas cumprir o que eles anunciaram. Ele jamais seria compreendido se a Lei e os profetas fossem ignorados (João 5:39).
Moisés havia sido recolhido pelo Senhor, encerrando sua missão. Todavia, o propósito de Deus não terminou com ele. Era necessário que outro fosse levantado para dar continuidade àquilo que o Senhor havia estabelecido para o seu povo. Deus não enviou um anjo nem outro ser espiritual invisível para cumprir essa tarefa, escolheu Josué, um homem de fé e coragem, para essa árdua e honrosa missão (Josué 1:5).
Josué, contudo, não foi deixado à própria sorte. Deus se apresentou a ele com as credenciais do Todo-Poderoso, garantindo-lhe presença, direção e vitória. O Senhor o animou com palavras de bênção, prometendo-lhe a mesma graça e poder concedidos a Moisés. A única condição era que Josué permanecesse fiel à Lei do Senhor e se esforçasse com coragem e perseverança, para que fosse bem-sucedido em todas as suas jornadas (Josué 1:8,9).
Esse exemplo nos inspira a estar prontos para continuar a obra de Deus. A missão do Reino não terminou; ela é renovada a cada geração. Cabe a nós seguir em frente com fidelidade, coragem e determinação, dando sequência ao propósito divino na terra.
Deus lhe abençoe!
“A cada geração que se levanta, uma missão comum a todos é renovada: dar continuidade ao propósito de Deus.” (Aureliano Jr.)
ORE: Deus, dá-nos graça para continuar a obra que os fiéis do passado começaram. Que sejamos uma geração diligente e comprometida com a missão que confiaste à tua Igreja! Amém.
A escolha certa!
19 Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
20 Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.
Ao final de seus longos discursos, em que relembrou ao povo o compromisso que o Senhor havia feito com Abraão, Isaque e Jacó de que seus descendentes se tornariam uma grande nação, numerosa como as estrelas do céu, Moisés fez uma solene advertência. Dessa fala, podemos extrair duas lições: primeiro, a vida é feita de escolhas; mesmo quando optamos por não decidir, acabamos nos inclinando para um dos lados da vida. Segundo, servir a Deus não nos isenta da responsabilidade de fazer as escolhas certas, pois delas depende o sucesso em tudo o que realizamos (Gênesis 4:7).
Todos os maus resultados que o povo de Deus colheu ao longo de sua jornada, tanto no deserto quanto depois, já como nação estabelecida, foram consequências de suas más escolhas. Em vez de adorarem a Deus, seguiram ídolos; quando deveriam louvá-lo, murmuraram contra Ele; e, no lugar da santidade, abraçaram o pecado. Por isso, Deus os visitou com severos juízos, não para destruí-los, mas para trazê-los de volta à fidelidade. Mesmo assim, após breves períodos de arrependimento, voltavam às velhas práticas (Juízes 4:3).
Deus não castiga por capricho ou ira, mas por amor. Sua correção é expressão de cuidado, ainda que, no momento, traga dor. Ele disciplina aqueles a quem ama e repreende os que considera filhos (Hebreus 12:6,7).
Que nossas escolhas revelem sabedoria e reverência. E, se falharmos, que saibamos aceitar a correção do Senhor, confiando que ela visa o nosso bem (Oséias 6:1).
Deus lhe abençoe!
“A vida consiste de escolhas. E escolher não escolher sempre nos levará à escolha do lado errado da vida.” (Anônimo)
ORE: Senhor, dá-nos sabedoria para fazer sempre as escolhas certas, guiadas pela Tua vontade e firmadas na Tua Palavra! Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.