Devocional Diário
Altares para Deus
Ao longo da história da adoração a Deus, o altar sempre foi o centro dos sacrifícios. Desde os tempos mais antigos, ele representava um local de entrega e consagração. Inicialmente, o altar era uma simples estrutura de pedras, onde o sacrifício de um animal era queimado, e sua fumaça (hebr. ‘olah’, “aquilo que sobe”, holocausto) subia aos céus, sendo recebida por Deus como um aroma agradável.
Com o passar do tempo, Deus estabeleceu o tabernáculo no deserto, com dois altares: o do holocausto, onde os sacrifícios eram consumidos pelo fogo, e o do incenso, que liberava um perfume doce e agradável, contrastando com o odor da carne queimada no altar do holocausto (Êxodo 30:1).
Essa dinâmica revela a Misericórdia e a Graça de Deus. Por Sua misericórdia, Ele aceitava o cheiro desagradável da carne queimada como um sacrifício pelos pecados humanos, reflexo de nossa condição pecaminosa. E, por Sua graça, Ele transformava aquele odor em perfume, simbolizando o relacionamento restaurado entre Deus e os homens por meio da oração (Salmos 65:2).
Os altares e sacrifícios do passado eram sombras que apontavam para a obra redentora do Messias. Em Cristo Jesus, o holocausto definitivo foi realizado. Ele, o Cordeiro de Deus, foi sacrificado em um altar especial: a cruz no Gólgota. Ali, onde todos nós deveríamos morrer para cumprir a Justiça divina, Jesus morreu em nosso lugar, abrindo de uma vez por todas o caminho para a vida eterna (João 17:3).
Com a obra de Cristo, os altares físicos deram lugar ao altar do coração, que habita no templo do Espírito Santo: nosso corpo e a comunhão entre os cristãos, unidos à Cabeça, que é Cristo. Agora, os sacrifícios não são mais mortos, mas vivos, santos e agradáveis a Deus (Romanos 12:1).
Nós, como templo do Espírito Santo, somos chamados a oferecer diariamente nossas vidas em sacrifício a Deus. Ele recebe nossa adoração como um aroma suave e nos purifica com o fogo do Espírito Santo.
Deus lhe abençoe!
“Ou somos vivos, santos e agradáveis a Deus, ou não passamos de altares vazios.” – Aureliano Jr.
Oração: Ó Deus, queremos ser altares onde, diariamente, sejam oferecidos sacrifícios vivos, santos e agradáveis a Ti. Que nossas vidas exalem o perfume da adoração verdadeira. Amém.
Prévia do Devocional de Amanhã
Amizade verdadeira
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.