Devocional de Hoje

Sáb
Sábado
16
Ago

Jesus, a Nossa Paz

13 Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, pelo sangue de Cristo chegastes perto. 14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derribando a parede de separação que estava no meio, 15 na sua carne, desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, 16 e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.

A distância entre nós e Deus, provocada por nosso estado pecaminoso, foi definitivamente desfeita pelo sacrifício de Cristo Jesus. O conflito que mantínhamos contra Deus, alimentado por nossa desobediência, foi pacificado por Cristo. A separação causada por nossa soberba iniquidade foi eliminada. A parede espiritual que nos separava da vida com Deus foi derrubada pelo sacrifício ao qual Cristo Jesus Se submeteu em Sua carne, em nosso lugar (Mateus 27:51).

Éramos inimigos de Deus. Mas, agora, como Abraão, somos chamados Seus amigos! A boa Lei de Deus, que não teve êxito em transformar o homem por causa da dureza do próprio homem, foi aperfeiçoada em Cristo Jesus (Mateus 5:17).

Hoje temos paz com Deus. O que Cristo realizou na cruz foi derrubar a barreira de separação, formando um só corpo, não de carne e sangue, mas espiritual. Nele, não há distinção de raça, cor, etnia, sexo, nível social ou qualquer outro marcador humano. Todos os que pertencem a Cristo são um só corpo n’Ele (Efésios 4:1,10-13,2-9).

Estar em paz com o Deus de quem estávamos separados, por causa de nossos pecados, é a grande maravilha da cruz. Não somos apenas servos: somos amigos de Deus. E mais do que isso: somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que havemos de ser. Porque, se somos filhos, temos a mesma natureza de Cristo Jesus pela fé. E, sendo assim, somos também herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo.

Deus lhe abençoe!

“A paz é o estado de plena quietude da alma diante dos desafios da existência. Essa paz se chama Jesus, o Cristo.” — Aureliano Jr.

ORE: Deus de Paz, por meio de Cristo Jesus Tu estabeleceste a paz conosco. Dá-nos dessa paz para repartirmos com os nossos irmãos. Amém.

Prévia de Amanhã

Jesus, o primeiro Evangelista

Jesus foi o primeiro evangelista, anunciando a reconciliação entre Deus e a humanidade por todos os povos pelo sacrifício na cruz.
**
Dias
**
Horas
**
Minutos
**
Segundos

Devocional de Ontem

Sex
Sexta
15
Ago

Feitos por Deus, em Cristo Jesus

10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.

11 Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; 12 que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.

O clímax da obra de Deus em nós, Seus filhos, é que, quando fomos resgatados por Ele, por meio de Cristo Jesus, éramos apenas um amontoado de pó sem valor, sem serventia, mortos em nossos delitos e pecados. Não havia quem nos quisesse. Estávamos condenados. O inferno nos desejava apenas como troféus, nada mais.

Todavia, o Céu nos esperava. O sacrifício de Jesus na cruz produziu um efeito eterno nas moradas celestiais: elas precisaram ser expandidas! Um número incontável de habitações teve de ser preparado, pois multidões seriam salvas. E Jesus, ao concluir Sua obra redentora, subiu aos céus para preparar essas moradas destinadas ao pó imprestável que, por Ele, foi transformado em nova criatura, para a glória de Deus Pai (2 Coríntios 5:17).

Não fomos refeitos. Fomos feitos por Deus. A única coisa que Ele aproveitou da velha criatura foi o pó contaminado pelo pecado, redimido, porém, pelo sangue de Jesus. A partir daí, tudo se fez novo. As coisas velhas passaram. E uma nova perspectiva, eterna, gloriosa e repleta de possibilidades espirituais, foi revelada a nós (Isaías 43:18,19).

Esse pó antigo agora é filho de Deus. Tem o nome escrito no Livro da Vida, e morada reservada nos céus. Esse pó, antes sem forma e sem esperança, foi edificado como habitação do Espírito Santo, que nos enche de poder para realizarmos proezas em nome do Senhor Jesus Cristo. Aleluia!

Deus lhe abençoe!

“Deus transformou o pó em homens; o pecado transformou homens em pó. Jesus resgatou o pó e o transformou em novas criaturas.” — Aureliano Jr.

ORE: Deus Bondoso, Te adoramos pela obra que, por meio de Cristo Jesus, realizaste em nós — transformando seres caídos em novas criaturas. Amém.

Devocional de Anteontem

Qui
Quinta
14
Ago

Salvos pela Graça

8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

Conta-se a história de um homem que ganhou, como prêmio, uma viagem em um cruzeiro marítimo. Ao saber da novidade, ele se alegrou imensamente e se preparou para o embarque: pegou suas malas velhas, encheu-as com roupas usadas e, por ter poucos recursos, comprou apenas alguns biscoitos para se alimentar, presumindo que a comida no navio seria muito cara. Para ele, não importava estar vestido com andrajos ou sentir um pouco de fome; aquela era uma oportunidade que ele não poderia perder!

Feliz, ele embarcou junto com os demais passageiros. Contudo, durante a viagem, a tripulação percebeu que ele nunca frequentava o restaurante, não vestia boas roupas e não participava dos eventos do cruzeiro. Preocupado, o comandante se aproximou e perguntou o motivo daquilo. O homem respondeu:

“Eu ganhei essa passagem, mas não tenho condições de arcar com as despesas adicionais.”

Surpreso com sua ignorância, o comandante lhe informou:

“Senhor, o seu bilhete cobre tudo! Sua alimentação está paga; suas roupas novas estão disponíveis no armário do seu camarote, que, inclusive, ainda está trancado. Até os momentos de lazer e alegria estão inclusos. Tudo é de graça!”

Essa ilustração reflete o que muitos filhos de Deus vivem: não percebem que o que receberam d’Ele é um pacote completo. Somos bem-aventurados, pois temos a vida eterna garantida pelo sacrifício de Cristo e temos também uma vida abundante nesta terra, para cumprir a missão com alegria e produtividade (Mateus 5:1,10-12,2-9).

Nada do que fazemos contribui para nossa salvação, pois ela vem exclusivamente da graça de Deus. No entanto, há muito a fazer como expressão de gratidão ao nosso Salvador. Devemos ser fiéis a Deus, obedientes à Sua Palavra; devemos viver com santidade e justiça, conduzindo nossa vida pela fé como resposta amorosa à graça que nos alcançou (1 Tessalonicenses 5:18).

Deus lhe abençoe!

“A graça transforma leões em cordeiros, lobos em ovelhas, monstros em homens e homens em anjos.” — Thomas Brooks

ORE: Deus Glorioso, que nos salvou pela graça por meio do sacrifício de Cristo Jesus, enche-nos dessa superabundante graça, para que vivamos uma vida digna da Tua santidade. Amém.


O que é um Devocional Diário?

Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.

O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.

Como fazer o seu Devocional Diário?

Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:

  • Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
  • Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
  • Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
  • Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
  • Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.

Importância do compromisso com a Palavra de Deus

Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.

Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.