Levando a nossa carga e a do nosso irmão
2 Birbirinizin yükünü taşıyın, böylece Mesihin Yasasını yerine getirirsiniz.
3 Kişi bir hiçken kendini bir şey sanıyorsa, kendini aldatmış olur.
4 Herkes kendi yaptıklarını denetlesin. O zaman başkasının yaptıklarıyla değil, yalnız kendi yaptıklarıyla övünebilir.
5 Herkes kendine düşen yükü taşımalı.
Esse ensino de Paulo é bastante emblemático. À primeira vista, ele parece conter uma contradição ao dizer que devemos levar as cargas uns dos outros, mas que cada um levará a sua própria carga. Como explicar isso?
Na verdade, Paulo estabelece uma correlação entre dever e responsabilidade. Ele demonstra que o exercício do amor cristão deve nos impelir a socorrer o irmão em sua fraqueza e nas dificuldades da jornada desta vida. Isso é fundamental para cumprirmos o novo mandamento que Jesus nos deixou: amar ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39). Esse é o nosso dever.
Por outro lado, não podemos nos desincumbir da nossa própria carga, isto é, não podemos deixar de cumprir a nossa missão sob o argumento de estarmos ocupados com a carga do nosso irmão. Aliás, levar a carga do nosso irmão faz parte da nossa missão e, portanto, ao fazer isso, estamos também levando a nossa própria carga. Essa é a nossa responsabilidade (Lucas 6:29)!
É maravilhoso como a Palavra de Deus entrelaça a nossa vida com a do nosso irmão! Deus nos ordena a prática do amor fraternal como uma verdadeira questão de sobrevivência espiritual — e de fato é! Se não amarmos o nosso irmão a ponto de nos disponibilizarmos para levar suas cargas, não estaremos cumprindo o novo mandamento de Cristo Jesus. E, se não o cumprimos, como poderemos dizer que somos seus seguidores? E, se não somos seus seguidores, como compareceremos diante de Deus como seus filhos? (2 Coríntios 5:10)
Devemos estar dispostos a ser úteis uns aos outros. Só assim agradaremos a Deus!
Deus lhe abençoe!
"Somos como os bois que puxam o arado: temos a nossa carga para levar; mas não conseguiremos, se deixarmos que o nosso irmão carregue a sua carga sozinho." — Aureliano Jr.
ORE: Senhor Deus, temos as nossas próprias cargas para carregar. Mas pedimos a Ti que nos fortaleça, para que também possamos levar as cargas do nosso irmão. Amém.
O exercício da misericórdia
1 Kardeşler, eğer biri suç işlerken yakalanırsa, ruhsal olan sizler, böyle birini yumuşak ruhla yola getirin. Siz de ayartılmamak için kendinizi kollayın.
Se de fato servimos ao Deus que é infinito em misericórdia, é indispensável que sejamos também misericordiosos. Aliás, uma das célebres bem-aventuranças proferidas por Jesus no seu discurso do monte preconiza que os misericordiosos alcançarão misericórdia. E, se a misericórdia de Deus é sobrenatural, é inegável que a misericórdia que Ele exige de nós não é o simples ato de se apiedar de quem está em estado de miséria, mas de se envolver espiritualmente em sua recuperação (Romanos 12:15).
A misericórdia, segundo o padrão divino, é uma virtude espiritual que só pode ser exercida por seres espirituais. E nós nos tornamos seres espirituais a partir da ação do Espírito Santo em nós. Apesar de ainda habitarmos em um tabernáculo corruptível, uma nova criatura, o homem interior, se formou em nós. E, a partir disso, podemos ser misericordiosos segundo o padrão de Deus (Lucas 6:36).
O exercício da misericórdia depende diretamente do fruto do Espírito para ser praticado. Não há como ser misericordioso sem amor; a misericórdia deve ser exercida com alegria; deve haver paz com quem é ajudado; é preciso ser longânimo, benigno e bom; é necessário ter fé de que a misericórdia renderá frutos; deve haver mansidão e temperança no trato com quem está em estado de miséria (Gálatas 5:22).
Percebe-se claramente que a misericórdia é uma ação sobrenatural na vida de seres sobrenaturais, posto que espirituais. Nada pode nos assemelhar mais ao caráter de Cristo Jesus do que o exercício da misericórdia com pessoas que, muitas vezes, foram nossas ofensoras, oferecendo a elas a mão para levantá-las e o ombro para ampará-las.
No exercício da misericórdia, devemos olhar para nós mesmos, lembrando que, um dia, também fomos alvo dela e que, sempre que pecamos, novamente a misericórdia de Deus se levanta por nós.
Deus lhe abençoe!
"Se no final de uma misericórdia não estivesse o começo de outra, estaríamos perdidos." - Philip Henry
ORE: Pai, pelo teu Espírito, tu nos tornaste seres espirituais. Ensina-nos a tratar com misericórdia aquele que dela precisa. Amém.
Viver no Espírito
24 Mesih İsaya ait olanlar, benliği, tutku ve arzularıyla birlikte çarmıha germişlerdir.
25 Ruh sayesinde yaşıyorsak, Ruhun izinde yürüyelim.
Devemos atentar para um princípio inalienável da vida cristã: andar no Espírito é a consequência natural de se viver no Espírito. Quem de fato teve a vida transformada por Cristo Jesus já foi crucificado com Ele pela fé. Seus ímpetos carnais estão agora sob o controle de Cristo, por meio da intervenção direta do Espírito Santo em sua vida (Tito 2:11,12).
A vida no Espírito é marcada por uma profusão de virtudes que acompanham a caminhada cristã. É disso que se trata andar no Espírito: ter um comportamento condizente com a habitação do Espírito Santo em nós. Assim, não é possível viver no Espírito, isto é, ter uma vida guiada pela ação do Espírito Santo, sem andar no Espírito, ou seja, sem demonstrar no caráter e na conduta as virtudes produzidas por essa vida no Espírito (Mateus 5:13,14).
Viver no Espírito não significa ter uma vida transcendentalizada, constantemente marcada por experiências sobrenaturais ou milagrosas. Da mesma forma, andar no Espírito não implica necessariamente em sensações, reações ou arroubos emocionais. Tudo isso pode, sim, acontecer, pois somos seres racionais, mas também emocionais. E, convenhamos, viver em comunhão com Deus não é algo que passe despercebido ou que não cause impactos profundos em nossa vida (Atos 9:3-7).
Entretanto, não é disso que se trata, essencialmente, a vida no Espírito ou o andar no Espírito. Se uma pessoa vive buscando experiências espirituais sobrenaturais, mas não demonstra em sua vida a poderosa ação transformadora do Espírito Santo, é certo que ela ainda não vive no Espírito. E, se não vive no Espírito, certamente também não anda no Espírito (Tiago 1:23,24).
Se quisermos ter comunhão com Deus, vivamos no Espírito, para que andemos no Espírito!
Deus lhe abençoe!
“Viver no Espírito não deve ser encarado como um estilo de vida ou uma opção mais intensa de comunhão com Deus. Viver no Espírito é questão de sobrevivência espiritual. Ou vivemos no Espírito, ou estamos separados d’Ele.”
— Aureliano Jr.
ORE: Senhor, queremos viver no Espírito, produzindo frutos de vida eterna. Amém.
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.