Devocional de Hoje

Dom
Domingo
09
Nov

O Deus que se alegra quando estamos fortes

10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

Após cinquenta e dois dias de intenso trabalho, vigilância e resistência contra os opositores, os muros de Jerusalém finalmente foram reconstruídos. Neemias, então, reúne o povo para um momento especial: a leitura da Lei de Moisés. Ao ouvirem a Palavra, o povo se comove e recebe com humildade as instruções que os guiariam a viver de forma agradável a Deus (Neemias 8:8).

Era um dia de celebração. Não havia mais motivo para tristeza ou luto, pois aquele povo fazia parte da geração que testemunhava o cumprimento das promessas e profecias divinas. Neemias, percebendo a emoção do povo, os exorta a não chorarem, mas a se alegrarem. E, então, declara uma das frases mais inspiradoras das Escrituras:

“A alegria do Senhor é a vossa força!” (Neemias 8:10)

Essa expressão carrega um duplo poder espiritual: enquanto nós nos fortalecemos com a alegria do Senhor, Deus também se alegra ao ver Seus filhos fortes. Ele não nos destinou à fraqueza ou à servidão, mas nos concedeu um espírito de fortaleza, amor e equilíbrio (2 Timóteo 1:7).

Na presença de Deus há plenitude de alegria (Salmos 16:11). O Senhor nos unge com o óleo da alegria (Salmos 45:7; Isaías 61:3), renova nossas forças e nos inspira a prosseguir. Mesmo em tempos difíceis, podemos nos alegrar n’Ele, pois confiamos que Sua vontade é sempre boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2).

Não permita que a tristeza o domine. Não deixe que o desânimo tire seu foco ou sua paz. Busque em Deus a força espiritual para enfrentar os desafios da vida. Assim como Neemias não temeu seus inimigos, você também pode permanecer firme, porque o mesmo Deus que o sustentou é aquele que está ao seu lado hoje (Josué 1:9).

Deus lhe abençoe!

“A alegria no Senhor requer como seu fundamento a revelação que Ele mesmo nos oferece em Sua Palavra.” — Russell Philip Shedd

ORE: Deus Maravilhoso, enche-nos da Tua alegria, para que sejamos fortes, e para que Tu também te alegres em nós. Amém.

Prévia de Amanhã

No lugar certo, na hora certa

Ester salvou seu povo com coragem, estando no lugar e hora certos, mostrando Deus fiel e atuante. Inspiradora confiança na Providência.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sáb
Sábado
08
Nov

O Deus que guarda a aliança

5 E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e temido! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;

6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.

A oração de Neemias é uma poderosa manifestação de fé e arrependimento. O reino de Judá estava cativo na Babilônia, agora sob o domínio persa, e Neemias, um judeu fiel, servia como copeiro do rei Artaxerxes. Após muitos anos longe de sua terra, ele recebeu a visita de seu irmão Hanani, que lhe trouxe notícias tristes sobre o estado deplorável de Jerusalém e do povo que ali permanecera.

Ao ouvir essas palavras, Neemias se entristeceu profundamente. Ele chorou, jejuou e buscou a presença de Deus em oração. Em suas palavras, fez menção de algo que toca o coração do Altíssimo: a Sua fidelidade (Deuteronômio 7:9).

Neemias lembrou-se da aliança que Deus havia estabelecido com Seu povo, o juramento feito a Abraão de torná-lo grande e numeroso como as estrelas do céu. Ele reconheceu que as dores do povo eram consequência da desobediência e do pecado, e, em humildade, confessou a Deus não apenas as falhas de Israel, mas também as suas e as de sua família. E o Senhor o ouviu, porque Deus é fiel para guardar e cumprir a aliança que faz com aqueles que Lhe pertencem (Salmos 105:7-9).

Em resposta à sua oração, Deus abriu caminhos. Neemias recebeu permissão do rei e todos os recursos necessários para voltar a Jerusalém e reconstruir os muros da cidade, iniciando um tempo de restauração e esperança para o povo de Deus. Tudo isso aconteceu porque o Senhor vela pela Sua Palavra para cumpri-la, e honra as alianças que estabelece com os Seus filhos.

Da mesma forma, nós também somos participantes de uma nova e eterna aliança, estabelecida por meio de Cristo Jesus. Pela fé, herdamos a promessa feita a Abraão e nos tornamos filhos da aliança, destinados à vida eterna.

Em Cristo, Deus reafirma diariamente Sua fidelidade sobre nós (Hebreus 8:6,7).

Deus lhe abençoe!

“Deus perpetua a sua aliança. Ele é totalmente digno da nossa confiança.” — Aureliano Jr.

ORE: Deus Confiável, dá paz ao nosso coração e fortalece a nossa fé, para que nunca duvidemos da Tua aliança conosco. Amém!

Devocional de Anteontem

Sex
Sexta
07
Nov

A Benignidade de Deus

9 Porque somos servos; porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes estendeu sobre nós a sua benignidade perante os reis da Pérsia, para que nos desse vida, para levantarmos a casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações; e para que nos desse uma parede de proteção em Judá e em Jerusalém.

Em todas as vezes que o povo de Deus falhou, Ele permaneceu fiel. Mesmo diante da rebeldia e da infidelidade, o Senhor não os abandonou. Israel era um povo de dura cerviz, resistente, teimoso e inclinado à idolatria. E ainda assim, Deus os amou. Ele manteve a promessa feita a Abraão, garantindo que deles nasceria uma grande nação (Gênesis 15:5).

Não havia em Israel virtude que justificasse tanto amor. Eles falharam em guardar os mandamentos, se desviaram da aliança e buscaram deuses falsos. Contudo, Deus não os tratou conforme mereciam. A essência do Seu caráter é bondade. A benignidade de Deus é a expressão mais pura de Sua misericórdia, Ele se inclina para cuidar, proteger e restaurar, mesmo quando somos infiéis (Salmos 25:6,7).

O povo, agora de volta do cativeiro, experimentava mais uma vez essa graça imerecida. Depois de décadas distantes da sua terra, Deus lhes devolveu a vida, o lar e o altar. Foi Ele quem moveu corações de reis pagãos para favorecer o Seu povo. Essa é a benignidade divina em ação: o amor que não desiste, mesmo diante da ingratidão humana.

Assim também acontece conosco. Falhamos, desobedecemos e, muitas vezes, ferimos o coração de Deus. Mas quando o arrependimento é sincero, Ele nos perdoa, nos restaura e nos abraça com a mesma ternura com que acolheu Israel. A benignidade do Senhor é eterna e é por causa dela que ainda estamos de pé (Salmos 86:5).

Deus lhe abençoe!

“Deus é bom, e sempre pende para o lado do bem; mesmo quando, aos nossos olhos, as coisas nos parecem más, Ele continua sendo benigno.” (Anônimo)

ORE: Deus Benigno, ensina-nos a agir com bondade como Tu ages. Que o Teu amor nos molde e a Tua graça nos mantenha firmes no caminho do bem. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.