Mantendo a chama sempre acesa
10 Prifti do të veshë tunikën e tij prej liri dhe do të veshë mbi trup pantallonat; dhe do të mbledhë hirin e olokaustit, që zjarri ka konsumuar mbi altar, dhe do ta vendosë pranë altarit.
11 Pastaj do të heqë rrobat e tij dhe do të veshë të tjera, dhe do ta çojë hirin jashtë kampit në një vend të pastër.
12 Zjarri mbi altar do të mbahet i ndezur dhe nuk do të lihet të shuhet; prifti do të djegë dru mbi të çdo mëngjes, do të vendosë sipër olokaustin dhe do të tymosë sipër dhjamin e flijimeve të falënderimit.
13 Zjarri duhet të digjet vazhdimisht mbi altarin dhe nuk duhet të shuhet.
Sabemos que todas as cerimônias mosaicas, com suas liturgias e paramentos, eram ricas em simbolismos que remetem ao sacrifício de Cristo Jesus e ao relacionamento dele com a Sua igreja. Eram sombras que prefiguravam a chegada da Luz, por meio de Cristo. A cerimônia do holocausto simbolizava diretamente o sacrifício de Cristo e, por extensão, o sacrifício que cada cristão deve realizar em si mesmo, agora sem derramamento de sangue, uma vez que o sangue de Jesus já nos purificou de todo pecado (1 João 1:7).
Nesse sacrifício, um detalhe importante deve ser destacado: a chama que estava acesa sobre o altar não podia ser apagada. Não era apenas uma ordem, mas um decreto taxativo de Deus. Os sacerdotes deveriam empenhar-se em alimentar o fogo com lenha constantemente, para que a chama estivesse sempre acesa diante do povo e aos olhos do Senhor (Hebreus 12:29).
Essa chama aponta diretamente para a necessidade de mantermos sempre aceso em nós o fogo do Espírito Santo, preservando viva a nossa comunhão com Deus, sem permitir que a frieza, o cerimonialismo ou um culto litúrgico vazio dominem o nosso serviço a Ele. Não podemos descuidar a ponto de deixar que o fogo no altar do nosso coração se apague, tornando o Espírito Santo um intruso em nossa vida (Hebreus 13:10).
Deus lhe abençoe!
“Não é suficiente ter a lenha, não é suficiente ter o altar, não basta ter o sacrifício. Precisamos do fogo! Oh, fogo de Deus, desce novamente sobre nós! Faça-nos arder, Senhor! Inflama-nos totalmente!” (John Wesley)
ORE: Senhor, nós somos os teus altares, e nós somos o sacrifício vivo, santo e agradável a Ti. Acende em nós o fogo do Teu Espírito Santo! Amém.
Fazer o que Deus ordena
Obediência a Deus é essencial. A Lei de Moisés exemplifica essa obediência, culminando na expiação pelo pecado. Jesus Cristo restaura.
O milagre que a fé alcança
12 A nuk ishte vallë kjo për të cilën të flisnim në Egjipt, duke të thënë: "Na lër rehat, kështu do të mund t'u shërbejmë Egjiptasve"? Sepse për ne do të qe më mirë t'u shërbenim Egjiptasve se sa të vdesim në shkretëtirë".
13 Por Moisiu i tha popullit: "Mos kini frikë, qëndroni dhe çlirimi do të vijë nga Zoti, i cili do ta bëjë sot për ju; sepse Egjiptasit që shihni sot, nuk do t'i shihni më kurrë.
14 Zoti do të luftojë për ju, dhe ju do të rrini të qetë".
15 Pastaj Zoti i tha Moisiut: "Pse më bërtet mua? U thuaj bijve të Izraelit të shkojnë përpara.
16 Dhe ti ço lart bastunin tënd, shtrije dorën mbi det dhe ndaje atë, në mënyrë që bijtë e Izraelit të mund të kalojnë në mes të detit në të thatë.
Na iminência de receberem o livramento de Deus, e após testemunharem a Sua ação sobre o Egito com o derramamento das pragas que obrigaram o líder da nação a permitir que partissem, o povo de Deus, ainda com esses milagres frescos na memória, murmurou diante do fato de estar diante de um grande mar. Moisés praticamente teve que mandá-los calar a boca e deixar que Deus lutasse por eles. Na prática, aquele falatório descontrolado demonstrava a falta de fé daquelas pessoas (Judas 1:16).
A resposta de Deus foi surpreendente: “Por que clamas a mim?”. As Escrituras nos conclamam a orar sem cessar e a buscar ao Senhor em todo o tempo; porém, naquele momento específico, Deus praticamente indicou que não era hora de orar, mas de agir: “Dize aos filhos de Israel que marchem”. E, diante da ação ordenada a Moisés, Deus abriu o Mar Vermelho em duas partes, e o povo passou milagrosamente entre duas colossais colunas de água (Êxodo 10:13).
Mas será que era exatamente isso que deveria acontecer? Parece que não. A ordem de Deus a Moisés foi tão taxativa e direta, que o que Ele realmente pretendia, talvez, fosse que o povo continuasse marchando por cima das águas, até chegar à outra margem! Foi isso que Jesus demonstrou séculos depois, quando andou sobre as águas (Mateus 14:25-30).
Portanto, diante das impossibilidades, nunca murmure. Deus pode fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos.
Deus lhe abençoe!
"Nossa incredulidade é a única coisa que impede Deus de nos satisfazer larga e abundantemente com todas as coisas boas." (João Calvino)
ORE: Pai, livra-nos da incredulidade. Ajuda-nos a crer que tu sempre és capaz de fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos. Amém.
Qual a chance disso dar certo?
2 Dhe gruaja u ngjiz dhe lindi një bir; dhe, duke parë që ishte i bukur, e mbajti fshehur tre muaj.
3 Por, kur nuk mundi ta mbante më të fshehur, mori një kanistër prej xunkthi, e leu me bitum dhe katran, vendosi në të fëmijën dhe e la në kallamishtën në bregun e lumit.
4 Motra e fëmijës rrinte në një farë largësie për të mësuar se çfarë do t'i ndodhte.
5 Por vajza e Faraonit zbriti për t'u larë në lumë, ndërsa shërbëtoret e saj shëtisnin buzë lumit. Ajo pa kanistrën në kallamishte dhe dërgoi shërbëtoren e saj ta marrë.
Existem momentos na vida em que as circunstâncias parecem tão extremas que não há solução à vista. Como imaginar que uma criança, nascida em um tempo em que o imperador decretou a morte de todos os meninos da sua faixa etária, pudesse sobreviver? Essa criança, escondida pela mãe, impedida de chorar para não ser descoberta, acabou sendo colocada em um cesto, preso em juncos à beira de um rio conhecido por ser habitado por crocodilos. E, ainda assim, sua história mudou a ponto de ele se tornar o libertador do seu povo (Êxodo 3:10-12).
Se Deus pôde transformar uma situação tão extrema como a de Moisés; se Ele levantou pessoas da morte; e se nada é impossível para o Todo-Poderoso, então certamente Ele pode mudar qualquer situação na vida de qualquer pessoa, por mais desesperadora que pareça. As Escrituras estão repletas de exemplos de grandes livramentos concedidos àqueles que confiaram n’Ele. E Ele continua sendo o Grande Libertador para todos que permanecem firmes em fé (Salmos 125:1).
A história da Igreja também apresenta situações que pareciam sem solução: calúnias, perseguições, prisões, exílios, mortes. Ainda assim, sempre resultaram em vitória para o povo de Deus. Por mais que Deus trace caminhos em meio à tempestade, Ele é o único capaz de acalmar o mar (Naum 1:3).
Deus lhe abençoe!
“Aquele livramento, eu sei, foi Tua mão. Aquela porta fechada, eu sei, foi o Teu ‘não’. Aquela noite que passei chorando, e de manhã eu acordei cantando: em tudo isso, eu sei, de mim estás cuidando.” (Elaine Martins)
ORE: Nosso Deus, dá-nos discernimento para compreender que, mesmo nas situações mais extremas da nossa vida, Tu sempre tens um propósito e sempre haverá uma saída. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.