Preservando o Primeiro Amor
15 Bunun için, Rab İsaya iman ettiğinizi ve bütün kutsalları sevdiğinizi duyduğumdan beri ben de sizin için sürekli şükrediyor, sizi dualarımda hep anıyorum.
17 Rabbimiz İsa Mesihin Tanrısı, yüce Baba, kendisini tanımanız için size bilgelik ve vahiy ruhunu versin diye dua ediyorum.
A epístola de Paulo aos Efésios, uma das cartas que ele escreveu na prisão, poderia ser facilmente chamada de Epístola do Amor ou Epístola da Unidade. Nela, Paulo tece elogios à fé dos cristãos efésios e ao amor que demonstravam para com os santos. Esse amor cresceu de tal forma que promoveu uma unidade profunda no corpo de Cristo naquela comunidade, inspirando Paulo a encorajá-los na busca da unidade da fé, do pleno conhecimento do Filho de Deus, até que alcançassem a condição de Homem Perfeito, a medida da estatura completa de Cristo (Efésios 4:13).
Nenhuma igreja à qual Paulo escreveu recebeu palavras tão elevadas sobre o relacionamento com Cristo e com os irmãos. O amor manifestado entre os efésios não era meramente humano; era sobrenatural, gerado pelo próprio Deus (1 João 4:19)!
Todavia, assim como Deus nos dá todas as condições para colher frutos, o sol, a água e a terra rica em nutrientes, cabe a nós cultivar e manter viva e produtiva a planta que nos alimenta. Do mesmo modo, o amor sobrenatural que Deus concedeu aos efésios dependia do cultivo deles, mantendo-o vivo e sempre pronto a alimentar a fé uns dos outros. O que se viu no futuro, no entanto, foi que eles se esmeraram no zelo, mas se esqueceram de cultivar o amor não fingido. Por isso, ele foi deixado de lado, resultando em repreensão (Apocalipse 2:4).
Não podemos descuidar do maior bem que recebemos de Deus para preservar a unidade do corpo de Cristo. Amemo-nos uns aos outros, como Cristo nos amou, e assim permaneceremos no primeiro amor (1 Coríntios 13:1,10-13,2-9)!
Deus lhe abençoe!
“Para voltar ao primeiro amor não há método ou técnica; não há tratamento ou terapia. Apenas nos arrependamos e voltemos para Ele.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus de amor, livra-nos de sermos absorvidos por um zelo tão excessivo, a ponto de esquecermos do Teu primeiro amor. Amém.
Iluminados
Cristo nos ilumina além da inteligência humana, refletindo a luz divina ao mundo para guiar pecadores à salvação.
Somos herdeiros, somos herança!
11 Her şeyi kendi isteği doğrultusunda düzenleyen Tanrının amacı uyarınca önceden belirlenip Mesihte seçildik.
12 Öyle ki, Mesihe ilk umut bağlayan bizler, Onun yüceliğinin övülmesi için yaşayalım.
13 Gerçeğin bildirisini, kurtuluşunuzun Müjdesini duyup Ona iman ettiğinizde, siz de vaat edilen Kutsal Ruhla Onda mühürlendiniz.
14 Ruh, Tanrının yüceliğinin övülmesi için Tanrıya ait olanların kurtuluşuna dek mirasımızın güvencesidir.
O sacrifício de Cristo Jesus nos tornou propriedade peculiar de Deus. Fomos agregados ao patrimônio eterno do Senhor, de modo que já somos feitos sua herança eterna. Isso significa que, a partir do momento em que nascemos de novo, nosso destino está selado para a vida eterna, a qual herdaremos por meio de Cristo Jesus (Êxodo 19:5).
Essa realidade espiritual nos coloca em uma condição sui generis: somos, ao mesmo tempo, herdeiros e herança. Como filhos de Deus, herdamos todas as suas bênçãos espirituais em Cristo, nos lugares celestiais; e, como propriedade peculiar de Deus, somos sua herança, a qual Ele generosamente transmitiu ao seu Filho Jesus, para que, conosco, Ele formasse a sua Igreja, o seu corpo (1 Coríntios 12:27).
Isso é um mistério profundo e insondável, que, por mais que reflitamos, ainda não conseguimos compreender plenamente. Por essa razão, muitas discussões, e até discordâncias, surgem entre os filhos de Deus ao tentar entender a grandiosidade desse mistério. Entretanto, a nós, seus filhos, basta saber que Ele nos salvou, nos remiu, nos transformou, nos recriou (somos novas criaturas) e nos destinou, a partir de Cristo Jesus, a sermos sua herança. Fomos inseridos em seu eterno patrimônio e, ao mesmo tempo, feitos herdeiros, participantes das riquezas desse patrimônio. Ao nosso Deus, rendamos, portanto, toda glória e toda honra (Romanos 11:33-36)!
Deus lhe abençoe!
“A maior evidência da grandeza da obra de Cristo em nosso favor é a impossibilidade de se poder calcular o tamanho da nossa herança, porque é eterna.”
— Aureliano Jr.
ORE: Deus de toda graça, capacita-nos a viver de forma condizente com a grandiosa obra que efetuaste em nosso favor, por meio de Cristo Jesus. Amém.
A loucura da pregação
18 Çarmıhla ilgili bildiri mahva gidenler için saçmalık, biz kurtulmakta olanlar içinse Tanrı gücüdür.
19 Nitekim şöyle yazılmıştır: ‹‹Bilgelerin bilgeliğini yok edeceğim, Akıllıların aklını boşa çıkaracağım.››
20 Hani nerede bilge kişi? Din bilgini nerede? Nerede bu çağın hünerli tartışmacısı? Tanrı dünya bilgeliğinin saçma olduğunu göstermedi mi?
21 Mademki dünya Tanrının bilgeliği uyarınca Tanrıyı kendi bilgeliğiyle tanımadı, Tanrı iman edenleri saçma sayılan bildiriyle kurtarmaya razı oldu.
Esse trecho da carta de Paulo aos Coríntios nos traz um intrigante questionamento: seria Deus contrário à sensata sabedoria? Ou seria oposto à prudente inteligência? Estaria Deus, por natureza, avesso aos institutos organizacionais da fé? Desejaria Deus uma igreja sem estrutura, sem ordem ou sem sábia organização?
Por óbvio, todas as respostas são negativas! Deus ama a sabedoria (Provérbios 8); Ele mesmo pôs ordem na Sua criação (Gênesis 1) e estabeleceu um sistema de culto organizado e cuidadosamente ordenado para Si mesmo (leia Êxodo e Levítico). Não obstante, homens sábios foram levantados por Ele, como Salomão e Daniel, demonstrando o Seu profundo apreço pela sabedoria e pela inteligência (Provérbios 9:10).
Deus ama a sabedoria, aprecia a inteligência e considera o esforço feito pela igreja para oferecer-Lhe um culto racional, organizado e edificante, com palavras de sabedoria e louvores de qualidade. Mas, ao mesmo tempo, Ele rejeita todo esforço baseado na vaidade humana e no interesse, mesmo que disfarçado, de autopromoção.
O culto a Deus deve ser um sacrifício vivo, santo e agradável — não a nós, mas a Ele. O culto que oferecemos só deve ter um alvo: a Glória de Deus. E a beleza que Deus mais aprecia não é a erudição das palavras ou a qualidade da música, mas a singeleza de um coração contrito, unido a outros corações quebrantados, sedentos de Deus, famintos da Sua Palavra.
Deixe que te chamem de louco! Deixe que Deus te faça sábio!
Deus lhe abençoe!
“O mundo enlouquece a si mesmo com festas, drogas, licenciosidade e perversão. Nós enlouquecemos a pregação com a Sabedoria de Deus.” (Aureliano Jr.)
O que é um Devocional Diário?
Um Devocional Diário é um momento especial dedicado à comunhão com Deus. É uma parte do seu dia-a-dia que você investe para ter novas e surpreendentes descobertas e seguir um caminho de desenvolvimento espiritual.
O Devocional envolve a leitura de um versículo da Bíblia, uma meditação sobre o texto em questão, reflexão sobre os ensinamentos e uma oração final.
Como fazer o seu Devocional Diário?
Listamos abaixo 5 dicas para você aproveitar da melhor maneira a leitura bíblica e a meditação diária:
- Reserve um momento do dia e um local especial para isso: Escolha um horário e um lugar tranquilos para evitar distrações e focar no seu tempo com Deus. Faz diferença.
- Leia o versículo ou trecho bíblico com foco e atenção: Comprometa-se com a leitura diária da Palavra de Deus, prestando atenção aos detalhes e significados.
- Leia a meditação diária: Reflita sobre os comentários trazidos pelo Devocional e desenvolva o seu próprio entendimento do propósito de Deus para a sua vida com aquela mensagem.
- Extrapole os pensamentos e aja! A aplicação prática do que você descobriu torna o processo ainda mais engrandecedor e gera um maravilhoso sentimento de realização.
- Divida o seu aprendizado com os outros: compartilhe com pessoas próximas e com quem você gosta o que o Senhor tem lhe presenteado através dos Devocionais.
Importância do compromisso com a Palavra de Deus
Um Devocional Diário é uma prática valiosa que pode transformar sua vida espiritual. Ao seguir essas dicas e manter um compromisso diário com a leitura e reflexão bíblica, você fortalecerá sua fé e se aproximará mais de Deus.
Mas lembre-se de que estar engajado com a Palavra de Deus é essencial para o crescimento espiritual e para desenvolver uma relação mais próxima com Ele.