Devocional de Hoje

Qui
Quinta
16
Out

O milagre que a fé alcança

12 Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13 Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. 14 O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.

15 Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta o teu bordão, estende a mão sobre o mar e divide-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

Na iminência de receberem o livramento de Deus, e após testemunharem a Sua ação sobre o Egito com o derramamento das pragas que obrigaram o líder da nação a permitir que partissem, o povo de Deus, ainda com esses milagres frescos na memória, murmurou diante do fato de estar diante de um grande mar. Moisés praticamente teve que mandá-los calar a boca e deixar que Deus lutasse por eles. Na prática, aquele falatório descontrolado demonstrava a falta de fé daquelas pessoas (Judas 1:16).

A resposta de Deus foi surpreendente: “Por que clamas a mim?”. As Escrituras nos conclamam a orar sem cessar e a buscar ao Senhor em todo o tempo; porém, naquele momento específico, Deus praticamente indicou que não era hora de orar, mas de agir: “Dize aos filhos de Israel que marchem”. E, diante da ação ordenada a Moisés, Deus abriu o Mar Vermelho em duas partes, e o povo passou milagrosamente entre duas colossais colunas de água (Êxodo 10:13).

Mas será que era exatamente isso que deveria acontecer? Parece que não. A ordem de Deus a Moisés foi tão taxativa e direta, que o que Ele realmente pretendia, talvez, fosse que o povo continuasse marchando por cima das águas, até chegar à outra margem! Foi isso que Jesus demonstrou séculos depois, quando andou sobre as águas (Mateus 14:25-30).

Portanto, diante das impossibilidades, nunca murmure. Deus pode fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos.

Deus lhe abençoe! "Nossa incredulidade é a única coisa que impede Deus de nos satisfazer larga e abundantemente com todas as coisas boas." (João Calvino)

ORE: Pai, livra-nos da incredulidade. Ajuda-nos a crer que tu sempre és capaz de fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos. Amém.

Prévia de Amanhã

Mantendo a chama sempre acesa

A chama no altar simboliza a necessidade de manter o fogo do Espírito Santo vivo em nós, evitando frieza e culto vazio.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Qua
Quarta
15
Out

Qual a chance disso dar certo?

2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses. 3 Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio. 4 A irmã do menino ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder. 5 Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou.

Existem momentos na vida em que as circunstâncias parecem tão extremas que não há solução à vista. Como imaginar que uma criança, nascida em um tempo em que o imperador decretou a morte de todos os meninos da sua faixa etária, pudesse sobreviver? Essa criança, escondida pela mãe, impedida de chorar para não ser descoberta, acabou sendo colocada em um cesto, preso em juncos à beira de um rio conhecido por ser habitado por crocodilos. E, ainda assim, sua história mudou a ponto de ele se tornar o libertador do seu povo (Êxodo 3:10-12).

Se Deus pôde transformar uma situação tão extrema como a de Moisés; se Ele levantou pessoas da morte; e se nada é impossível para o Todo-Poderoso, então certamente Ele pode mudar qualquer situação na vida de qualquer pessoa, por mais desesperadora que pareça. As Escrituras estão repletas de exemplos de grandes livramentos concedidos àqueles que confiaram n’Ele. E Ele continua sendo o Grande Libertador para todos que permanecem firmes em fé (Salmos 125:1).

A história da Igreja também apresenta situações que pareciam sem solução: calúnias, perseguições, prisões, exílios, mortes. Ainda assim, sempre resultaram em vitória para o povo de Deus. Por mais que Deus trace caminhos em meio à tempestade, Ele é o único capaz de acalmar o mar (Naum 1:3).

Deus lhe abençoe!

“Aquele livramento, eu sei, foi Tua mão. Aquela porta fechada, eu sei, foi o Teu ‘não’. Aquela noite que passei chorando, e de manhã eu acordei cantando: em tudo isso, eu sei, de mim estás cuidando.” (Elaine Martins)

ORE: Nosso Deus, dá-nos discernimento para compreender que, mesmo nas situações mais extremas da nossa vida, Tu sempre tens um propósito e sempre haverá uma saída. Amém.

Devocional de Anteontem

Ter
Terça
14
Out

Joia rara nas mãos de Deus

38 Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? 39 Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.

De todos os impactos visíveis da ação de Deus no mundo, nenhum é mais notável do que uma pessoa cheia do Espírito Santo! Por toda a Escritura, vemos Deus cooperando com pessoas cheias do seu Espírito para realizar milagres, transformar situações, salvar reinos e mudar vidas. Para ser parceiro de Deus em seus propósitos, é imprescindível que busquemos, em oração, ser cheios do seu Espírito (Efésios 5:18).

O Egito era uma poderosa nação. No entanto, ao testemunhar a sabedoria de José, Faraó precisou admitir que não encontraria outra pessoa ao seu redor tão cheia do Espírito de Deus quanto ele. O Espírito Santo mudou a história de José, e José, por sua vez, transformou a história do Egito e da família de Jacó. Imagine se José não tivesse recebido de Deus a sabedoria para discernir o indiscernível, como Jesus também fez (Isaías 11:2).

A história de José deve nos inspirar. Naquela época, o Espírito Santo ainda não era plenamente compreendido, e a humanidade, mesmo a descendência de Abraão, tinha uma relação distante com Deus. Na verdade, Deus ainda não era plenamente conhecido por eles, embora já os amasse e os buscasse em meio à ignorância que os dominava (Êxodo 6:3).

Hoje, temos o privilégio de receber o Espírito Santo derramado “sobre toda a carne”. Desde o dia de Pentecostes, geração após geração, a humanidade tem experimentado o cumprimento da profecia de Joel, que anunciou que todos seríamos cheios do Espírito Santo (Joel 2:28; Atos 2:16,17).

Assim como José foi reconhecido como uma joia rara, todos nós podemos hoje ser cheios desse mesmo Espírito. Busquemos isso com fé e dedicação, pois é em Deus que encontramos plenitude!

Deus lhe abençoe!

"O Espírito Santo gosta de preparar as circunstâncias da vida dos homens de forma que eles sejam atraídos para a esfera da influência de Deus." (Maurice Arthur Ponsonby Wood)

ORE: Pai, faça-nos reconhecidos como pessoas cheias do teu Espírito Santo. Enche-nos, para que frutifiquemos para Ti! Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.