As profundezas de Deus
9 maar soos geskrywe is: Wat die oog nie gesien en die oor nie gehoor en in die hart van 'n mens nie opgekom het nie, wat God berei het vir die wat Hom liefhet.
10 Maar God het dit aan ons deur sy Gees geopenbaar, want die Gees ondersoek alle dinge, ook die dieptes van God.
É possível que a criatura compreenda plenamente o Criador? Certamente, não! Deus, sendo eterno, é profundo demais para ser totalmente entendido por nós. Mesmo aqueles que viverem com Ele por toda a eternidade jamais terão vivido toda a eternidade passada para compreendê-lo por completo. Seria preciso ser Deus para compreender Deus — e isso, jamais seremos.
Temos o Seu Espírito, somos espirituais, já estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo. No entanto, seguimos sendo criaturas, limitadas por nossa própria natureza. Ninguém jamais será igual a Deus. Aliás, o único que ousou desejar isso foi duramente castigado (Isaías 14:12-15).
Mas há uma verdade gloriosa: nós somos habitação do Espírito Santo. E é pelo Espírito que Deus nos revela as profundezas do Seu ser, até onde nossa estrutura humana consegue suportar. Em outras palavras, Deus nunca nos negará o conhecimento necessário para manter viva nossa fé e acesa nossa esperança (1 Coríntios 2:16).
Deus não se esconde atrás de enigmas, nem se oculta em mistérios inatingíveis. Ele ama a simplicidade. Ele fala conosco numa linguagem que conseguimos entender. Tem prazer em revelar Seus segredos aos mais humildes, e glorifica Seu nome nos lugares mais simples onde é adorado (Êxodo 33:7).
Contudo, não espere que Deus revele algo apenas para saciar a curiosidade ou satisfazer caprichos. Suas revelações mais profundas sempre carregam propósitos eternos.
Deus lhe abençoe!
“Quando chegar à margem do rio de Deus, mergulhe o mais fundo que puder; não tenha medo, porque as suas águas não afogam, mas vivificam.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus Grandioso, quão profundos são os teus pensamentos e quão inescrutáveis os teus desígnios! Enche-nos com o teu Espírito Santo, para que entendamos o teu propósito para nossa vida. Amém.
As coisas espirituais do Reino dos Céus
O homem só conhece Deus se Ele se revelar. Pelo Espírito Santo podemos discernir o espiritual, como restaurado por Jesus. Amém.
Perfeitos
6 Tog spreek ons wysheid onder die volwassenes, maar 'n wysheid nie van hierdie wêreld, of van hierdie wêreld se heersers, wat vergaan nie.
7 Maar ons spreek die wysheid van God, wat bestaan in verborgenheid wat bedek was en wat God van ewigheid af voorbeskik het tot ons heerlikheid,
8 wat niemand van die heersers van hierdie wêreld geken het nie -- want as hulle dit geken het, sou hulle die Here van die heerlikheid nie gekruisig het nie --
Ao escrever aos coríntios — uma igreja marcada por problemas morais, éticos e doutrinários — Paulo pressupõe estar falando entre perfeitos. Mas como entender essa questão? Como é possível que uma igreja ou seus membros, ainda tão falhos, possam ser chamados de “perfeitos”? Existe uma forma de reconciliar essa aparente contradição?
Se olharmos sob a ótica da lógica humana, certamente rejeitaremos o conceito como inviável. Afinal, como alguém pode ser considerado perfeito e, ao mesmo tempo, apresentar tantos defeitos? Os homens, mesmo sendo imperfeitos por natureza devido à queda, são exigentes quanto ao conceito de perfeição — e geralmente não o admitem junto a qualquer sinal de falha. No entanto, a visão de Deus é diferente. Ele nos enxerga através da lente da sua Graça. Deus não exige de nós o impossível, mas espera que, por meio de Cristo — que pode todas as coisas —, busquemos aquilo que, sozinhos, jamais alcançaríamos (Efésios 4:13).
Paulo não exagerou ou mentiu ao chamar os coríntios de “perfeitos”. Ele estava utilizando a linguagem da Graça — aquela que acolhe o imperfeito, o transforma e o aperfeiçoa aos olhos de Deus. Isso não significa que o Senhor seja conivente com o pecado. Pelo contrário: Deus odeia o pecado! Significa, sim, que Ele recebe o pecador, o declara perfeito em Cristo Jesus, e o conduz por um processo contínuo de transformação, a fim de que alcance o “dia perfeito” (Provérbios 4:18).
Deus lhe abençoe!
“Sou perfeito à vista de Deus, porque Ele me vê em Jesus Cristo, o qual é perfeito e impecável. Ele me vê sem qualquer mácula ou defeito.”
— Bill Bright
ORE: Pai, nós te adoramos porque, mesmo sendo imperfeitos e ainda sujeitos a erros e pecados, Tu nos vês pelo prisma da tua Graça, escondidos em Cristo Jesus, de onde refletimos perfeição. Amém.
O nosso único assunto
1 En toe ek by julle gekom het, broeders, het ek nie aan julle die getuienis van God kom verkondig met voortreflikheid van woorde of van wysheid nie,
2 want ek het my voorgeneem om niks anders onder julle te weet nie as Jesus Christus, en Hom as gekruisigde.
3 Ek was ook by julle in swakheid en in vrees en in veel bewing;
4 en my rede en my prediking was nie in oorredende woorde van menslike wysheid nie, maar in die betoning van gees en krag,
5 sodat julle geloof nie in wysheid van mense sou bestaan nie, maar in die krag van God.
A nossa vida naturalmente não se resume unicamente à prática da fé cristã. Temos inúmeras frentes de interesse que ocupam, de alguma forma, a nossa atenção — sejam elas profissionais, educacionais, familiares, entre outras. De fato, é impossível manter a mente voltada o tempo todo exclusivamente aos interesses do Reino de Deus. No entanto, isso não significa que, por estarmos lidando com outras responsabilidades, temos licença para tratar dos demais assuntos da mesma forma que o mundo trata (Josué 1:8).
Ainda que nem sempre possamos nos ocupar com o nosso assunto favorito — as coisas de Deus —, em tudo o que fizermos, devemos conduzir nossa vida tendo o Senhor como a única fonte de inspiração. Se Cristo Jesus deu a vida por nós; se, desde o momento em que se ofereceu como nosso Mediador, tem se ocupado intensamente em interceder por nós diante do Pai; se, desde a sua ascensão, está comprometido com a nossa salvação — então é certo que Ele espera de nós reciprocidade. Isso significa viver de modo que tudo o que fizermos seja para a glória de Deus (1 Coríntios 10:31).
Na pregação do Evangelho, o exemplo de Paulo nos ensina dois cuidados essenciais: primeiro, não confiar em nossa própria sabedoria; segundo, não centralizar nossa mensagem em outra coisa senão em Jesus Cristo, e este crucificado. Devemos ter o mesmo zelo apostólico que incendiou o seu coração, ocupando-nos unicamente com Cristo Jesus (1 Coríntios 2:2).
Deus lhe abençoe!
“A pregação deve ser uma espécie de erupção de santa energia e de poder da alma.”
— John Benton
ORE: Pai, seja Cristo Jesus o único tema da nossa pregação. Mesmo quando tratarmos de outros assuntos, que, ao fim, tudo convirja em Cristo. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.