Novas criaturas em Cristo Jesus
14 Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. 15 E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo. 17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
O amor de Cristo é sobrenatural. Ele morreu por nós e fez com que morrêssemos com Ele. Mas a nossa morte em Cristo nos conduziu à vida eterna, livre da velha natureza. A partir de morrermos com Ele, recebemos nova vida, e então não vivemos mais nós, mas Cristo que vive em nós (Gálatas 2:20).
Como seres espirituais, nosso relacionamento deve estar pautado em alianças com Deus, livres de pecados como adultério, fornicação, impureza, idolatria, feitiçaria, inimizades, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices e coisas semelhantes. Nossos maus costumes devem ser abandonados junto com a velha criatura, que não tem parte com Cristo, porque nasceu fadada à condenação (Romanos 3:23).
O corpo, nosso tabernáculo terreno, ainda habitado neste mundo, deve ser domado, mortificando os instintos para que seus desejos e impulsos pecaminosos sejam submetidos a Cristo, que exerce sobre eles controle pelo Espírito Santo que habita em nós (Romanos 8:11-17).
É um mistério profundo, que somente pela instrução do Espírito Santo podemos compreender: habitamos o velho corpo, mas já somos novas criaturas. Lembramos das coisas velhas, mas agora tudo se fez novo em nós (Isaías 43:19).
Deus lhe abençoe!
O projeto de Jesus ao nosso respeito não prevê a reforma de uma velha casa à beira do desabamento, construída sobre um monte de areia. Ele prevê a derrubada dessa casa e a construção de outra, nova, em lugar firme, sobre a Rocha inabalável (Aureliano Jr.).
ORE: Senhor Deus, sabemos que somos novas criaturas pela fé. Ensina-nos a viver de acordo com essa nova e eterna realidade. Amém.
Purificados e dignos das promessas de Deus
Viver as promessas de Deus requer gratidão e santificação, reconhecendo sua bondade e o sacrifício de Cristo por nossa salvação.
Prestação de contas
10 Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.
11 E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça. 12 Não nos recomendamos novamente a vós outros; pelo contrário, damo-vos ensejo de vos gloriardes por nossa causa, para que tenhais o que responder aos que se gloriam na aparência e não no coração.
A condição à qual a graça de Deus nos submeteu é a de filiação a Ele. Somos seus filhos, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo. E como filhos, devemos respeito e satisfação ao nosso Pai. Não fomos libertos por Deus para viver à revelia Dele, segundo o curso da nossa vontade. A nossa filiação implica a responsabilidade de vivermos segundo a vontade de Deus, fazendo o que Lhe agrada e buscando praticar o que Lhe apraz (Salmos 143:10).
Assim como um pai, por amor, acompanha com zelo e cuidado todas as áreas da vida do seu filho, Deus igualmente está com os Seus olhos oniscientes sobre nós, sempre nos orientando, por meio do Espírito Santo, a viver em santidade e pureza. Quando Ele entende ser necessária a correção, nos admoesta sem reservas, porque nos ama. Todo pai que de fato ama o seu filho o corrige quando necessário, para que ele seja bem-sucedido em todas as coisas (Provérbios 13:24).
Sabemos, pela Palavra de Deus, que haveremos de comparecer perante o Tribunal de Cristo, o “bema”, lugar elevado. Este tribunal não é de condenação, mas de reconhecimento das obras que fizermos para Deus, associado aos galardões que Jesus nos prometeu. Devemos nos esforçar para que, quando chegarmos perante Cristo, possamos apresentar as nossas obras como motivo de glorificação a Deus (1 Coríntios 10:31).
Deus lhe abençoe!
"Nós barateamos o evangelho quando o retratamos apenas como algo que nos liberta da tristeza, do medo, da culpa e de outras necessidades pessoais, ao invés de apresentá-lo como uma força que nos liberta da ira vindoura" (John Stott).
ORE: Deus, pedimos que nos santifique e nos corrija, para que, quando formos chamados à prestação de contas, sejamos havidos por dignos de aprovação. Amém.
Andar por fé, e não por vista
6 Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor; 7 visto que andamos por fé e não pelo que vemos. 8 Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo deixar o corpo e habitar com o Senhor. 9 É por isso que também nos esforçamos, quer presentes, quer ausentes, para lhe sermos agradáveis.
Andar por fé é o mais maravilhoso projeto de vida que podemos ter. Vivemos o milagre diário, em que, pelos olhos espirituais, conseguimos enxergar Deus trabalhando por nós em todas as coisas e sob quaisquer circunstâncias. A fé não nos permite ser reféns da ansiedade; não vivemos ansiosos por coisa alguma. Ainda que em alguns momentos a preocupação nos assalte, não somos dominados pelo desespero, porque sabemos que Deus tem cuidado de nós (1 Pedro 5:7).
Andar por vista, isto é, depositar a confiança nas coisas visíveis, não é uma opção inteligente para quem anda por fé, pois as coisas visíveis são transitórias e indignas de nossa confiança. O mundo físico não oferece segurança de vitória contra a morte. Por isso, todos que estribam sua esperança nas coisas visíveis vivem dominados pela ansiedade e pelo medo, porque intimamente sabem que nada neste mundo dura para sempre (1 João 2:17).
É isso que alimenta nosso ânimo: nós, que vivemos por fé, não estamos fundamentando nossa segurança em coisas perecíveis. Nossa segurança está alicerçada em coisas eternas, que jamais perecerão. Nossa vida é eterna, nossa fé é eterna e nossa confiança é eterna. Por que temeríamos a morte física, se já aguardamos a vida eterna? Por que creríamos em recursos perecíveis, se nossa fé aponta para a eternidade? Por que confiar nas ilusões do mundo corrompido, se nossa confiança está no Deus eterno (Salmos 31:14)?
Por isso, andamos por fé e não por vista. Já vivemos, pela fé, na dimensão eterna. Ainda que estejamos na terra, já estamos assentados em lugares celestiais.
Deus lhe abençoe!
"A fé aumenta pela oração, é fortalecida pelo estudo da Palavra e cumpre-se quando submetemo-nos diariamente ao Senhor Jesus" (Charles Stern).
ORE: Pai Amado, abra os nossos olhos espirituais, para que possamos enxergar o caminho que, pela fé, temos que trilhar, para que em tudo te agrademos. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.